quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Projeto "Make a Wish"

Em conjunto com os docentes de EMRC e a colaboração de vários alunos, aderimos este ano ao projeto “Make a Wish” que tem por missão realizar os desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Com as estrelas "vendidas" decorámos a nossa árvore "Make a Wish".

Festa de final de período

 A festa de final de período realizou-se no dia 17 de dezembro, no auditório do Centro Escolar, com o seguinte programa: peça de teatro Babushka, de Sandra Ann Horn, representado por um grupo de professoras reformadas do 1º ciclo; leituras e canções apresentadas pelos alunos do 1º ano; teatros “Os três Reis Magos” e “O sonho do pai natal” pelos alunos de Educação Especial; entrega de uma pequena lembrança, pelos alunos da professora Adelina do 8º vocacional e 10º K.
A alegria pairou no ar o que é visível nas fotografias seguintes.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Histórias de afetos - 8º ano vocacional

A turma vocacional do 8º ano da ACO, na continuação do sua preparação para a prática simulada, deslocou-se no dia 11 de dezembro à sala da educadora Rosário com mais histórias e, desta vez, com uma lembrança de Natal para o pinheirinho da sala. Miúdos e mais graúdos interagiram cantando canções de Natal celebrando assim, o espírito da época. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos foi realizado um trabalho de parceria entre a biblioteca da ACO e a professora Elisabete Cruz, tendo os alunos das turmas dos sétimos A, B, C, D, E, F, G e H, realizado, nas aulas desta docente, ilustrações dos direitos humanos que fazem parte da Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas, que estão expostos nos átrios de acesso ao Centro Escolar  e à sala de professores. Na próxima semana, estes alunos irão à biblioteca da ACO ver o filme   “30 Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, uma versão Simplificada dos 30 Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem criado especialmente para os jovens. Desta foram, espera-se que os alunos fiquem com uma visão mais completa acerca da temática.
Aqui vai o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade.
Seguem para já as imagens dos placares que decorámos. e imagens dos trabalhos realizados. 



Projeto "Reforçar o Português"

No dia 9 de dezembro, pela 14:00 horas, foi realizada mais uma sessão, na biblioteca da ACO, no âmbito do Projeto "Reforçar o Português". Desta vez os alunos tiveram de "encontrar" as palavras certas correspondentes às imagens apresentadas, ao mesmo tempo que procediam a sua leitura. Numa fase posterior, para além de associarem as palavras às imagens, tiveram, também, de as escrever. A atividade resultou muito bem e os alunos referiram que gostaram do que fizeram.
Eis algumas imagens ilustrativas do que foi referido.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Este mês nas bibliotecas...

E chegámos a dezembro! 
Iniciamos o mês assinalando o Dia da Pessoa com Deficiência com sessões de leituras nas bibliotecas, seguindo-se entre 9 e 11 o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma iniciativa das Bibliotecas Escolares em conjunto com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Várias organizações foram convidadas para este evento cujo programa definitivo será publicado muito em breve! Também na ACO a professora Elisabete Cruz se associou à comemoração desta data e irá expor várias ilustrações realizadas por alunos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Em conjunto com os docentes de EMRC e a colaboração de vários alunos aderimos este ano ao projeto “Make a Wish” que tem por missão realizar os desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Assim, solicitamos a toda a comunidade educativa que adquira uma estrela do projeto (1€) e contribua deste modo para levar um pouco de alegria e esperança a estes jovens.

Nos próximos dias 10, 14 e 15 a Biblioteca da GEA convida alunos e famílias a partilhar leituras ao final da tarde!

A Biblioteca da ACO, os alunos do 1º ciclo e a Educação Especial dinamizarão umespectáculo de encerramento do 1º período através da partilha de leituras e dramatizações.

Daremos início novamente ao projeto SOBE e mantemos os concursos e desafios mensais!

Bom mês… boas leituras

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Projeto "Conta-me Uma História" - O Livro da família

Escolhemos para contar às crianças do ensino pré escolar a história "O Livro da Família" de Todd Parr, pois a família é o tema que a educadora Ró está a abordar com eles. À medida que decorreu a leitura, foi-se concluindo que são muitas as diferenças entre as famílias, o que é necessário é que haja paz e amor no seio delas.
Depois disso, para além de haver a audição da canção "Panda foi à escola - A Minha Família", as crianças cantaram também uma canção que tinham aprendido recentemente.
No final oferecemos um coração para todos se lembrarem da mensagem transmitida pela história e todos seguirem essa regra na sua casa.