quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Não faças aos outros...

Hoje na ACO e na ESFA, com os atores Pedro Górgia e Alexandre Silva a dinamizarem sessões sobre bullying e cyberbullying.
A Biblioteca agradece aos atores e à Fundação PT que possibilitou a sua vinda às nossas escolas.
 
 

Concvurso Nacional de Leitura - fase distrital

A sessão distrital do Concurso Nacional de Leitura será realizada na Biblioteca Municipal de Nelas no dia 10 de Abril.



Obras selecionadas
 
3.º ciclo:
1.  Título: "O meu correio.pt"; autor: FERRÃO, Ana Sofia; editor: Texto Editora (Grupo Leya).
2.  Título: "Encontrei o principezinho: carta a Saint-Exupéry"; autor: Jorge Cabral Santos; Editor: Âncora.
 
 
A biblioteca disponibilizará em breve todas as obras. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Capta a Emoção - Concurso de Fotografia!


Concurso de Fotografia direcionado aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário da ACO e da ESFA.


Desafia a tua criatividade captando uma imagem que traduza uma emoção.
Coloca a legenda no verso e entrega o teu trabalho até ao final deste período, nas bibliotecas da ACO ou da ESFA.
Haverá prémios para os melhores trabalhos!

O Regulamento pode ser consultado na Biblioteca Escolar, em vários espaços da escola onde se encontra afixado, ou aqui. Basta um click na imagem!


A exposição dos trabalhos será realizada em Abril!

Desafia-te....Participa!

A Física no dia-a-dia na escola





Exposição interativa que será possível ver entre 4 e 15 de março na Biblioteca.
Uma oportunidade a  não perder!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Concurso Literário "O Meu Amor de Perdição"

É já no próximo dia 28 que acaba o prazo para a entrega dos trabalhos do Concurso "O Meu Amor de Perdição".
Recordamos que os trabalhos deverão ser entregues na biblioteca da escola que o aluno frequenta, respeitando o disposto no artigo IV:


O trabalho deverá ser acompanhado de um envelope fechado no qual, na parte da frente, conste o pseudónimo do autor e o escalão a que se candidata e, por dentro, a identificação completa do concorrente (nome, ano e turma). 

Se tens dúvidas consulta o regulamento aqui!

Participa! 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Afinal quem foi São Valentim?


Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados.
Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam fatores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi exceção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos enamorados

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Este Mês nas Bibliotecas...


Em Fevereiro assinalamos a Semana da Internet Segura com atividades nas várias escolas. Para além da exposição de diversos materiais alusivos à temática da segurança na rede, as Bibliotecas Escolares realizaram uma parceria com a Fundação PT, nomeadamente com o Projeto "Comunicar em Segurança"  pelo que  já foram dinamizadas sessões de sensibilização na GEA para os alunos do 4º Ano e no dia 27 será exibida a peça "Não faças aos outros", sobre bullying e cyberbullying com os atores Pedro Górgia e Alexandre Silva. 

Na ESFA, serão expostos trabalhos dos alunos do 11ºD (Agrupamento de Artes) realizados na disciplina de Desenho e inspirados na exposição sobre o Holocausto.

Na próxima semana será lançada a 2ª edição do Concurso de Fotografia "Capta a emoção" dirigido a alunos do 2º e 3º ciclo. O objetivo do concurso é levar os alunos a explorar o mundo da imagem, onde a emoção será fulcral para a perceção da relação do “eu e/com o outro”. Pretende-se desafiar a criatividade dos participantes e levá-los a captar o mundo com “outros” olhos, uma vez que cada imagem capturada deverá ser acompanhada de uma legenda.

Nos dias 18 e 19 serão dinamizadas sessões de promoção da leitura, na ACO e no Ex-Colégio através dos projetos "Conta-me uma história" e "LiLi e RiRi vêm ler para ti". Mantemos as atividades mensais habituais - Autor do Mês, SMS , Leitor+, Para Pensar e o Concurso "Meu Amor de Perdição"

Há novidades nas bibliotecas, algumas das quais se encontram neste cartaz.

Bom Mês... Boas Leituras!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana da Internet Segura

Amanhã comemora-se o Dia da Internet Segura. Numa parceria com a Fundação PT, os alunos do 4º ano irão assistir às sessões do Projeto "Comunicar em Segurança", no qual serão abordados os seguintes temas - Passwords, Phishing, Redes Sociais e Cyberbullying. 

Ainda este mês, na ESFA e na ACO irá ser exibida a peça "Não faças aos outros" sobre Cyberbullying com aos atores Pedro Górgia e Alexandre da Silva.