quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"Não faz mal ser diferente"


 Para abordar a Tolerância e a Diversidade,  a biblioteca escolar dinamizou um trabalho de grupo com a participação de alguns alunos do 3º ciclo que diariamente frequentam a biblioteca e alunos NEE, subordinada ao tema "Não faz mal ser diferente".
Os alunos foram desafiados a observar várias imagens e frases alusivas ao respeito que todos nós devemos ter pela diferença. Com elas, os alunos foram sensibilizados para  a importância do ser–se diferente e como as diferenças nos complementam e enriquecem, enquanto pessoas. 
 Quiseram criar imagens desenhadas, escritas e pintadas por eles  e elaborar um cartaz de sensibilização para os mais pequenos do 1º ano.

Ficam as fotos da atividade!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Exposição da história "Zé do Boné"

Dia de S. Martinho


Os alunos NEE ajudaram a pesquisar tradições de S. Martinho e entusiasmaram-se a construir um trabalho coletivo que foi revertido em placard sobre as pesquisas feitas. A lenda também foi contada mas só aos meninos da unidade que posteriormente exploraram um jogo.

 Aos meninos do 1º ano foi proposto o desafio na hora do conto de "lerem " a história (contada com simbologia) da Maria Castanha como forma de os incentivar a aprenderem a ler com satisfação.


Para a festa da Castanha (o magusto) fizeram todos uma coroa temática.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Este mês nas bibliotecas...

Iniciámos novembro com um encontro com a autora da obra “A longa viagem de Angui e Luna”, Sónia Costa. Participaram turmas do 2º e 4º ano da GEA.


Nos dias 15 e 16, em colaboração com a GNR e o PES serão dinamizadas sessões sobre a temática “Abuso e exploração sexual de crianças”, direcionadas a turmas do 1º ciclo da GEA e das aldeias. 

A propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher – 25 de novembro - as turmas do ensino secundário irão participar em sessões sobre “Violência no Namoro” que decorrerão nos dias 24 e 25. Esta atividade será dinamizada em colaboração com a GNR e o PES. 

Foi lançado o Concurso “Conto de Natal” para o 1º e 2º ciclos da GEA, iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com o grupo de EMRC.

Estão também abertas as inscrições de alunos para a participação no Parlamento dos Jovens.  Tendo por base os 40 anos a Constituição da República Portuguesa, ambas as modalidades – básico e secundário – abordarão este tema. 

Mantém-se os já habituais desafios mensais!

Bom mês… boas leituras!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Halloween

A história escolhida para assinalar o Halloween foi " Carlota Barbosa a bruxa medrosa". Exploraram-se curiosidades acerca desta tradição, criou-se um clima envolvente e motivador e como exploração da história, os meninos do 1º ano e os alunos com necessidades educativas especiais e outros alunos que frequentam a biblioteca pintaram algumas “mandalas” que significavam feitiços da bruxa Carlota Barbosa.




 Mandalas pintadas pelos alunos: