quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projeto "Conta-me Uma História"

No dia 23 de fevereiro, o grupo da leitura, composto pelas professoras aposentadas do 1º ciclo e pela professora bibliotecária, leram 2 poesias da obra "Ou isto ou aquilo", da autora Cecília Meireles, aos alunos do 2º ano. Por sua vez, 2 destes alunos, leram também aos colegas mais 2 poesias da mesma obra. Ficaram, assim, a saber mais sobre aquele género literário.
“Ou isto ou Aquilo” é um dos mais belos e importantes livros de poesia para crianças, nascido da extrema sensibilidade de Cecília Meireles. Os poemas falam dos sonhos e fantasias que povoam o mundo infantil. Este livro publicado pela primeira vez em 1964, vem encantando sucessivas gerações e agrada não só às crianças, mas também aos jovens e adultos.
No final, foi lançado um desafio: fazer um acróstico, tendo por base a palavra "POESIA", candidatando-se. assim, ao concurso de acrósticos, lançado pela Biblioteca da ACO.

Concorram! Haverá prémios para os melhores trabalhos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Semana dos Afetos

A comemoração da Semana dos Afetos está a decorrer na ACO. A professora Elisabete Cruz, na disciplina de Práticas de Ação Educativa, com o 9º VC1, em parceria com a BIblioteca Escolar, promoveu a decoração da escola com dois bonitos painéis, tendo por base um trabalho de origami, que desenvolveu nas suas aulas. Orientou, também, a Hora do Conto, tendo por base "O Livro da Paz" de Todd Parr, na UAM (Unidade de Multideficiência).











Por outro lado, estabeleceu-se outra parceria entre a Biblioteca Escolar, a professora Graça Carvalho e a professora Laura Amaral. Assim, a professora bibliotecária contou ao 2º D a história "A Lenda do Arlequim", que aborda o valor da amizade e dos afetos.

No seguimento disso, foram feitas máscaras de carnaval, de inspiração "veneziana". Esses trabalhos estão expostos no átrio de acesso ao Centro Escolar.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Semana da Internet Segura

Está a decorrer no agrupamento a Semana da Internet Segura. Nesse sentido estão a decorrer exposições para chamar à atenção para os direitos e os deveres ligados ao uso da Internet.
 Amanhã, dia 11 de fevereiro, pelas 12:00, na Biblioteca Municipal, algumas turmas do 8º ano (8º C, D E, F e G) poderão assistir à peça “Like? Um clique pode mudar a tua vida” com os atores Pedro Górgia e Alexandre Silva, entre outros.

A peça “Like? Um clique pode mudar a tua vida” pretende consciencializar, de uma forma divertida e lúdica, os jovens sobre os riscos criados pela constante navegação online e apresentar o impacto das escolhas que cada um faz no uso das Novas Tecnologias.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Este mês...nas bibliotecas!

Em fevereiro comemoramos a Semana da Internet Segura, uma semana que tem como principal objetivo a promoção da utilização segura da Internet. Assim, no dia 10 serão dinamizadas duas sessões direcionadas aos alunos do 3º e 4º ano que decorrerão na Biblioteca Municipal. No dia 11, com o apoio da Fundação PT receberemos na Biblioteca Municipal a peça de teatro “Like? Um clique pode mudar a tua vida” com os atores Pedro Górgia, Alexandre Silva e Vicente Morais. O espetáculo é dirigido aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e reverterá para apoio às Bolsas Sociais do CADin, uma associação que apoia crianças e jovens com perturbações de desenvolvimento neurológico. No dia 12, dinamizaremos na ESFA uma sessão sobre comércio eletrónico, contando com a presença do Dr. Paulo Morais da Caixa Geral de Depósitos. Durante toda a semana será feita na escola a divulgação de materiais alusivos à temática. 

Em articulação com a Rede Europeia Anti Pobreza será realizada no dia 12 a 1ª sessão do Projeto “PhotoVoice”, que englobará a turma do 10ºG e a professora Cristina Matos. 

Durante todo o mês decorrerão também em várias escolas do 1º ciclo sessões do Projeto SOBE.

Na ACO serão comemorados os Afetos numa articulação estabelecida entre a biblioteca, a docente Elisabete Cruz e os alunos do 9º VC1. 

 No dia 23, o CineClube de Viseu dinamizará na ESFA duas oficinas de Cinema de Animação para os alunos de Artes (10º e 11º anos). 

A 1ª fase do Concurso “Leitores de Palmo e Meio” (1º ciclo) acontecerá a 25 e oConcurso de Spelling (1º e 2º ciclo) terá lugar no dia 27. 

Mantêm-se os desafios mensais habituais. 

Bom mês… boas leituras!