quarta-feira, 30 de maio de 2012

Concurso "Quem é Quem"

Estes foram os escritores que selecionámos para o Concurso "Quem é Quem", realizado no âmbito da comemoração do Dia do Autor Português. Os alunos vencedores foram os seguintes: - 1º Ciclo - Carolina Almeida do 2º A; Joana Aguiar do 2º A; Leandro Pina do 2º A. - 3º Ciclo - Daniela Pinheiro do 7º E; Eduardo Abrantes do 8º E; José Campos do 8º E. Os prémios serão entregues nos próximos dias 6 de junho (para o 3º Ciclo) e 11 de junho (para o 1º Ciclo).Parabéns a todos os concorrentes!

Exposição "O Texto e a Imagem"

"O Texto e a Imagem" - exposição de trabalhos dos alunos realizados nas disciplinas de Educação Visual e Língua Portuguesa na Biblioteca Escolar. A coordenação deste projeto é da responsabilidade das professoras Dulce Paixão e Elisabete Cruz.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dia do Autor Português

A biblioteca escolar decidiu comemorar o Dia do Autor Português promovendo o concurso "Quem é Quem", que consiste em fornecer algumas pistas para que possas descobrir de que autor se trata.
Dirige-te à biblioteca e participa!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Teatro "A Princesa e o Sal" de Teófilo Braga

Este teatro resultou de uma parceria realizada entre a Biblioteca da ACO, a professora Céu Amaral de Língua Portuguesa e a turma do 7º A. A iniciativa foi acarinhada por todos e resultou lindamente. Parabéns ao 7º A!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como Desenvolver a Vontade de Escrever

No próximo dia 16 de maio,na sala 4 A, das 15h30 às 17h, terás oportunidade de participar numa ativividade que te ajudará a teres mais vontade de escrever. Será dinamizada pela professora de Oficina de Teatro, Rita Almeida. Inscreve-te na biblioteca desta escola.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Este mês nas bibliotecas...

Maio apresenta-se como um mês recheado de atividades.
Logo a marcar o início do mês,  aconteceu na ESFA, a 1ª sessão de seleção de Mangualde doPEJ - Parlamento Europeu de Jovens, que envolveu meia centena de alunos do ensino secundário, os quais irão, na próxima 4ª feira, Dia da Europa, viajar até Aveiro para visitar uma exposição de filatelia sobre a história da Europa.

Também ontem, se comemorou o Dia da Mãe e os alunos do 1º e 2º ciclos elaboraram trabalhos destinados a assinalar a data.

No dia 22, comemora-se o Dia do Autor Português e as bibliotecas conseguiram confirmar a presença dos autores Vanda Furtado Marques e José Fanha, que realizarão sessões dirigidas ao ensino pré-escolar e ao 1º ciclo, respetivamente.  Há livros destes escritores à venda nas bibliotecas escolares da GEA, ACO e Ex-Colégio. Durante a sessão do ensino pré-escolar, os alunos receberão a visita das bonecas e Li Li e Ri R dramatizando uma das histórias da autora.

Também no âmbito das comemorações desta data, será exibido na Biblioteca Municipal, o filme Florbela, realizado por Vicente Alves do Ó, que estará presente durante a exibição e Dalila Carmo no papel de Florbela Espanca. A atividade direciona-se preferencialmente para os alunos do 10º ano, mas haverá uma sessão à noite, aberta a toda a comunidade.

Na ACO, realiza-se mais uma edição do concurso "Quem é quem?" cujo objetivo é a identificação de escritores e na ESFA serão apresentados, em data a anunciar, os filmes realizados para o concurso "Filma, não faças cenas!", atividade promovida pelo projeto "Leituras em Linha".

Haverá uma série de exposições a decorrer nas várias bibliotecas e as atividades mensais habituais.

Bom mês... boas leituras!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O TEXTO E A IMAGEM



No âmbito da articulação do Departamento de Expressões e do Departamento de Línguas (Português) e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades do Agrupamento, os alunos leram e analisaram o conto " Saga" de Sofia de Melo Breyner Andresen,  nas aulas de Língua Portuguesa e, a partir de um excerto do mesmo, fizeram uma representação expressiva nas aulas de Educação Visual. Para tal, podiam utilizar suportes, materiais e técnicas diversificadas.

"O mar  Norte, verde e cinzento, rodeava Vig, a ilha, e as espumas varriam os rochedos escuros. Havia nesse começo de tarde um vaivém incessante de aves marítimas, as águas engrossavam devagar, as nuvens empurradas pelo vento sul acorriam e Hans viu que se estava formando a tempestade. Mas ele não temia a tempestade e, com os fatos inchados de vento, caminhou até ao extremo do promontório."
                              in Sofia de Melo Breyner Andresen, Histórias da Terra e do Mar, 1972

 Poderás ver os resultados expostos, a partir do dia 22 de Maio, no bloco principal do edifício da Escola Ana de Castro Osório e mais tarde na biblioteca escolar do mesmo edifício.
Como vês nesta pequena mostra a imaginação e a criatividade imperaram!!
A todos, o nosso obrigado!

As Coordenadoras:
Dulce Paixão
Elisabete Nabais da Cruz
VIDEO RESUMO DE "SAGA"

Agora Comentas Tu

Os trabalhos que fizeste no âmbito da atividade "Agora Comentas Tu" também já estão expostos na Biblioteca da ACO. Os seus dinamizadores foram os professores da disciplina de Ciências Naturais.

Alunos do 7ºK trocam correspondência com jovem de 97 anos

TEXTOS DE ALUNOS

A docente de Língua Portuguesa, Dulce Paixão, numa sessão de "Oficina de Escrita", em contexto sala de aula, sugeriu aos alunos que estes produzissem contos populares. Selecionou dois, que vão ser aqui publicados. O poema " Liberdade" foi realizado no âmbito das comomerações do 25 de abril.

terça-feira, 1 de maio de 2012

TEXTO 7º K


Samuel Aranda vence World Press Photo 2011

A foto de Samuel Aranda, tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, serviu de retrato simbólico da Primavera Árabe que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu n Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas ativas no movimento", escreveu Koyo Kouoh, um dos elementos do júri.


A Ana Rita Matos, aluna do 7ºH, refletiu sobre o cenário que a imagem mostra e apresentou, de forma sucinta, a sua opinião sobre a situação em que se encontram as pessoas retratadas e as emoções que poderão estar a sentir naquele momento

Acho que esta imagem demonstra claramente que, mesmo durante a guerra e no meio de tanta desgraça, há sempre espaço para o carinho entre as pessoas.
Nesta imagem, vemos um homem ferido devido à guerra e também uma mulher a tentar confortá-lo. Talvez uma enfermeira, mas mesmo que seja só isso, uma enfermeira, nota-se que sente um enorme carinho por aquele homem que está a agarrar. Deve sentir uma enorme tristeza por ver alguém que parece tanto amar, partir.
E esse homem ferido, por mais experiências que a vida lhe possa ter trazido, saberá sempre que houve alguém, neste enorme planeta, que o amou.