terça-feira, 21 de março de 2017

Dia do Pai

No âmbito da celebração do Dia do Pai a 19 de março a proposta da Biblioteca para a hora do conto deste mês foi a obra "O Meu Pai", de Anthony Browne. Este livro, ilustrado a cores, é um tributo aos pais.  Realizámos leituras partilhadas individuais e em grupo da obra e fizemos a exploração das suas ilustrações, através de expressão corporal.
Falámos da profissão dos pais de cada um e após explicação da ficha de leitura da obra houve lugar para a animação com a música “Eu gosto é do meu pai”.
Com esta música os meninos do 1º ano foram animar a sala de Multideficiência. Foi uma animação muito especial e dela deixamos imagens.
 Os alunos do ensino especial elaboraram uma prenda oferecida num saco decorado por eles para surpreenderem os seus pais neste dia tão especial.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher!

Todos os dias são dias para celebrar grandes mulheres.
A Biblioteca da ACO assinala este dia com uma exposição Mulheres Prémio Nobel,  alusivos às mulheres que alcançaram o Prémio Nobel.
Os alunos do 9º ano vocacional homenagearam todas as mulheres que exercem funções na ACO com um marcador de livros que construíram na biblioteca, demonstrando uma excelente organização de trabalho em equipa;
Os alunos NEE fizeram na biblioteca um presente especial para oferecerem à sua Diretora de turma e também às mulheres especiais do seu quotidiano;
Também os alunos do 1º ano elaboraram um postal com quadra ou verso escrito para as mulheres especiais da família de cada um.Os alunos NEE ofereceram uma especial ajuda aos mais novos.
Aproveito para homenagear uma mulher muito especial com quem partilho o trabalho diariamente na Biblioteca: a D. Sílvia.
Fernanda Teixeira









terça-feira, 7 de março de 2017

Este mês nas bibliotecas...

Março… mês da leitura!

Iniciamos o mês assinalando o Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1975 para celebrar a luta pelos direitos das mulheres.

As turmas do 5º G e 6º A, com as docentes Paula Amaral e Maria José Espinha, que se encontram envolvidos na iniciativa “Miúdos a Votos” 
participarão este mês na Campanha Eleitoral e na Votação dos seus livros favoritos. Será também lançada uma nova edição do concurso “Spelling” destinada aos alunos do 2º ciclo.

No dia 21 celebraremos o Dia da Poesia e da Árvore e nesta data terá lugar também a sessão distrital do Parlamento dos Jovens que se destina a apurar os representantes do distrito à sessão nacional que decorrerá no final do ano letivo.

Na ACO promove-se a literacia da leitura com sessões dirigidas ao 1º ano.

Os alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais irão expor trabalhos de “Linogravuras” realizados com a coordenação da professora Anabela Pascoal.

Entre os dias 27 e 31 de março decorrerá a Semana da Leitura no agrupamento, cujo cartaz brevemente publicaremos.


Bom mês… boas leituras!