quinta-feira, 9 de junho de 2016

Entrega dos prémios - 3º período

Na 3ª feira foram entregues os prémios dos concursos realizados. Segue-se a lista dos premiados:
- Concurso "Leitor +" - Tiago Marques do 1º D e Mariana Rodrigues do 7º A;
- Concurso "SMS... Saber Mais Sobre" - Mário Costa do 7º H;
- Concurso "Quem é o Autor" - Inês Cardoso do 1º C e Eduardo Bráz do 8º A;
- Passatempo "O Que é a Liberdade?" - José Miguel Santos do 7º F e Ana Rita Carvalho do 7º D;
- Concurso "Autores e Livros" - do 1º B - Ana Xia, Andreia Ferreira, Inês Inácio; do 1º C, Maria Inês Almeida, Adriana Sequeira, Afonso Bráz, Inês Cardoso, Pedro Marques; do 1º D, Erica Costa, Guilherme Couto, Tiago Marques;  do 7º C, Beatriz Sousa.
Parabéns aos alunos vencedores. O nosso obrigada a todos os participantes e aos professores que os incentivaram a participar.

Livro de Receitas - Educação Especial

No âmbito da articulação do Departamento de Expressões e da Biblioteca Escolar da ACO, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades do Agrupamento, os alunos fizeram uma recolha de receitas junto das famílias, registaram as receitas no Word e ilustraram-nas com imagens alusivas às mesmas.

O produto final foi exposto no edifício Ana de Castro Osório e na biblioteca da mesma escola e posteriormente arquivado.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Projeto Reforçar o Português

Realizou-se hoje, na Biblioteca Escolar, mais uma sessão no âmbito do Projeto Reforçar o Português, com a presença de 14 alunos.
A professora bibliotecária leu a poesia "A língua do nhem" de Cecília Meireles, solicitando a colaboração dos alunos presentes na leitura do "refrão" "nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...", passando, de seguida, a canção "Panda vai à escola - O Jogo das Rimas".
Posteriormente, recorrendo a um flanegrógrafo, o professor José solicitou aos alunos que lessem uma série de palavras onde apareciam o "lhe", o "nhe" e o "che". Depois, retiraram-se as palavras, tendo os alunos de as encontrar e as associar às imagens. Terminou a sessão com a realização de uma ficha de aplicação da temática abordada.
Como alguns alunos terminaram mais cedo, foram ainda realizadas atividades de leitura em pequenos grupos.
A atividade resultou bem e os alunos manifestaram interesse nas tarefas propostas.