quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto Conta-me Uma História

Estamos a ler "Uma vaca de estimação" de Luísa Ducla Soares. Trata-se de um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura que aborda as consequências negativas e ridículas de ser escravo dos caprichos. Com o sentido de humor característico desta conceituada autora, este livro conta a história de um velho professor que, farto de viver apenas no meio de uma montanha de livros, resolve arranjar uma vaca para lhe fazer companhia. A partir do momento em que mete a sua nova companheira ruminante em casa, o professor vai viver as mais extravagantes aventuras.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A História do Pedrito Coelho, de Beatrix Potter - trabalhos do alunos do 1º D e E

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Concurso Nacional de Leitura - 8ª edição

A 18 de Outubro de 2013, o Plano Nacional de Leitura declarou oficialmente aberto o Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2013 – 2014 que decorre entre esta data e o final do mês de Junho de 2014.
A participação no concurso está aberta às escolas das redes pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da Inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. Como princípio geral orientador do CNL está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.

Inscrições: Até 10 de janeiro de 2014 ( junto do teu professor de português)

Obras Selecionadas: Ensino Básico


Fases do Concurso:
1ª fase: Eliminatórias a selecionar na escola -15 de janeiro de 2014
2ª fase: Finais distritais- entre 3 a 6 de março de 2014
3ª fase: Final Nacional- entre 6 de maio e finais de junho de 2014.




terça-feira, 19 de novembro de 2013

Concurso de Presépios e Concurso em Voz Alta

       O Concurso de Presépios é da iniciativa do Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica em colaboração com a Biblioteca Escolar. Podem participar todos os alunos da escola. Os trabalhos podem ser individuais, de grupo ou turma. Os alunos podem e devem pedir a colaboração das suas famílias na construção dos presépios.
        O Concurso de Leitura em Voz Alta é da iniciativa das Bibliotecas Escolares em colaboração com os professores do 1º ciclo e os professores de Português. Destina-se aos alunos de todos os ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
        Desenrola-se em 2 fases: pré-seleção e final. A pré-seleção realiza-se nas salas de aula, até 10 de janeiro de 2014, sob a orientação dos professores titulares de turma/professores de Português.A final é realizada nas Bibliotecas Escolares, no dia 22 de janeiro de 2014, às 15:00. Serão apurados os vencedores de cada ano. Nesta fase será constituído um júri de 5 elementos: dois professores do 1º ciclo, dois professores de Português e uma professora bibliotecária. Nesta fase, a prova consiste na leitura, em voz alta, de 2 excertos de 2 livros: um escolhido pelo(a) concorrente e outro pelo júri.


Projeto Conta-me uma História...

As duas histórias que selecionámos para o mês de novembro foram A História do Pedrito Coelho, de Beatrix Potter, para o 1º ano, e A Girafa que Comia Estrelas, de José Eduardo Agualusa, para o 2º ano. Foram feitos jogos interativos e, no fim das histórias, cantaram-se as canções Coelhinho e O pescoço da Girafa do DVD Galinha Pintadinha.
Os alunos NEE e da UAM também ajudaram a contar as histórias...

Está a chegar o inverno...

No âmbito do Projeto Afetos, foi iniciada a construção do placar do inverno... O Rui, o Víctor, o António e o Marcelo fizerem muito esforço e o resultado foi magnífico, não acham?

Encontro com o escritor PEDRO LEITÃO

Este escritor e ilustrador esteve na Biblioteca Municipal no dia 7 de novembro. Conversou com os alunos, fez algumas ilustrações e deu autógrafos. As obras disponíveis para venda na Biblioteca Escolar são: O regresso ao castelo violeta e O super leitão cor de laranja.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dia de S. Martinho no âmbito do "Projeto Afetos"

Os alunos António, Rui, Marcelo, Víctor eTiago, leram a Lenda de S. Martinho, tendo, após essa leitura, feito um crucigrama em que aplicaram o que "aprenderam". Por fim, deram largas à sua imaginação, pintando alguns desenhos alusivos à efeméride. Resolveram mostrar os seus trabalhos...

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Este mês nas Bibliotecas...

Iniciamos novembro com o lançamento do Concurso “Leitores de palmo e meio”direcionado aos alunos do 3º e 4º anos e 5º e 6º anos. Trata-se de um concurso semelhante ao Concurso Nacional de Leitura que decorrerá em 3 fases, com obras de leitura obrigatória em cada uma delas e provas escritas sobre as mesmas. O regulamento pode ser consultado aqui!

Na próxima 5ª feira receberemos o escritor/ilustrador Pedro Leitão que dinamizará sessões para os alunos do 1º e 2º anos na ACO e na EB1 e no próximo dia 19, contaremos com a presença do escritor Nuno Camarneiro, vencedor do prémio Leya com o romance “Debaixo de algum céu”. O escritor dinamizará uma sessão para alunos do ensino secundário e outra sessão, à noite, para a comunidade educativa.

No dia 8, a partir das 14h e 30m, serão realizadas as audições para os alunos que integrarão a equipa que representará a escola no Festival Artístico Escolíadas. As inscrições encontram-se ainda abertas na biblioteca da ESFA.

Dia da Tolerância será assinalado no dia dezasseis e a Biblioteca Municipalfestejará mais um aniversário no dia 22, para o qual está a preparar uma grande noite!

Há ainda sessões de cinema na biblioteca da ACO e as atividades e projetos habituais: Conta-me uma história, Autor do Mês, SMS…

Bom mês… boas leituras!