quinta-feira, 30 de maio de 2013

Encontro com a atriz e escritora Filomena Gonçalves

A atriz e escritora Filomena Gonçalves veio à nossa escola no dia 30 de maio, 5.ª feira. O Encontro com a atriz e escritora, foi dirigido às turmas do 3º ciclo, em articulação da BE com a disciplina de Português.
 
Breve Biografia

Filomena Gonçalves nasceu em Lisboa no dia 11 de junho de 1961. Passou a infância e juventude em Setúbal. É uma conhecida atriz com uma carreira reconhecida no desempenho de variadíssimas personagens em novelas e séries televisivas em que foi igualmente produtora, nomeadamente, A Ferreirinha, João Semana, O Processo dos Távoras e Quando os Lobos Uivam. Estreou-se em televisão na telenovela Chuva na Areia no ano de 1985.

Atualmente, integra o elenco da nova telenovela da TVI Doida por Ti, no papel de Marília Gomes, empregada da família Varela: Mário (Paulo Pires) e Carmo (Luísa Cruz).

A sua recente incursão no mundo da ficção juvenil participando em Morangos Com Açúcar, no papel da Diretora Linda, agradou-lhe especialmente pela possibilidade de contactar de perto com muitos jovens, atores e fãs da conhecida série. A sua estreia como escritora faz-se com uma obra dedicada ao público infantil, O Mundo Misterioso de Guta.




quinta-feira, 23 de maio de 2013

À conversa com a escritora Isabel Fernandes Pinto

A escritora Isabel Fernandes Pinto esteve, no dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal, "à conversa com" os alunos do Pré-Escolar, do 1º e 2º anos. Contou-lhes, também, a história do seu último livro, "A ovelha que fazia múuu".Esta ovelha apareceu na aldeia de Campo Benfeito, distrito de Viseu. Começou a rondar a imaginação da sua inventora quando ela percebeu que, de um outeiro da serra do Montemuro, o céu era diferente todas as manhãs e que, ao fim da tarde, no regresso dos trabalhos e dos pastos, as ovelhas baliam de formas distintas. Pensou então que o som homogéneo de um balido igual não existe, senão numa leitura distante das coisas reais. Foi então que a ovelha que fazia múuu lhe apareceu e veio mostrar que ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é. Inclui sugestões de atividades.
Isabel Fernandes Pinto nasceu no Porto, em 1980. É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE-IPP, tendo complementado a sua formação de atriz no Laboratoire de Recherches Théâtrales, sediado em Estrasburgo. É também licenciada em Arquitetura pela FAUP, tendo colaborado em gabinetes nacionais e franceses.
É atriz, contadora de histórias e autora de contos e textos para teatro. Em 2005 criou o projeto Faunas – teatro portátil dirigido a jovens – onde escreve, encena e interpreta, que tem levado a várias escolas, bibliotecas e auditórios.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Os Nossos Poemas da Primavera - Educação Especial

Depois da audição do conto "Uma Lebre em Março", os alunos foram convidados a escrever um poema sobre a Primavera. O entusiasmo dos alunos da Educação Especial foi tal que o resultado foi magnífico.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia do Autor Português - 22 de maio


O Dia do Autor Português celebra-se a 22 de Maio.

Este dia foi consagrado aos autores portugueses das diversas áreas de criação artística – literatura, pintura, escultura, dança, teatro, arquitetura, música…

Desafiamos-te a participar na comemoração deste dia dando a conhecer a toda a comunidade escolar o teu autor preferido, antigo ou contemporâneo. Podem ter-se destacado como músicos, poetas, pintores… mas não te esqueças da condição essencial: ser português.

Elabora uma pequena biografia e mostra-nos a sua obra através de imagens, música, leitura de poemas ou excertos dos seus livros….

Liberta a tua criatividade e vem ser coautor de uma mostra de autores portugueses participando na comemoração de um dia que também poderá ser teu.

A BE deixa-te aqui umas indicações de sítios a visitar, para saberes mais sobre autores portugueses:

Seguem-se algumas fotografias de vários espaços da escola desorados com autores portugueses conhecidos.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Hora do Conto - história Uma Lebre em Março de Kristien Aertssen, Pieter Van Oudheusden

No dia 14 de maio foi a vez dos alunos do 2º ano e da Educação Especial assistirem ao espetáculo! Eis algumas fotografias para recordar o momento.




Espetáculo "À procura do tesouro escondido" na BMM no dia 13 de maio

No espetáculo "À procura do tesouro escondido" misturam-se adivinhas, aventuras, músicas, com ritmo da cidade e do campo.
A Miquelina é uma menina da cidade. Vive com os pais que lhe tentam dar tudo. Tudo e tanto que ficam sem tempo para estar com ela, sem tempo para lhe dar atenção. A Miquelina está à procura de uma coisa especial, algo que ninguém tenha.
Um dia, os tios que vivem no campo, convidam a família toda para os ir visitar: “…se não tiverem tempo, mandem pelo menos a Miquelina. Nós aqui temos um verdadeiro tesouro.” TESOURO? A Miquelina nem quer acreditar, isto é uma coisa especial. Não há tempo a perder! Prepara as malas com binóculos, bússola, livro dos códigos secretos, mapas e está pronta para a aventura. Depois de muitas peripécias ela encontra um tesouro muito maior do que esperava.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Este Mês nas bibliotecas...

