quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONCURSO DE PRESÉPIOS


Este concurso é da iniciativa do grupo de Educação Moral e Religiosa Católica e da Biblioteca Escolar.

Objetivos
·         Conhecer o significado e a origem do Natal;
·         Preparar o Natal em família ao longo do Advento, incentivando o diálogo e a partilha de saberes de várias gerações do agregado familiar;
·         Contrapor ao Natal consumista o verdadeiro Espírito de Natal Cristão;
·         Incentivar uma consciência ecológica, privilegiando a utilização de materiais recicláveis/reutilizáveis.

Como Participar

Concorrentes:
Podem participar todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo (exceto 9.º ano). Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo, com um número máximo de 4 elementos. Os alunos podem e devem pedir a colaboração das suas famílias na construção dos presépios.

Prazo de entrega dos trabalhos:
O prazo limite para a entrega dos trabalhos é o dia 5 de dezembro de 2014, nas Bibliotecas Escolares da GEA e ACO. Juntamente com o presépio, os participantes devem entregar uma folha A4 com os seguintes dados:
- Nome do(s) participante(s);
- Número, ano e turma;
- Materiais utilizados na construção do presépio.

Divulgação dos resultados:
O resultado serão anunciados/publicados nas Bibliotecas Escolares e nos Blogues das mesmas no início do 2.º período.

Júri:
Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pelos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, as professoras bibliotecárias e dois professores da área artística.
O júri terá em conta a originalidade, qualidade e a criatividade revelada. Não haverá recurso das decisões do júri.

Prémios:
Serão atribuídos certificados aos participantes e premiados os três primeiros classificados de cada ciclo.

Exposição dos trabalhos:
Os trabalhos serão expostos nas Bibliotecas Escolares e os premiados divulgados nos Blogues das Bibliotecas Escolares.





CONCURSO CONTO DE NATAL

Este concurso é da iniciativa do grupo de Educação Moral e Religiosa Católica em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Objetivos
·         Expressar artisticamente o significado do Natal;
·         Preparar o Natal em família ao longo do Advento, incentivando o diálogo e a partilha de saberes de várias gerações do agregado familiar;
·         Contrapor ao Natal consumista o verdadeiro Espírito de Natal Cristão;
·         Promover a criatividade e o sentido crítico.

Como Participar

Concorrentes:
Podem participar todos os alunos do 6.º e 8.º anos. Os trabalhos devem ser individuais e primar pela originalidade.

Apresentação dos trabalhos:
Os trabalhos devem ser apresentados em formato A4, num máximo de duas folhas, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Prazo de entrega dos trabalhos:
O prazo limite para a entrega dos trabalhos é o dia 5 de dezembro de 2014, nas Bibliotecas Escolares da GEA e ACO. Juntamente com o trabalho, os participantes devem entregar uma folha A4 com os seguintes dados:
- Nome do(s) participante(s);
- Número, ano e turma;
- A organização atribuirá um número a cada conto a fim de preservar o anonimato e a imparcialidade.

Divulgação dos resultados:
O resultado serão anunciados/publicados nas Bibliotecas Escolares e nos Blogues das mesmas no início do 2.º período.

Júri:
Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pelos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, as professoras bibliotecárias e dois professores de Português.
O júri terá em conta a originalidade, qualidade e a criatividade revelada. Não haverá recurso das decisões do júri.

Prémios:
Serão atribuídos certificados aos participantes e premiados os três primeiros classificados de cada ano.

Divulgação dos trabalhos:
Os trabalhos premiados serão divulgados nos Blogues das Bibliotecas Escolares.


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os 10 Mandamentos da Alimentação Saudável

"Os 10 Mandamentos da alimentação Saudável" são um conjunto de cartazes, afixados no átrio do Centro Escolar, elaborados pela turma do 9º VC1, sob a orientação da professora Elisabete Cruz, na disciplina de Práticas de Ação Educativa, tendo em vista alertar as crianças e os jovens para a importância de uma alimentação saudável. As mensagens transmitidas são muito importantes e o aspeto gráfico é magnífico, como podem verificar de seguida. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro



A fim de comemorar  o Dia Mundial da Alimentação foram realizadas, durante esta semana, várias atividades, com os alunos do 1º e 2º anos. Os alunos foram sensibilizados para a importância da alimentação, nomeadamente através de exposições, da história "A lagartinha muito comilona" de Eric Carle, da divulgação de canções sobre os alimentos saudáveis e da projeção de um power point alusivo ao tema.
Este trabalho resultou de uma parceria estabelecida entre  professora Elisabete Cruz, no âmbito da disciplina de Práticas de Ação Educativa, que leciona ao 9º VC1, e a Biblioteca Escolar.
Seguem-se algumas fotografias tiradas durante esses dias.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Este mês... nas bibliotecas!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE). Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. É também com essa intenção que receberemos os novos alunos nas bibliotecas do agrupamento. Dar a conhecer os espaços (físico e online), os recursos disponíveis, a forma de organização dos materiais e, fundamentalmente, sensibilizar para a importância da utilização da biblioteca como parceira no processo de ensino-aprendizagem.  

À semelhança de anos anteriores está a decorrer a 4ª edição do concurso “Leituras Enfeitiçadas” dirigido a alunos do ensino pré-escolar ao 9º ano. O concurso prevê duas modalidades – expressão plástica e expressão escrita - e é desenvolvido em articulação com a Biblioteca Municipal que se encontra já a preparar o sarau da noite de Halloween que decorrerá no dia 31, onde faremos a entrega de prémios aos alunos vencedores.

A Biblioteca da ESFA apoia a realização do concurso “promovido pela Ação Pólis “Soluções Locais para Estratégias Regionais” direcionado aos alunos finalistas. Os jovens são convidadas/os, em grupos de 3 a 5 elementos, a propor um projeto para o seu município que responda a uma problemática regional identificada em Viseu Dão Lafões. O prémio será uma viagem ao Parlamento Europeu! Consulta o site 
http://opendaysregions.acaopolis.pt e não percas esta oportunidade. Informa-te na biblioteca!  

Também como é já habitual, em parceria com o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2014, um programa dedicado ao cinema de animação, que inclui propostas para a realização de oficinas e exibição de filmes (curtas e longas metragens).

No dia 16 assinalaremos o Dia Mundial da Alimentação, propondo algumas atividades que reforcem a importância de nos alimentarmos saudavelmente. 

Iniciamos na GEA e na ACO a “Hora do Conto” e uma série de desafios mensais.


Bom mês… boas leituras!