sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



Na nossa escola assinalámos o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Alguns alunos ajudaram na preparação dos materiais que expusemos e hoje exibimos o filme "A vida é bela" ao qual assistiram  os alunos do ensino vocacional acompanhados da professora Adelina Figueira. 
Visita a exposição e procura na biblioteca os livros sobre este tema, porque é importante não esquecer!



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Dia Internacional do Obrigado

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte das 

nossas vidas, que nos ajudam e alegram, que nos fazem sonhar e acreditar.

Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.  
O Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi-se enraizando aos poucos no seio da comunidade.
Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.
Neste dia, diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.
Palavras como “obrigado”, “agradecido”, “grato”, “bem haja” não devem ser esquecidas e o seu uso diário é recomendável. Há, inclusivamente, estudos que alegam que ser grato pelas pequenas coisas da vida aporta grandes benefícios.
Gratidão é um valor que deve ser cultivado por todos.
A biblioteca escolar assinalou este dia,na hora do conto, com a apresentação da história " O sapateiro e os anões"
Alguns alunos do 3º ciclo que habitualmente frequentam a biblioteca escolar mostraram interesse em fazerem uma pesquisa acerca da palavra " OBRIGADA" .
Citando o Pórtico da Língua Portuguesa recordamos que “Obrigado vem do latim obligatu-, particípio passado do verbo obligare, ‘ligar; empenhar; comprometer’. O vocábulo corresponde ao particípio passado de obrigar, um adjetivo que, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências, é definido como "que tem uma dívida de gratidão para com alguém”, podendo ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido.
Enquanto forma de agradecimento, a palavra obrigado deve concordar em género e número com o sujeito que agradece:

 obrigado, se se tratar de um sujeito masculino;

– obrigada, se se tratar de um sujeito feminino;

– obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural;

– obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural.”

A concordância é feita com quem expressa o agradecimento, não com a pessoa que o recebe. Se for um agradecimento coletivo, o plural deve ser usado. Se duas pessoas fazem um favor a uma mulher, esta deve responder "obrigada" e não "obrigados", porque a pessoa que fica grata é a mulher. Já um grupo de homens agradece com "obrigados".


 Pesquisaram também o significado da palavra em 50 idiomas e posteriormente realizaram um cartaz com algumas dessas palavras de uma forma criativa

INGLÊS – Thank You
AFRIKAANS – Dankie
ALBANÊS – Faleminderit
ALEMÃO – Danke
ÁRABE – Shukran
ARMÉNIO – Chnorakaloutioun
BÓSNIO – Hvala 
BÚLGARO – Blagodaria
CATALÃO – Gràcies 
CANTONÊS – M̀h’gōi
COREANO – Gamsahamnida
CROATA – Hvala
CHECO – Děkuji
DINAMARQUÊS – Tak
ESLOVACO – Ďakujem
ESLOVENO – Hvala
ESPANHOL – Gracias
ESTÓNIO – Täname 
FINLANDÊS – Kiitos 
FRANCÊS – Merci
GALÊS – Diolch
GREGO – Sas eucharistoume
HAVAIANO – Mahalo
HEBRAICO – Todah
HÍNDI – Dhanyavaad
HOLANDÊS – Dank u
HÚNGARO – Köszönöm
IÍDICHE – A dank
INDONÉSIO – Terima kasih
ISLANDÊS – Takk
ITALIANO – Grazie
JAPONÊS – Arigatô
LETÃO – Paldies 
LIBANÊS – Choukrane
LITUANO – Ačiū
MACEDÓNIO – Blagodaram
MALAIO – Terima kasih
MALTÊS – Grazzi 
MANDARIM – Xièxiè
MONGOL – Bayarlalaa 
NORUEGUÊS – Takk
POLACO – Dziękujemy
ROMENO – Va Mulţumesc 
RUSSO – Spasibo
SÉRVIO – Hvala  
SUECO – Tack
TAILANDÊS – Kop khun
TÂMIL – Nandri
TURCO – Teşekkür ederim
UCRANIANO – Spasybi
ZULU – Ngiyabonga

 

A biblioteca escolar agradece...

Ficam algumas fotos:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Este mês nas bibliotecas...

Iniciámos as atividades do mês assinalando o Dia de Reis com a leitura de histórias (GEA) e a elaboração de coroas de reis com os meninos da sala de Autismo e com outros alunos, destinadas às sessões de apresentação da peça “Natal, Natal”em que a Biblioteca da ACO colabora com a Professora Adelina Figueira e os alunos do 9º ano Vocacional. Este mês foram já realizadas apresentações no Jardim de S. Julião e no Centro Paroquial da Cunha Baixa e amanhã será a vez do Lar da Misericórdia e da Creche Mariazinha Lemos.

Entre os dias 5 e 12 decorrem as sessões sobre “Prevenção Rodoviária” dinamizadas pela GNR e direcionadas aos alunos do 1º ciclo, uma iniciativa do PES e das Bibliotecas Escolares.

Entre os dias 17 e 20 receberemos alunos e docentes da Polónia, Bélgica, Itália, Turquia e Bulgária integrados no Projeto Erasmus+ “To be or not to be a hero – fairy tale”.Este projeto tem como objetivos conhecer diferentes culturas e heróis nacionais, estimular a criatividade e levar os alunos a sonhar, conhecer e perpetuar o gosto pela leitura de contos de fadas, entre outros.

No dia 18 daremos início à 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura com a realização da prova sobre as obras “O quarto de Jack” (alunos do ensino básico) e “As prisioneiras – mães atrás das grades” (ensino secundário) a qual permitirá apurar os alunos que representarão a escola na sessão distrital. Boa sorte para todos os participantes!

Neste mês decorrerá ainda o concurso ”Conta-nos uma história” no qual a professora Luísa Figueiredo e os alunos do 4º A se encontram envolvidos e será dado início aos“Desafios da Seguranet” no quais irão participar as turmas do 5º C e do 6º A com os docentes António Paisana e Renato Castro.

A sessão escolar do “Parlamento dos Jovens” irá acontecer no dia 24 e a finalizar o mês lembraremos as Vítimas do Holocausto com algumas atividades de que muito em breve vos daremos conta.

Como já é habitual decorrerão os concursos e desafios mensais!