segunda-feira, 31 de março de 2014

Semana da Leitura - Programa para o dia 1 - 3ª feira

Às 9h15, no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, irá realizar-se a atividade “À volta das histórias”. Os alunos das professoras Graça Carvalho e Gorete Rodrigues dinamizarão este espetáculo direcionado aos alunos do 3º ano. 

Pelas 12h00 irão acontecer as Leituras em Movimento, pela cidade de Mangualde.

Às 14h00 "Conto eu... contas tu!" permitirá a partilha de leituras ente os alunos do 1º ciclo  ao que se segue a entrega de Prémios, no Auditório da ACO. 

As Leituras Seniores têm lugar a partir das 14h30, nos lares de idosos, dinamizadas pelo 11ºG e pelas docentes Cristina Matos e Adelina Figueira. 









domingo, 30 de março de 2014

Semana da Leitura - Programa para o dia 31 (2ª feira)


Ao primeiro tempo da manhã, irá realizar-se a iniciativa'Todos a ler!' uma proposta de partilha de leituras a ser realizada em todas as salas de aula do Agrupamento. Pelas 10h00 irá ter lugar a cerimónia de abertura na Câmara Municipal, ao que se segue no intervalo do meio dia as atividades 'Manifesto Anti Leitura' (ESFA), 'Estátuas Vivas' (ACO) e 'História com Recadinho' (GEA). Da parte da tarde, realizam-se as BiblioCurtas, no Auditório da GEA, destinadas aos alunos do 4º ano e receberemos os Senhores Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, bem como o Diretor do Agrupamento que se deslocarão a várias escolas para partilharem leituras com os alunos. Vários espaços das escolas e da cidade serão animados com exposições/atividades alusivas à semana.

Junte-se a nós nesta Festa da Leitura!
(Ilustração da imagem de Monica Carretero)



quinta-feira, 27 de março de 2014

Semana da Leitura - Programa


Semana da Leitura

É já na próxima 2ª feira que comemoraremos a Semana da Leitura do nosso Agrupamento, com atividades direcionadas a todos os nossos alunos!


Participe... faça da leitura uma grande festa!


“Ler muito é um dos caminhos para a originalidade;
uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros.”
Miguel de Unamuno

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia da Mundial da Poesia

Hoje, dia 21 de março, comemorámos o dia Mundial de Poesia. Para além de decorarmos toda a escola com poemas de diversos autores, distribuímos vários de outros e dinamizámos um Concurso de Poesia. Aguardamos os trabalhos dos alunos
Tal como podem observar, as crianças do 1º ciclo adoraram os nossos jardins poéticos!

Projeto Conta-me Uma História - O Pinto Borrachudo de Adolfo Coelho

As professoras reformadas do 1º ciclo,  Laura, Lurdes, Josefina, Eduarda, Dina, Elisa, Elsa e Fernanda,  em colaboração com a coordenadora da Biblioteca, dramatizaram o conto "O Pinto Borrachudo", um conto do escritor Adolfo Coelho, para as turmas do 2º ano da ACO e do 1º e 2º ano do Ex-Colégio. No final da história, os alunos foram convidados a decorar, com materiais diversos, "um pinto", dando largas à sua imaginação. Os trabalhos serão expostos num placar desenhado pela professora Elisabete Cruz.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Concurso de Leitura Em Voz alta

Relativamente ao 1º ciclo, o Concurso de Leitura Em Voz Alta decorreu no dia 12 de março.
Os alunos vencedores foram:
- 1º ano - João Andrade;
- 2º ano - Gabriel Araújo.
Parabéns aos vencedores! Os restantes participantes, o João Azevedo, a Leonor Lopes e o Rafael Antunes, leram também lindamente!
Quanto ao 3º ciclo, que decorreu no dia 19 de março, a vencedora do 8º ano foi a aluna Débora Costa, do 8º H. A aluna Ana Andrade, do 8º C, participou, também, com distinção.




quinta-feira, 6 de março de 2014

Este mês nas bibliotecas...

Em março comemora-se o Dia Mundial da Poesia e as bibliotecas escolares irão assinalar a data nas várias escolas, contando com a colaboração de vários alunos para a dinamização de atividades alusivas à data. Destacamos também, neste dia, o programa da Biblioteca Municipal - “Há palavras que nos beijam” - do qual brevemente daremos mais pormenores.

No dia 12, na ACO será realizado o “Concurso de Leitura em Voz Alta” e aos alunos do 1º ciclo foi lançado o desafio de participação no concurso de escrita “Cria a tua história”.

No último dia do mês, daremos início à nossa Semana da Leitura, cujo programa publicaremos muito em breve.

Mantêm-se as atividades mensais habituais!

Bom mês, de preferência… recheado de leituras!

Máscaras - 1º D

Este foi o resultado do trabalho desenvolvido na turma do 1D, pela professora Anabela Maio, no âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular Lúdica-Expressivas.

A Ovelhinha Preta - trabalhos dos alunos

Contámos, aos alunos do 1º ano, a história " A Ovelhinha Preta" de Elizabeth Shaw, tendo-lhes pedido que desenhassem a passagem da história que mais gostaram. Seguem-se os trabalhos que eles fizeram.