segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Histórias de afetos - 8º ano vocacional .

    No dia 27 de novembro, a turma do 8º ano do Curso Vocacional, da Escola Ana de Castro Osório  fez uma visita à turminha do ensino pré-escolar da Educadora Rosário. A turma preparou histórias sobre os afetos e construiu fantoches para as apresentar. Esta atividade ocorreu sob a orientação da professora da disciplina de Acompanhamento de crianças  Adelina Figueira, pretendendo aproximar os alunos do contexto de trabalho. Este contacto foi profícuo, tendo sido do agrado dos mais pequenos e uma mais valia na aprendizagem dos mais velhos. Uma proposta a repetir.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Projeto "Conta-me Uma História" - Dez Dedos Dez Segredos

Desta vez, para o 1º ano, escolhemos a obra "Dez dedos dez segredos" de Maria Alberta Menéres. 
Começámos por pedir aos alunos que apresentassem os dedos. Depois, os que se ofereceram para "contarem" a história de cada dedo referido nessa obra, colocaram uma marioneta do seu animal de estimação no dedo respetivo. 
Ouvimos as histórias com recurso ao ebook do Plano Nacional de Leitura, Biblioteca dos livros digitais e, no final, questionámos os alunos sobre vários aspetos do desenrolar da ação. No final, foi cantada a canção " O nome dos dedos". 
Os alunos levaram a tarefa de desenhar a sua mão e nela apresentar uma das histórias que ouviram, não se esquecendo de assinalar o dedo correspondente.
A sessão foi muito animada e eles disseram que gostaram muito.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos este mês realizando a inscrição para o Concurso de Decoração de Natal Inter-Escolas do projeto “Make a Wish”. A "Make a Wish" é uma organização internacional que tem por missão realizar os sonhos de crianças e jovens gravemente doentes. As Bibliotecas Escolares e os professores de EMRC acharam pertinente dar o seu apoio a esta causa e em conjunto com a Associação de Estudantes e de vários outros alunos irão iniciar uma campanha solidária de “venda” de estrelas (as quais servirão depois para decorar a escola) para angariarem fundos destinados a realizar o desejo de uma criança/jovem. Contamos por isso com a solidariedade de todos! 

 No dia 11 comemora-se o S. Martinho e no dia 16 o Dia Internacional da Tolerância estando as bibliotecas a preparar alguns materiais para assinalar estas datas. 

 Com a apoio da editora Santillana estará na ESFA entre os dias 16 e 20 a exposição “Livros que fizeram História”. Trata-se de um conjunto de 16 painéis que contam a história de várias obras - desde a «Bíblia», passando pela «Origem da Espécies» de Charles Darwin e pela «Teoria da Relatividade» de Albert Einstein, até ao «Principezinho» de Saint-Éxupéry, entre outros. 

No dia 22 a Biblioteca Municipal comemora 18 anos e lançou o convite todos os mangualdenses que nasceram no ano da sua abertura para participarem diretamente nas comemorações deste dia. Será de certeza um dia cheio de muita animação a assinalar o excelente trabalho que têm feito em prol da cultura na nossa cidade. 

Continuam às quintas-feiras as sessões do projeto “Aprender em Filmes” com o CineClube de Viseu, no qual estão envolvidos vários alunos do agrupamento de Artes Visuais e os desafios mensais habituais.

 Bom mês… boas leituras!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Atividades de animação da leitura - UEEA e UAM

Semanalmente são realizadas atividades de animação da leitura junto dos alunos da UEEA e da UAM, que envolvem a hora do conto e a realização de diversas tarefas com recurso ao quadro interativo. Os alunos têm demonstrado muito interesse durante todas as sessões o que nos leva a tentar melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido. A colaboração dos professores desses alunos é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Claro que sem os funcionários também seria inviável a sua realização. Obrigada a todos os envolvidos.