quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resultados do Concurso "Marcadores Mágicos"

No âmbito da atividade "Leituras Enfeitiçadas", decorreu o Concurso "Marcadores Mágicos".
Segue-se a lista dos vencedores.
Parabéns!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividades Dia Mundial da Alimentação

A turma do 10º K, do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância, sob a orientação da Dra Adelina Figueira,  comemorou o Dia da Alimentação, em parceria com a Educação Especial. As atividades foram realizadas no dia 27 de outubro, pelas 14:30 horas, no auditório da ESFA.
Foram apresentadas uma peça de teatro, uma dança e diversas leituras de poemas sobre a alimentação. A organização foi muito boa e foi desenvolvido um bom trabalho.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Projeto Conta-me Uma História - "Corre, corre, cabacinha" de Alice Vieira

Durante esta semana, as turmas do 1º ano da ACO, puderam usufruir da hora do conto, tendo sido escolhida a história "Corre, corre, cabacinha" de Alice Vieira. A participação dos alunos foi fundamental pois foi-lhes sugerido que repetissem algumas partes da história que se repetiam mais. Após um breve diálogo sobre o enredo do conto, tiveram de escolher a personagem que gostaram mais e justificar a sua escolha. Por fim cantou-se a canção "Era uma velha que vivia numa ilha".

Seguem-se alguns trabalhos realizados pelos alunos

Encontro com o escritor Pedro Seromenho

Decorreu na Biblioteca Municipal, no dia 21 de outubro, o encontro com o escritor Pedro Seromenho a que assistiram a mior parte dos alunos do 1º ciclo. 
Os alunos puderam ouvir algumas histórias dos seus livros e conversar com ele sobre aspetos que consideraram relevantes. 
 No final houve uma sessão de autógrafos que  incluiu, também, um desenho feito pelo escritor. 
A sessão foi muito animada, tendo sido muito solicitada a participação dos alunos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Visitas à Biblioteca Escolar - 7º ano

Estão a decorrer as visitas dos sétimos anos à Biblioteca da ACO, tendo em vista dar a conhecer a mesma, ajudar os alunos utilizá-la explicando-lhe, nomeadamente, como aceder ao catálogo, como requisitar um livro, como pesquisar.
No final foi visionado o filme educativo "Mudar o Mundo", da Flaminia Edições Educativas,  que levou os alunos a refletir sobre a importância da leitura para o seu sucesso educativo.
As fotos que se seguem mostram que os alunos estiveram atentos e interessados.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Semana da Alimentação

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Mangualde, em parceria com a Coordenação de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde, realizou no dia 13 de outubro, para os alunos do 1º ano e respetivos Encarregados de Educação, uma ação de formação sobre "Lancheira Saudável". A Dra. Inês, com a colaboração dos alunos, apresentou a todos os presentes as alternativas para um lanche saudável, sugerindo os alimentos mais recomendados para esta finalidade. Foi, assim, uma atividade muito prática para que todos percebessem bem o seu alcance.
Na 6ª feira, dia 16 de outubro, também os alunos do Pré-Escolar tiveram oportunidade de comemorar o Dia da Alimentação, participando num peddy paper e ouvindo a história "O menino que não gostava de sopa" na Biblioteca Municipal. Nesse mesmo dia, na Biblioteca da ACO, foi contada a história "Eu nunca na vida comerei tomate" de Lauren Child, para os alunos da UEEA e UAM, tendo sido também realizadas várias atividades alusivas ao tema e do agrado destas crianças.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Comemoração do Dia do Animal

No dia 5 de outubro comemorámos o Dia do Animal. O Sr Dr. Benigno, veterinário municipal, veio ao Centro Escolar contar algumas "histórias" aos meninos do 1º ano, agraciando-os, ainda, com um jogo interativo muito interessante. No final foi ainda representado o teatro intitulado "Animais vendem-se" pela Sónia, animadora da Biblioteca Municipal e pela estagiária Sara. Todos ficaram muito sensibilizados para a importância dos animais e a forma como devemos tratar deles, sabendo que "os animais são nossos amigos" e "devemos tratar bem deles". Obrigada a todos os presentes.

Este mês nas bibliotecas...

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — “A biblioteca escolar é super” (tradução adotada pela RBE) é o tema deste ano. Em todo o mundo, é reforçada a visibilidade da biblioteca escolar como recurso poderoso na aprendizagem dos alunos! É também essa a intenção que preside às visitas que temos vindo a realizar com os novos alunos, nas bibliotecas do agrupamento.
Lançámos dois concursos de ilustração:
Manifestamente Melhor – tem por base o texto produzido pelo Curso de Artes do Espetáculo no ano letivo anterior e destina-se aos alunos do 9º ano e ensino secundário;
Marcadores Mágicos - propõe a criação de um marcador de livros que relacione a leitura e a magia e dirige-se aos alunos desde o pré-escolar ao 3º ciclo.
Os regulamentos de ambos os concursos podem ser consultados nos blogues das bibliotecas.
Na semana de 12 a 16 irá decorrer a Semana da Alimentação e Atividade Física estando a ser preparadas muitas atividades. Fiquem atentos!
No dia 21 será um prazer enorme voltar a receber o autor/ilustrador Pedro Seromenho que realizará na Biblioteca Municipal duas sessões para os alunos do 1º ciclo.
Também como é já habitual, em parceria com a BM e o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2015, um programa dedicado ao cinema de animação, que decorrerá na última semana do mês. Ainda com o CineClube, daremos início ao projeto “Aprender em Filmes” cujo objetivo é a produção de uma curta-metragem utilizando a técnica de “stop motion”. A primeira sessão decorrerá no dia 15. 
Iniciamos na GEA e na ACO a “Hora do Conto” e uma série de desafios mensais.
Bom mês… Boas leituras!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Comemoração do Dia Internacional da Música

A fim de comemorar o Dia Internacional da Música foi feita uma exposição bibliográfica e a hora do conto junto dos alunos da UEEA, sendo pedido a estes alunos que fizessem umas fichas alusivas ao tema. No final da sessão realizaram-se atividades com recurso ao quadro interativo.
Seguem-se as fotografias da atividade.

Trabalhos dos alunos da UEEA