terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dia do Holocausto

No dia 27 de janeiro comemorámos o Dia do Holocausto. O dia foi assinalado pela abertura das exposições Aristides de Sousa Mendes; Anne Frank e Álbum do Holocausto, a divulgação do Concurso Literário "Memória do Holocausto". Estão disponíveis na Biblioteca os filmes Anne Frank, O Rapaz do Pijama às Riscas e A Vida é Bela.
As alunas Alexandra Santos e Carolina Albuquerque, orientadas pela professora Paula Loureiro, a convite da professora Lurdes Ferreira, explicaram a alguns alunos do 2º ano, de forma muito simples e interessante, o que foi o Holocausto e quem foi Anne Frank. Estes alunos estavam muito motivados para o tema pelas respetivas professoras e estão a ler o livro de Josephine Poole e Angela Barrett.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Concurso "Memórias do Holocausto"

Assinalando o Dia Internacional em Memórias das Víimas do Holocausto, as Bibliotecas Escolares e o Departamento de Línguas lançam o Concurso "Memórias do Holocausto", desafiando os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário a criarem um texto original passado nesta época trágica da História da Humanidade.

Consulta o regulamento aqui!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - Alunas Apuradas

Parabéns a todas as alunas que conseguiram passar à 2ª fase do CNL, bem como, a todos os participantes neste concurso!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Entrega dos prémios "Concurso de Presépios"

Foram entregues na ACO, aos alunos do 1 e 2º ano, os prémios relativos ao Concurso de Presépios.
Foi atribuído um prémio coletivo aos alunos do 1º D e dois prémios individuais às alunas Lara Almeida e Maria Inês Pereira do 2º C. Receberam certificados de participação com distinção os alunos Luís Matias do 2º E e David Lopes do 2º C.

Projeto Conta-me Uma História

As duas histórias que selecionámos para o mês de janeiro foram Corre, corre, cabacinha, para o 1º ano, e A Menina que queria ser maçã para o 2º ano. 
Corre, corre, cabacinha é um conto popular português de grande tradição. Conta a história de uma velhinha que, a caminho da boda da sua neta, encontra um lobo, que a quer comer. Consegue convencer o animal a esperá-la, e, no regresso, depois da celebração, a neta e a velhinha engendram um plano muito original para enganar a fera. Escritores da envergadura de Alice Vieira e compiladores de contos tradicionais lusos como Adolfo Coelho, S. Romero, A. Oliveira ou Leite Vasconcellos, têm recolhido variantes desta história em Portugal e até no Brasil Com um ritmo ágil e empregando a "lengalenga" - quase um trava-línguas - presente nas versões portuguesas que ainda hoje circulam, este conto oferece muitas possibilidades expressivas de narração e representação teatral.
A menina que queria ser maçã é um dos contos da obra Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa. Trata-se de um livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III. Nesse livro aparecem diversas coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Conceição Dinis Tomé

Foi ontem, terça-feira, que recebemos a escritora Conceição Dinis Tomé, autora do livro “O Caderno do avô Heinrich”, uma das obras de leitura obrigatória para os alunos do Ensino Básico na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, cuja prova se realizará amanhã.
A autora falou-nos do seu belíssimo livro - da forma como a história que escreveu “veio ao seu encontro”, das várias personagens e cenários que criou - enriquecendo a conversa com apontamentos históricos desta fase negra da história da Humanidade. Os alunos colocaram também algumas questões, o que tornou este encontro muito interessante!
Agradecemos à Dra Conceição Tomé pela simpatia com que acedeu ao nosso convite e esperamos voltar a recebê-la muito em breve para nos apresentar um novo livro!


sábado, 4 de janeiro de 2014

A folha é verde?


https://drive.google.com/file/d/0ByZEhp9BzqzcU2FNdm45N1NyYmM/edit?usp=sharing
 (clica na imagem para leres melhor)

Um projeto colaborativo com o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia dinamizado pelo professor Anselmo Pinheiro.