quinta-feira, 11 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura - sessão distrital



Realizou-se ontem na Biblioteca Municipal de Nelas a sessão distrital do Concurso Nacional de Leitura. Muitos parabéns a todas as alunas que representaram o agrupamento, muito especialmente à Diana Sottomayor, do 9º ano, que venceu a eliminatória, apurando-se para a final nacional que se realizará em Maio.

Pelo 2º ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Mangualde estará presente na prova final deste concurso. 

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!

terça-feira, 9 de abril de 2013


É já na próxima 5ª feira que receberemos a escritora "Maria João Lopo de Carvalho", que realizará sessões na Biblioteca Municipal e na ACO (15h 30m), direcionadas a alunos de vários ciclos de ensino.

Clica aqui para saberes mais sobre a autora!

Este Mês nas Bibliotecas...


É já na próxima 5ª feira que receberemos a escritora Maria João Lopo de Carvalho, que realizará sessões direcionadas a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. Para conheceres melhor esta escritora vêa exposição biobliográfica exposta nas várias bibliotecas.

No dia 23, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e a biblioteca preparou alguns desafios para assinalar esta data. Para além da visita do escritor Fernando Pereira, lançaremos os concursos "Quem é Quem" e "Páginas Soltas" nos quais te convidamos a participar.

Logo a seguir, comemoraremos o 25 de abril - Dia da Liberdade, com exposições alusivas e algumas surpresas.

Integrada no Programa "Diálogo e Encontro com Diferentes Profissões Artísticas" será possível visitar na biblioteca da ESFA, exposições sobre "Artes Plásticas" e "Fotografia". Mais para o final do mês, a Equipa Pedagógica de Biologia e Geologia dinamiza neste local a exposição "Energia sem Fim".

A sessão distrital do Concurso Nacional de Leitura terá lugar  nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal de Nelas. Boa sorte a todas as alunas do agrupamento que irão tentar a passagem à final nacional.

Continuam as sessões do projeto "Conta-me uma história" e as "bonecas" Li Li e Ri Rideslocam-se no dia 16 ao Centro Paroquial de Povolide.

Bom mês... boas leituras!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Livro Infantil. Esta data, festejada desde 1967, foi escolhida pelo International Board on Books for Young People (IBBY) por celebrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Desde então, todos os anos um país diferente do IBBY escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças.

"Bookjoy around the world" (Alegria dos livros à volta do mundo) é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem nos Estados Unidos da América.
A versão portuguesa da mensagem de Pat Mora foi traduzida por Maria Carlos Loureiro e é acompanhada de uma ilustração da autora Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2011.

Alegria dos livros à volta do mundo

Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.

Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.

Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em flor
até às nuvens. Vemos meninas corajosas
que voam e rapazes que pescam estrelas
cintilantes.

Tu e eu lemos, dando voltas e mais
voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.