quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que anualmente se comemora no dia 27 de janeiro, a Biblioteca da ACO realizou as exposições “Aristides de Sousa Mendes” e Anne Frank” e um ciclo de cinema tendo por base o filme “Um Rapaz do Pijama às Riscas”. Neste âmbito, foram, então, realizadas 3 sessões: das 12H00 às 13H30 para o 7º A; das 14H35 às 15H20 para o 7º F, 7º H e 8º H; e das 15H30 às 17:00 para o 8º D. 
Aproveitou-se a ocasião para divulgar os livros da biblioteca que abordam o mesmo tema, nomeadamente "O rapaz do pijama às riscas", "Anne Frank", "O caderno do avô Heinrich" e "O mundo em que vivi".
No final foi dinamizado um passatempo para promover a reflexão sobre o tema.

Projeto "Conta-me Uma História" - O príncipe com orelhas de burro

No dia 26 de janeiro, foi a vez das turmas do 2º ano, assistirem à peça de teatro "O príncipe com orelhas de burro" de Adolfo Coelho, representada pelo grupo da leitura. No final, os alunos ouviram a canção "Era uma vez um rei com uma grande barriguinha", o que provocou grande animação da pequenada.

Esta história está integrada na obra Contos Populares Portugueses constituída por contos de todos os tempos e de todas as idades, que nos devolve o imaginário e o maravilhoso da nossa cultura popular, e de que faz parte, entre outras, "O príncipe com orelhas de burro", “História da Carochinha”, “A Formiga e a Neve”, “O Coelhinho Branco”, “A Raposa e o Lobo”, “O Compadre Lobo e a Comadre Raposa” e “Os Dois Irmãos”.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto "Conta-me Uma História" - A Flor Vai Ver o Mar

Em janeiro, contámos às tumas do 1º ano a história "A Flor Vai Ver o Mar" de Alves Redol. Alguns dos alunos foram convidados a "encarnar" as várias personagens que nela entram e, no final, escolheram a personagem preferida e justificaram a sua escolha.

A Flor vai ver o mar é o primeiro volume de quatro narrativas versificadas, da autoria de Alves Redol, protagonizadas por uma flor e pelo seus companheiros de aventuras: uma flor, um pau, uma rã, um cão e um boi. O texto faz viajar estas personagens por diversas  paisagens e ambientes, neste caso os marítimos, levando-as a ultrapassar as suas limitações físicas.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A HORA DO CONTO

A turma do 9º ano vocacional (VC1),acompanhados da diretora de turma, Elisabete Cruz, prepararam o conto A Fada da Cor, de Diana Dias, que ilustraram e leram aos alunos da UAM e UEEA.


TURMA VC1











                                                                                           
                                                   

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resultados dos Concursos de Presépios e de Contos de Natal

Os vencedores do Concurso de Presépios foram os seguintes:
1º prémio - Laura Loureiro do 2º D;
2º prémio - Matilde Rodrigues do 2º D;
3º prémio - Bianca Ramos e Mariana Amaral do 7º H.

Os vencedores do Concurso de Contos de Natal foram os seguintes:
1º prémio - Beatriz Lopes do 8º H;
2º prémio - Mariana Rodrigues do 8º D;
3º prémio - André Courela do 8º A.

Os prémios serão entregues no dia 9 de janeiro, às 10:00 horas, na Biblioteca Escolar.

Parabéns a todos os participantes!