quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DA POESIA

Convidam-se todos os alunos da ACO, a realizar um poema, para se comemorar o dia Mundial da Poesia 
(21 de março). Os poemas deverão ser entregues até dia 6 de março na biblioteca.
 Serão divulgados no blogue e expostos num placard. Os melhores serão premiados!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Passatempo "Semana do Afetos"

Durante esta semana está a decorrer um passatempo na BE. Para participares, basta fazeres a "tua" frase tendo por tema "Os Afetos".
Participa! Haverá prémios para as melhores frases!

Trabalhos do 1º E

Após audição do conto "Conta o indicador da mão direita", do livro Dez Dedos Dez Segredos de Maria Alberta Menéres, os alunos do 1º E fizeram estes bonitos trabalhos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dia Mundial da Rádio

Declarado o dia Mundial da Rádio em 2011 pela UNESCO, a data foi celebrada pela primeira vez em 2012 e assinala o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. 
Neste contexto, no dia 13 de Fevereiro será improvisado um Estúdio de Rádio no átrio da Biblioteca Municipal, a partir do qual haverá interação com o público, música e informação. A Biblioteca Municipal conta com todos os utilizadores para que esta atividade seja mais um momento diferente e convida também os alunos e professores do Agrupamento de Escolas a participar nesta iniciativa, recordando e aprendendo algo sobre o mundo da Rádio.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Guião para os Pais/Encarregados de Educação


A comunicação através da Internet faz parte da vida dos nossos jovens. Tal como ensinou os seus filhos a adotarem determinados procedimentos de segurança no seu dia-a-dia, também deverá alertá-los para a necessidade de cumprirem algumas regras para uma navegação segura e responsável nas Redes Sociais.


As Bibliotecas Escolares elaboraram um desdobrável direcionado aos Pais/Encarregados de Educação, com alguns conselhos que recolherem em sites especializados sobre segurança a Internet. Pode consultá-lo aqui!

Os Perigos das Redes Sociais!

Tem cuidado com os dados que revelas online!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto Conta-me Uma História

As duas histórias que selecionámos para o início do mês de fevereiro foram Dez Dedos Dez Segredos - "Conta o Indicador da Mão direita" para o 1º ano, e O País dos Contrários para o 2º ano. 
O livro Dez Dedos Dez Segredos é uma coletânea de histórias de Maria Alberta Menéres enriquecida com as ilustrações de Connie Fischer e música de João Henrique, no CD áudio. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade. Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda acabava–a. Outras vezes era precisamente o contrário...
O País dos Contrários é um dos contos da obra Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa. Trata-se de um livro recomendado para o 2º ano de escolaridade. Nesse livro aparecem diversas coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"O que estás a fazer?"

Um "cheirinho" do que se passou ontem na sessão "O que estás a fazer?!"

"O que estás a fazer?" - Sessão na ACO e na ESFA!

Foi ontem, na ACO e na ESFA, que recebemos os atores Vicente Morais e Alexandre Silva para uma conversa encenada sobre os cuidados que todos devemos cumprir para uma navegação segura e responsável na Internet! Muito obrigada à Fundação PT pela oportunidade. Parabéns aos atores porque são fantásticos!


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos fevereiro recebendo os atores Pedro Górgia e Alexandre Silva que, com o apoio da “O que está a fazer?!” sobre segurança na Internet. As sessões estão direcionadas ao 3º ciclo e acontecerão no dia 4 na ACO e na ESFA. Ainda, fruto desta parceria com a Fundação PT, os alunos do 4º ano participarão nas sessões de sensibilização sobre a temática agendadas para o dia 6. Nas várias escolas serão expostos materiais alusivos e está prevista a exibição do filme “Trust – Perigo online” na ESFA e na ACO, em datas a combinar com os docentes das duas escolas,  bem como, a exibição de pequenos vídeos na biblioteca da GEA.
Fundação PT, nos trazem a peça de teatro 

No dia 12, será realizada a 2ª fase do Concurso “Leitores de palmo e meio”. A prova incidirá sobre as obras “A polegarzinha” de Hans Christian Andersen e “O rei cego”, história tradicional,  para os alunos do 1º ciclo e “Os cisnes selvagens” de Hans Christian Andersen  e “Amigo dedicado” de Oscar Wilde  para os aluno 2º ciclo. Boa sorte para todos!

A Biblioteca Municipal assinalará o Dia Mundial da Rádio que se comemora a 13, convidando algumas turmas a visitarem o estúdio que será montado nesse dia no átrio da BM.

No dia 14, “Dia dos Namorados”, os alunos colaboradores da biblioteca irão às turmas do 1º ciclo contar algumas histórias. O tema? O Amor… obviamente!

A partir do dia 19, na ESFA a equipa pedagógica de Biologia e Geologia dinamizará  a exposição “A Ciência do Sabor”.

Mantêm-se as actividades mensais habituais!


Bom mês… muitas leituras!