quarta-feira, 25 de maio de 2016

Teatro “Os quatro amigos cantores” - Young Volun Team MOVIMENTA-TE+

Realizou-se nos dias 24 e 31 de maio, no auditório do Centro Escolar, o teatro “Os quatro amigos cantores” pela Young Volun Team MOVIMENTA-TE+, sob a orientação da professora Adelina. A Biblioteca da ACO foi uma das parceiras na realização da atividade.
O público alvo desta festividade foram os alunos do Ensino Pré-Escolar,  do 1º ano e de Educação Especial.
As crianças deliraram. Estamos todos de parabéns!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Encontro com o escritor Carlos Paixão

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, realizou-se ontem, dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal, o encontro com o escritor Carlos Paixão. Foram realizadas 2 sessões para todas as turmas do 1º e 4º anos e para algumas turmas do 3ºano. O escritor conversou com os alunos acerca da sua vocação para a escrita, mostrou o processo de elaboração de um livro e divulgou as suas obras, com especial destaque para "O Vento Bateu à Porta", recentemente editada. Os alunos participaram bastante e ficaram muito sensibilizados para a importância da escrita e da leitura.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atividade " Quem disse que os alunos não gostam de escrever?"

Está patente a exposição no âmbito da atividade "Quem disse que os alunos não gostam de escrever?", dinamizada pela professora Graça Albuquerque, em parceria com a Biblioteca Escolar. Os trabalhos expostos foram elaborados pelos seus alunos do 8º ano, nas aulas de Oficina de Escrita. Visitem a exposição! Afinal os alunos até gostam de escrever!

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Conto "A outra" de Rita Carvalho e Daniela Correia do 7º D

Este conto foi elaborado pelas alunas Rita Carvalho e Daniela Correia do 7º D nas aulas de Oficina de Escrita. Leiam! Vão gostar...


quarta-feira, 11 de maio de 2016

terça-feira, 10 de maio de 2016

Grupo Young Volunteam Movimenta-te+ - VAMOS AJUDAR A GRUMAPA!

O Grupo Young Volunteam Movimenta-te+, juntamente com os alunos do 5º H, F  e 6º B vão levar a cabo uma ação de solidariedade a favor da GRUMAPA (grupo Mangualdense de apoio e proteção de animais) com o objetivo de divulgar e angariar bens para os animais.
VAMOS AJUDAR A GRUMAPA! 
18,19 e 20 de Maio 
Gomes Eanes / ACO / ESFA

Recolha de bens (ração), e venda de ímanes. Na Gomes Eanes venda de flores.
As turmas do 8º e 9º vocacional ACO - Trabalharam no apoio à atividade de voluntariado com a  criação de ímanes para venda.
Ser voluntário é ser solidário!
Quem quer comprar??


sábado, 7 de maio de 2016

Este mês nas bibliotecas...


Iniciaremos maio com a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura destinada a apurar os alunos que representarão Viseu na fase nacional que deverá acontecer no mês de junho.

No dia 9 comemora-se o Dia da Europa festejando-se a paz e a unidade do continente europeu. 

Há duas exposições para visitar na ACO - "Quem disse que os alunos não gostam de escrever" e "Ilustrar um conto" que resultaram de articulações estabelecidas entre a biblioteca e docentes dos grupos de Expressões e de Português. Vale a pena ver os trabalhos dos nossos alunos!

No dia 22 comemora-se o Dia do Autor Português e teremos na nossa escola o escritor Carlos Paixão que apresentará o livro "O vento bateu à porta". A atividade está direcionada para os alunos mais pequenos e irá decorrer na Biblioteca Municipal. Também a assinalar a data será lançado o desafio "Autores e Livros" pelo que convidamos os alunos a participar!

Mantemos os concursos e desafios habituais!



Bom mês... boas leituras!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Projeto Conta-me Uma História - "A História do Pedrito Coelho"

Durante a semana em curso, a história que escolhemos para contar ao 1º ano foi "A História do Pedrito Coelho" de Beatrix Potter, a história de um coelhinho muito malandro que se envolveu numa aventura que podia ter acabado muito mal....
Começámos por apresentar a biografia da autora. De seguida, procedemos à análise da capa, tendo solicitado aos alunos que, através da análise da mesma, antecipassem o conteúdo da história. 
A sessão decorreu de uma forma muito dinâmica, tendo alguns alunos participado como personagens, ajudando, assim, os colegas a compreender melhor a história. No final, através do diálogo entre todos, reconstruiu-se o enredo da história e concluiu-se que é importante que as crianças ouçam os conselhos da mãe e dos adultos que lhe querem bem.