terça-feira, 26 de maio de 2015

No âmbito do Projeto "Conta-me Uma História", escolhemos, para o 2º ano, a obra "Uma Flor Chamada Maria" de Alves Redol, indicada nas Metas Curriculares para o 2º ano.

Nesta obra, Alves Redol apresenta o percurso da aprendizagem das letras e das palavras, na escola. Um dia, Flor regressa a casa numa grande tristeza porque a escola fechou. Perante a situação, Chim, o chinês, oferece-se para dar lições no seu bar e a aprendizagem prossegue em grande tom de brincadeira. Assim, ao longo do conto, o escritor brinca com as palavras, dando vida às letras às letras do alfabeto.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Encontro com o escritor Fernando Marques Pereira

No âmbito da comemoração do Dia do Autor Português, promovemos hoje, dia 21 de maio, o encontro com o escritor Fernando Marques Pereira. Foram feitas 2 sessões com as turmas do 7º A, C, F e H em que o escritor, para além de apresentar o deu último livro "Angelina... e os pais separados", conversou com os alunos sobre vários assuntos do seu interesse, cantou com eles várias músicas que eles gostam, de que resultou um ambiente com muito significado para todos os presentes, o que foi demonstrado pelo bom comportamento dos alunos envolvidos. Parabéns a todos os que permitiram que esta atividade fosse um sucesso.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto Conta-me Uma História - UEEA e UAM

Tal como vem sendo hábito, as crianças da UEEA e UAM têm vido a beneficiar da atividade Hora do Conto. A grande novidade é mesmo a possibilidade dos alunos da UAM poderem "deslocar-se" à Biblioteca, pois, finalmente, o elevador está já a funcionar.
Assim, nas 3 últimas semanas contámos as histórias "A Minha Mãe" de Anthony Browne, " O Patinho Feio" de Hans Christian Andersen  e "O Livro da Família" de Todd Parr. Após a leitura das histórias, que é sempre partilhada com as crianças, pois, normalmente, são histórias adaptadas com símbolos do SPC, recorremos ao Quadro Interativo para dinamizar algumas atividades. Há sempre lugar para a música, a que estas crianças reagem muito bem!

terça-feira, 5 de maio de 2015

Este mês nas bibliotecas...


Maio é o mês em que receberemos uma das mais conceituadas companhias de teatro do nosso país. A "Atrapalharte" estará connosco no dia 7 (5ª feira) para dinamizar duas sessões do espetáculo "Robertices", inspirado na obra de Luísa Dacosta e dirigido aos alunos do 1º ciclo. Com o apoio da Câmara Municipal, que muito agradecemos, conseguimos o transporte para os alunos e alunas das nossas aldeias que assim terão oportunidade de assistir ao espetáculo que irá acontecer na Biblioteca Municipal às 10h e 30m e às 14h e 30m. 

No dia 9, assinala-se o Dia da Europa. Faz precisamente 65 anos que Robert Schuman apresentou uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Nas bibliotecas serão expostos materiais sobre a história da UE e sobre os países que a constituem. Na plataforma moodle foi criado um novo separador sobre este tema e adicionados uma série de recursos educativos que podem ser consultados aqui! (link direto).

No dia 22 será comemorado o Dia do Autor Português. Contaremos com a presença do autor "Fernando Marques Pereira" que apresentará o livro "Angelina e os pais separados", numa sessão direcionada aos alunos do 7º e 8º anos.

Durante este mês, ainda sem data agendada, a professora Paula Alexandra Almeida(ex-docente no nosso agrupamento) dinamizará para os alunos do 2º ano uma oficina de escrita criativa.

Mantêm-se as atividades do projeto SOBE e os concursos e desafios habituais. 

Bom mês... boas leituras!

Projeto Conta-me uma História - A Menina Gotinha de Água

O livro A Menina Gotinha de água, do autor Papiniano Carlos, é uma obra recomendada para a iniciação à educação literária do 2º ano, nas novas metas curriculares de português. Constitui um dos maiores êxitos editoriais do autor, nomeadamente pela sua função educativa junto das crianças.
Apresentámos a obra sob a forma de teatro, tendo, no final sido cantada uma canção alusiva ao tema tendo por base a indicação dada no final da obra.
Contámos, assim, a história de uma gotinha de água que parte do mar, que se evapora, que viaja ao sabor do vento ao lado de tantos milhões de outras gotinhas de água, que como ela se transformam em chuva, dão vida às flores e comida aos homens, que descem ao fundo da terra, despertam numa fonte, num fio de água, num ribeiro que se transforma em rio e que regressam ao mar.