No dia 3 a Hora do Conto na ACO contou com a presença das professoras aposentadas do 1º ciclo, que em colaboração com a BE, encenaram o conto "Uma Lebre em Março", à qual assistiram os meninos do 1º ciclo. As fotos podem ser vistas neste blog.
No dia 9 comemora-se o "Dia da Europa". Fica atento aos desafios que a BE te vai propor.  
 No dia 13 a Companhia de Teatro Infantil apresentará a peça "À procura do Tesouro Escondido" à qual assistirão alunos do ensino pré-escolar e do 1º e 2º anos. 
 No âmbito do Dia do Autor Português que se comemora no dia 22, iremos ter a presença de duas escritoras: Isabel Fernandes Pinto, que dinamizará sessões para o pré-escolar e 1º ciclo no dia 23 de maio e Filomena Gonçalves, que estará connosco no dia 30 apresentando o livro "O mundo misterioso de Guta"
 A exposição "Energia sem fim", promovida pela equipa pedagógica de Biologia e Geologia encontra-se no átrio da biblioteca da ESFA. 
 Continuam as atividades mensais habituais nas várias bibliotecas. 

 Bom mês... boas leituras!

Hora do Conto - história Uma Lebre em Março de Kristien Aertssen, Pieter Van Oudheusden

No dia 3 de maio decorreu no auditório da ACO uma encenação do conto "Uma Lebre em Março" dos autores Kristien AertssenPieter Van Oudheusden. Os alunos do 1º ano assistiram ao espetáculo e as professoras aposentadas do 1º ciclo, em colaboração com a BE, foram as organizadoras do evento. Eis algumas fotografias para recordar o momento.

As "nossas" frases acerca do 25 de Abril de 1974


25 de abril de 1974
Estas foram algumas frases que as turmas do 1º C, D e E e 2º D, E e F fizeram sobre O 25 de abril

- O 25 de Abril devolveu a democracia e a liberdade ao povo português
- O 25 de Abril – revolução dos cravos e o princípio da liberdade
- O 25 de abril foi uma revolução onde não existiu violência
- Acabou a ditadura, viva a democracia!
- A revolução de 25 de Abril pôs fim à PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado)
- O 25 de abril terminou com a censura
- A revolução de 25 de abril aconteceu porque o povo português não estava satisfeito com o governo de Marcelo Caetano
- Com o 25 de abril passou a conhecer-se o significado da palavra liberdade
- Não às armas, sim às flores
- Para mim o 25 de abril 1974 foi especial, porque houve uma revolução sem guerra.
- Viva a liberdade, a escolha, a opinião
 -O 25 de abril ficou conhecido como a revolução dos cravos, porque o povo ofereceu flores (cravos) aos militares
 - Ler, escrever e opinar sem medo é uma conquista
- A revolução de 25 de abril foi dirigida por um movimento militar, o movimento das forças armadas
- O 25 de abril deu-se em 1974
- O dia 25 de abril de 1974 foi o dia em que Salazar foi embora do governo
- O cravo vermelho é muito bonito, como um coração
- O dia 25 de abril foi o dia da liberdade
- Agora temos paz
- A liberdade é voar sem ter asas.
- Acabou a ditadura

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Comemoração do 25 de abril

No dia 24 de abril comemorámos na Escola Ana de Castro Osório essa efeméride. Realizaram-se várias atividades nomeadamente exposições, visualização do filme "A Hora da Liberdade", audição de músicas e atividades interativas. No entanto, o momento mais marcante, foi a entrega de cravos e poemas alusivos ao 25 de abril pelos alunos do 1º e 3º ciclos. Destaca-se, ainda que, as frases colocadas nos cravos alusivas ao 25 de abril, foram elaboradas pelos próprios alunos que fizeram a sua entrega. A atividade foi da responsabilidade dos professores de História, do 1º ciclo e da Educação Especial em colaboração com a BE e os assistentes operacionais.

Encontro com Fernando Marques Pereira


A 23 de Abril celebrou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em 1995. A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Neste dia, decorreram várias ações de promoção dos livros e da leitura no nosso agrupamento, de que destacamos a apresentação do livro "Angelina... Uma Luz ao Fundo do Espelho" pelo escritor Fernando Marques Pereira.



Fernando Marques Pereira é natural da região de Lafões, Igarei, Queirã, Vouzela, e reside atualmente em Viseu.
É professor do 2º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal. Das suas aulas procura fazer laboratórios de ensaios pedagógicos para textos, letras de canções e músicas que compõe para os seus alunos.

Inconformado por natureza, menino sonhador por vocação, tem 3 livros publicados: "Clube dos Poetas Recém-Nascidos" (2001), em coautoria com os seus alunos do 6º B da Escola Infante D. Henrique; "Abecedário de Valores" (2003), livro didático para as aulas de Formação Cívica, em coautoria com uma colega de profissão; e o projeto didático-musical "Escola de Todos" (2005), composto por um livro "Da Escola de Todos à Escola Devida" e um CD "Escola de Todos", da banda Fernando Pereira & os Stores.

Angelina... Uma Luz ao Fundo do Espelho é o seu primeiro romance.