quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura


Já foram selecionadas as obras para o Concurso Nacional de Leitura.
As inscrições decorrem até 4 de janeiro de 2013 e a prova de seleção realiza-se no dia 9 de janeiro.

Obras de leitura obrigatória:

Ensino Básico

 "O Rapaz do Rio" de Tim Bowler - As grandes paixões de Jess eram o avô e a natação. Fora por isso que ficara radiante quando soubera que ia passar alguns dias de férias à casa onde o avô vivera a sua infância. Mas a alegria desvanece-se quando Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal. Mesmo assim, o velho senhor parece estranhamente empenhado em terminar um quadro enigmático a que dá o nome «O Rapaz do Rio». Ao tentar ajudá-lo nesta última tarefa, Jess acaba por se deixar envolver pela tela, descobrindo a sua íntima relação com a vida do avô...
Através de uma linguagem profundamente poética, Tim Bowler traça afinal neste seu «O Rapaz do Rio» uma metáfora sobre a vida, a morte e a perda e o crescimento interior que esta pode vir a despoletar. Uma obra galardoada em 1998 com a 'Medalha Carnegie'. 


"Mar me quer" de Mia Couto
Um dia o padre Nunes me falou de Luarmina, seus brumosos passados. O pai era um grego, um desses pescadores que arrumou rede em costas de Moçambique, do lado de lá da baía de S. Vicente. Já se antigamentara há muito. A mãe morreu pouco tempo depois. Dizem que de desgosto. Não devido da viuvez, mas por causa da beleza da filha. Ao que parece, Luarmina endoidava os homens graúdos que abutreavam em redor da casa. A senhora maldizia a perfeição de sua filha. Diz-se que, enlouquecida, certa noite intentou de golpear o rosto de Luarmina. Só para a esfeiar e, assim, afastar os candidatos.
Depois da morte da mãe, enviaram Luarmina para o lado de cá, para ela se amoldar na Missão, entregue a reza e crucifixo. Havia que arrumar a moça por fora, engomála por dentro. E foi assim que ela se dedicou a linhas, agulhas e dedais. Até se transferir para sua atual moradia, nos arredores de minha existência.

Sinopses retiradas da wook (livraria online) - www.wook.pt

Participa!


Consulta o Regulamento aqui!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dia da Tolerância



O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pelas Nações Unidas como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 de Novembro, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Nela, os Estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" dos quais se salientam o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião e à liberdade de opinião e expressão. Reafirmaram também que a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos. 

Duas das imagens extraídas do livro "Racista eu?" editado pela Comissão Europeia que se encontram hoje expostas nas várias escolas do agrupamento.

A tolerância começa com cada um de nós,
 todos os dias!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Este mês nas Bibliotecas...

Destacamos neste mês, a apresentação da trilogia "Pedra da Paciência" - um conjunto de 3 livros: "Era uma vez", "Desabafos" e "Afectos" de autoria do colega Octávio Mendonça. A biblioteca convida toda a comunidade educativa a estar presente na sessão de apresentação que decorrerá no dia 20 pelas 18 horas, na biblioteca da ESFA. 

Novembro marcará o reinício dos projetos "Conta-me uma história" e "SMS - Saber mais sobre" e o lançamento do concurso mensal "Agora é para pensar!" que pretende, de uma forma divertida, o desenvolvimento do raciocínio matemático. 

 Neste mês assinalaremos também o Dia Internacional da Tolerância que se comemora no dia 16.

 Há alguns livros novos a maioria dos quais destinados ao 1º ciclo. 

 Bom mês... boas leituras!