sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Projeto "Conta-me Uma História" - O Pinto Borrachudo

Para o mês de novembro, para os alunos do 2º ano, escolhemos a história "O Pinto Borrachudo".
Trata-se de uma história tradicional portuguesa, da região de Coimbra, que foi recolhida por Adolfo Coelho no seu livro Contos Populares Portugueses. Apresenta as aventuras e desventuras do Pinto Borrachudo e exemplifica um caso de “persistência”.
Depois de lermos a história, cantámos a canção "Pintainho Amarelinho" e "Era Uma Vez Um Rei".
Pedimos às crianças que decorassem os "pintos" que lhes entregámos.

Estes foram os pintos "decorados" pelas crianças.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Projeto "Conta-me Uma História" – Os Ovos Misteriosos

No dia 19 de novembro, contámos a história "Os Ovos Misteriosos" aos alunos da Unidade de Multideficiência, localizada no Centro Escolar, de Luísa Ducla Soares. 
A história conta que uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. 
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada. 
Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.


                                                  Eis os trabalhos dos alunos da UAM.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dia dos Direitos Internacionais da Criança - 20 de novembro

A data de 20 de novembro assinala o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança (em 1959) e a Convenção sobre os Direitos da Criança (em 1989). A Convenção é um importante instrumento legal, de caráter universal, dado que, ao ter sido ratificada pela quase totalidade dos Estados do mundo, os obriga a adequar as normas de Direito interno às da Convenção, com vista à promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades das crianças.

A fim de comemorarmos este dia, estão a decorrer exposições, nomeadamente dos Direitos da Criança e de livros alusivos ao tema. A hora do conto realizada junto dos  alunos com Necessidades Educativas Especiais, durante os meses de novembro e dezembro, versarão os direitos humanos.
Este trabalho resultou de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a professora Elisabete Cruz que orientou a turma do 9ºVC1, na disciplina de Práticas de Ação Educativa.



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Projeto Conta-me Uma História - "Corre, corre cabacinha"

Para o mês de novembro, escolhemos a história "Corre, corre cabacinha", para contarmos aos alunos do 1º ano do Centro Escolar.
Trata-se de um livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, 1º Ano de escolaridade, leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais. É também um livro integrado nas Metas Curriculares.
A história "Corre, corre cabacinha" tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado…
Nesta colecção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa.
Depois de lermos a história, cantámos a canção "Era uma velha que vivia numa ilha".
No final, foi proposto às crianças "decorarem" uma cabaça que lhes oferecemos em papel. Estes são os bonitos trabalhos que eles fizeram!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Projeto "Conta-me Uma História" - O Nabo Gigante

No dia 10 de novembro, as alunas do 7º H, Diana Luís e Tatiana Faria, contaram a história "O Nabo Gigante" aos alunos da Unidade de Multideficiência, localizada no Centro Escolar.
Esta atividade resultou do convite que fizémos aos alunos, no início do ano letivo, para colaborarem com a BE na dinamização da Hora do Conto, nomeadamente junto dos alunos da Educação Especial.
As alunas Diana e Tatiana contaram a história, falaram da importância do trabalho em equipa e, no final, entregaram o desenho de um nabo para ser "decorado" de forma original pelos alunos (com a ajuda fundamental dos respetivos professores). O entusiasmo foi tão grande que as alunas estão já a preparar a próxima intervenção. Obrigada a todos.

                                                  Eis os trabalhos dos alunos da UAM.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

APRENDER EM FESTA 2014

A fim de assinalar o Dia Internacional do Cinema de Animação, a 24 de outubro, o Cine Clube de Viseu e a Biblioteca Municipal de Mangualde, têm o prazer de apresentar o programa APRENDER EM FESTA 2014
Assim, durante o mês de outubro, decorreram,  as Oficinas de Cinema de Animação e as Curtas Metragens de Cinema de Animação, nas quais participaram os alunos do 1º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas de Mangualde. 
No dia 14 de novembro será exibido, nesse âmbito, na Biblioteca Municipal,  o "Filme-Concerto Number, Please? Viagem à Lua", de vários realizadores. Teremos, assim, oportunidade de assistir em Mangualde a um espetáculo de música ao vivo, composta pelo Sr. Dr. José Carlos.
Convida-se a comunidade educativa a participar e a associar-se a centenas de cidades em todo o mundo que dedicam o mês de outubro à animação.
O valor de participação por aluno é de 1 euro.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Este mês nas bibliotecas...

Bem -vindos a novembro!

No dia 14 encerraremos o Aprender em Festa 2014 com a exibição do filme-concerto “Viagem à lua” e “Number, please” dois clássicos do cinema que serão exibidos com uma atuação ao vivo dos músicos José Carlos Sousa e Nuno Silva. A atividade dirige-se aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e acontecerá na Biblioteca Municipal.

No dia 20 comemora-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança e a data será vivida na GEA e na ACO, com exposições de materiais, ações de sensibilização e o lançamento do concurso literário “Histórias com Direitos” para os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos) e do 2º ciclo. O regulamento será publicado em breve.

Biblioteca Municipal comemora mais um aniversário realizando uma noite ao “sabor dos anos 60” na qual está prevista muita música e as atuações dos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo. Vai ser uma noite a não perder!

No dia 25 assinalamos na ESFA o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, um crime que, infelizmente, tem trazido para a comunicação social as histórias de terror vividas por muitas mulheres no nosso país. Estão previstas algumas ações de sensibilização para o tema e a exibição de um filme que será designado brevemente.

Continuam as atividades/ desafios mensais “Ler é para já!, Autor do Mês, S.M.S. Saber Mais Sobre, Quem é o autor? E Algoritmo.

Bom mês… boas leituras!