segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Classicos Portugueses contados às crianças


O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura numa iniciativa que procura estimular os hábitos de leitura e de escrita nos alunos do 2º ciclo. "Quem conta um conto acrescenta um ponto" é o nome do concurso que arrancará já em Novembro. O objectivo é desafiar os alunos das turmas do 2º ciclo a escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS DA LITERATURA PORTUGUESA CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada com o semanário SOL em 2008. Na biblioteca encontram-se já as 2 séries da colecção oferecidas pelo semanário Sol:

1ª série:
- Os Maias, Amor de Perdição, Frei Luis de Sousa, O Banqueiro Anarquista, A Queda de um Anjo, A Cidade e as Serras, Sermão de Santo António aos Peixes, Viagens na Minha Terra, A Morgadinha dos Canviais, A Relíquia e Os Fidalgos da Casa Mourisca.

2ª série:
As Pupilas do Senhor Reitor, O Bobo, A Mensagem, Auto da Índia, Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o Achamento do Brasil, O Mandarim, Uma Família Inglesa, O Primo Basílio, Auto de Mofina Mendes, O Crime do Padre Amaro, A Brasileira de Prazins e A Ilustre Casa de Ramires

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Concurso Entre Palavras




Este concurso, promovido pelo Jornal de Notícias, é bastante interessante.
Procura mais informações e participa! Vale a pena!
Inscreve-te na Biblioteca ACO e aguarda novidades!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Convite!


As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mangualde, convidam-no a assitir à apresentação do livro "Reis, Rainhas e Pães Saloios" , de Emília Vieira Teles.

A sessão terá lugar na Biblioteca da ESFA, na próxima 5ª feira, pelas 16 horas.

sábado, 20 de novembro de 2010

António Mota em Mangualde!


Integrado no programa de comemorações do aniversário da Biblioteca Municipal de Mangualde, na próxima 3ª feira, receberemos o escritor António Mota, que realizará várias sessões para os alunos do 3º, 4º e 5º anos.

No dia anterior (2ª feira), contaremos também com José Cruchinho que realizará sessões de animação de histórias direccionadas para os alunos do 1º e 2º anos.


Ainda na 2ª feira, às 21 horas, apresentação na Biblioteca Municipal do espectáculo "Ode" - Música e Poesia. A entrada é livre.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Concurso Grande C - Divulgação!






O Grande © é um projecto promovido pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada, dirigido às escolas do Ensino Secundário e 3º Ciclo. Este projecto tem como principal objectivo a educação, sensibilização e literacia do público mais jovem no que respeita ao Direito de Autor e aos Direitos Conexos.
Pretende mobilizar os jovens através das suas escolas em torno de um tema que lhes diz directamente respeito – a protecção da propriedade intelectual – promovendo mudanças de comportamento no que se refere a esta temática.A abordagem destes temas é feita através de um concurso de criatividade, que lança aos jovens o desafio de criarem uma obra. Pretende incutir o valor da criatividade e da obra original, que é a base e o fundamento do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Os jovens criadores terão assim oportunidade de desenvolver obras originais (inéditas), individualmente ou em grupo (podendo contar com a participação de um ou mais professores) em diferentes áreas de criação, tendo por base a importância do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Lê mais em:
Modalidades: Vídeo; fotografia; música; média; escrita criativa; design e letra.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Este Mês nas Bibliotecas...

Em Novembro, assinalaremos o Dia Mundial da Tolerância e o Dia Internacional da Filosofia, com actividades que atempadamente aqui divulgaremos.

É também neste mês que se comemora o aniversário da Biblioteca Municipal de Mangualde e contaremos por isso, com a presença de José Cruchinho, no dia 22, que dinamizará sessões de animação de leitura destinadas aos alunos do 1º ano. No dia seguinte, teremos a presença do escritor António Mota, autor, entre outras, da obra "Pedro Alecrim", livro de leitura obrigatória para o 5º ano. Por isso, todos os alunos deste ano de escolaridade terão a oportunidade de contactar "ao vivo" com o escritor, nas sessões que agendámos. Também os alunos do 3º e 4º anos das Carvalhas e do Ex-Colégio terão sessões com o escritor.
Ainda no dia 22, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal decorrerá o espectáculo Ode - música e poesia pelo Grupo de Teatro "Gaveta".

No dia 25, na biblioteca da Esfa, assistiremos ao lançamento do livro "Reis, Rainhas e Pães Saloios" da professora Emília Teles, evento para o qual convidamos desde já, toda a comunidade escolar.

Bom mês... boas leituras!