quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Semana do Afetos - 9º vocacional

No dia 23 de fevereiro a turma do vocacional do 9º ano, da Escola Ana de Castro Osório, deslocou-se à sala da educadora Rosário para desenvolver atividades relacionadas com  a semana dos afetos. A turma, dividida em pequenos grupos, apresentou a história "O abraço perfeito" de Joanna Walsh, "O Urso castanho" e a lengalenga "o gato miau". 
Estes trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Práticas de Ação Educativa sob orientação da docente Adelina Figueira.
A convite da professora Celeste e da sua turma do 1º ano, também foram brindados com esta atividade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O programa Comunicar em Segurança, promovido pela Fundação Portugal Telecom, pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de sessões de sensibilização em sala de aula e uma peça de teatro.
É nesse contexto que se insere a peça "ID - A tua marca na NET!", apresentada por Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais. O Agrupamento de Escolas de Mangualde, recebeu a referida peça, no dia 23 de fevereiro, pelas 10h30, a que assistiram 5 turmas da ACO. Os alunos mostraram-se interessados e participaram ativamente.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Teatro-musical "Letras Perambulantes"

Trata-se de um teatro-musical dedicado às crianças e jovens, que já recebeu diversos prémios no Brasil e retrata uma das maiores expressões artísticas da cultura popular brasileira: a Literatura de Cordel. A montagem é do Núcleo Caboclinhas, um dos mais reconhecidos grupos de teatro infanto-juvenil do Brasil.
Os alunos do Centro Escolar e da UAM assistiram à representação teatral com grande entusiasmo, tendo referido que "foi muito bom".

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Exposição "A Circunstância da Escrita na Idade Média"

Entre os dias 1 e 5 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Municipal a exposição "Escrita Medieval", visitada pelas turmas do 7º C, 8º E, 8º F e 8º H da ACO, devidamente acompanhados pelos respetivas professoras de História.
A exposição pretendeu recriar um ambiente monacal, com uma réplica de um "Scriptorium". Na exposição estavam, para além de uma maqueta do Real Mosteiro de Fornos de Maceira Dão, várias réplicas de Códices, da responsabilidade da melhor editora desta especialidade da Península Ibérica, com sede em Barcelona, a Moleiro, Editor s.a.. A  exposição terá o título "A Circunstância da Escrita na Idade Média", e foi inaugurada pela Professora Doutora Maria José Azevedo Santos. catedrática da Universidade de Coimbra (especialista de Paleografia) e pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, pelas 21h, do dia 29 de Janeiro 6ª feira, seguida de uma Conferência, por parte da mesma especialista subordinada à temática "O Misticismo da Cópia dos Livros na Idade Média".

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Este mês nas bibliotecas...

Como já é habitual, neste mês comemoramos a Semana da Internet Segura, uma semana que tem como principal objetivo promover a utilização segura da Internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças, mais propícias a riscos nesta rede mundial de comunicação. Há turmas do 1º e 2º ciclos a participar nos desafios lançados pelo site da Seguranet e turmas a visualizar os vídeos seleccionados pela Biblioteca e pelo grupo de informática. 
No dia 23 receberemos os atores Pedro Górgia, Alexandre Silva e Vicente Morais com a peça “ID – a tua marca na net”. O espetáculo é dirigido aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e conta com o apoio da Fundação PT revertendo a favor do Projeto Academia Si Metrias da Associação Sentido de Si – Associação de Saúde Mental. 

 No dia 19 receberemos na Biblioteca Municipal o teatro-musical “Letras Perambulantes”. O espectáculo tem como base a literatura de cordel e conta com o apoio da Câmara Municipal. 

 São vários os concursos que serão realizados este mês. Para o 1º e 2º ciclos: “Concurso de Spelling"“Conta-nos uma história” e “Livros Falados”. Para o 9º ano e ensino secundário lançaremos o concurso “O que vejo e não esqueço”, plagiando o título do mais recente livro de Catarina Furtado. 

Durante o mês haverá ainda tempo para assinalar a semana dos Afetos e para os desafios habituais. 

Bom mês, boas leituras!