terça-feira, 22 de março de 2016

Comemoração do Dia do Pai

No final do período, os alunos da professora Maria Dinis, em colaboração com a Biblioteca Escolar da ACO, fizeram uns bonitos porta-chaves para oferecer aos seus pais  no dia 19 de março. Seguem-se as fotografias dos mesmos.



segunda-feira, 21 de março de 2016

Semana da Leitura - 17 e 18 de março

No dia 17 à tarde, os Senhores Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Mangualde, presentearam-nos,  à semelhança de outros anos, com mais umas leituras, a que o 7º D, acompanhado da professora Elisabete Cruz, assistiu com muito interesse, na Biblioteca Escolar. No final, os ilustres convidados visitaram, ainda, a Feira do Livro.
Já no dia 18, de manhã, realizaram-se as seguintes atividades: o teatro "A Árvore Generosa" pelas senhoras colaboradoras da Biblioteca da ACO; a leitura de adivinhas pelos alunos de Educação Especial acompanhados pela professora Maria Dinis; o teatro "A Arca de Noé" pelos alunos da UEEA e da UAM; a recitação de lengalengas pelos alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º ano; a apresentação de diversas canções pelo professor José Marques.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Concurso de Leitura em Voz Alta

Apesar das dificuldades sentidas para apurar os vencedores, o júri constituído pelas professoras de Português Agostinha Gomes, Dulce Paixão e Graça Albuquerque, atribuiu os seguintes resultados:

                                                1º Prémio - Ana Carvalho do 7º D;
                                                2º Prémio - Gonçalo Marques do 8º B;
                                                3º Prémio - Mafalda Duarte do 7º B.

Segue-se a lista dos alunos participantes:
- Rita Costa do 7º A;
- Carolina Almeida do 7º E;
- Rafael Santos do 7º E;
- Cíntia Roliz do 7º J;
- Francisco Almeida do 8º F;

Obrigada a todos os que permitiram que esta atividade se realizasse.
Parabéns aos concorrentes!

quinta-feira, 17 de março de 2016

Semana da Leitura - 16 e 17 de março

No dia 16 destacamos a visita dos alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º ano à Feira do Livro e, no dia 17, o teatro "Os Bichos" da Companhia Teatro Atrapalharte. Foram ao teatro 7 turmas do 3º ciclo, e os alunos da Educação Especial (UEEA, UAM e alunos da professora Maria. O teatro foi um sucesso! Os alunos portaram-se muito bem e foram levados a participar ativamente.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Semana da Leitura - 14 e 15 de março

Nos primeiros 2 dias realizaram-se as seguintes atividades:
"Todos a Ler", "Elos de Leitura", "Abertura da Feira do Livro", "Concurso de Leitura em Voz Alta" e o "Encontro com a escritora Maria do Céu Hernandez".
Seguem-se algumas fotografias ilustrativas dessas atividades.




Projeto Reforçar o Português

Nos dia 3 e 16 de março, a Biblioteca Escolar em ligação com o professor do apoio, José Marques, promoveu mais uma sessão com os alunos do 1º ano no âmbito do Projeto Reforçar o Português. Nesse sentido, a professora bibliotecária contou, com a ajuda das crianças, a história "O Aniversário do Senhor Alfabeto" de Amir Piedade, tendo-lhes pedido que identificassem as letras que iam aparecendo na história e "adivinhassem" a respetiva prenda, sabendo que esta tinha que começar, também, pela mesma letra. De seguida, os alunos foram convidados a ler palavras associadas às imagens que as representavam. No final, os alunos fizeram uma ficha de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Projeto Conta-me Uma História - O Coelhinho Branco

Para o mês de março, escolhemos a história "O Coelhinho Banco", contada por António Torrado, para dinamizar a hora do conto junto das turmas do 1º ano. 
Desta vez, convidámos os alunos para fazerem um teatro. Escolhemos 6 alunos para "encarnar" as personagens da história, ou seja o coelhinho branco, a cabra cabrez, o boi, o cão, o galo e a formiga rabiga, sendo-lhes pedido que lessem as pequenas intervenções que elas tiveram ao longo da mesma. Os restantes alunos tinham a tarefa de imitar as vozes dos animais quando eles apareciam em cena. Claro que, a enquadrar isto tudo, estava um belo cenário elaborado pela professora Elisabete Cruz, colaboradora da biblioteca há longa data.
Os alunos adoraram e mostraram muita compreensão da história quando, no final da sessão, lhes foi perguntada a moral nela veiculada.