Mostrar mensagens com a etiqueta Cartaz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cartaz. Mostrar todas as mensagens
domingo, 10 de março de 2019
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
terça-feira, 9 de maio de 2017
Este mês nas bibliotecas...
Neste mês de Maio há três datas importantes a assinalar: O Dia da Mãe, que se comemora a 7, o Dia da Europa (dia 9) e o Dia do Autor Português (a 22). Para todas elas as bibliotecas escolares planearam atividades destinadas a comemorar estas efemérides - "Horas do Conto" alusivas, exposições de materiais, oficinas e alguns concursos marcarão estes dias.
Entre os dias 2 e 8 os alunos do 4º ano assistirão à Hora do Conto "O beijo da Palavrinha" com o Kamishibai. No dia 9, na GEA realiza-se o Concurso de Spelling destinado ao 1º ciclo e no dia 10 haverá mais uma edição do "Hat Parade", este ano complementado com sessões de sensibilização de prevenção do cancro da pele.
Na ESFA é possível ver a exposição "Assemblages" realizada pelo 12ºC (Curso de Artes Visuais) sob coordenação da docente Anabela Pascoal.
No dia 25 na Edufor Innovative Classroom decorrerão sessões sobre "Leituras e Tecnologias Inclusivas" destinadas aos alunos da GEA e da ACO.
Como já é habitual mantêm-se os desafios mensais.
Bom mês... boas leituras!
quarta-feira, 19 de abril de 2017
Este mês nas bibliotecas...
Este mês assinalamos a 23 de abril, o Dia Mundial do Livro! Receberemos o escritor Carlos Alberto Silva que dinamizará uma sessão para os alunos do 4º ano, dinamizaremos na ACO uma troca de livros e leituras e partilharemos com os alunos mais crescidos o belíssimo texto de Francisco José Viegas "Da felicidade que vem nos livros".
No dia 25 comemoraremos o Dia da Liberdade, animando alguns espaços da escola com materiais alusivos e dinamizando na ACO um concurso relacionado com o tema.
No dia 26 participaremos com os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário na sessão distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizará em Castro Daire e que visa apurar os representantes do distrito à sessão nacional.
No dia 27 os docentes de Artes realizam o já habitual "Diálogo e encontro com diferentes profissões artísticas" dinamizando no espaço exterior e interior da biblioteca algumas exposições que aconselhamos todos a visitarem. Também na GEA os alunos do 3º E irão expôr os trabalhos que realizaram sobre o "Sistema Solar".
Ainda na GEA, durante a semana, será lida aos alunos do 3º ano a história "As palavras cor-de-rosa e as palavras cinzentas", iniciativa que integra a Semana do Respeito, um projeto do 1º ciclo, e os alunos do 2º ano assistirão à exibição do filme "Princesa Sofia - A Biblioteca Secreta".
Continuam os desafios mensais habituais!
Bom mês, boas leituras!
terça-feira, 7 de março de 2017
Este mês nas bibliotecas...
Março… mês da leitura!
Iniciamos o mês assinalando o Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1975 para celebrar a luta pelos direitos das mulheres.
As turmas do 5º G e 6º A, com as docentes Paula Amaral e Maria José Espinha, que se encontram envolvidos na iniciativa “Miúdos a Votos”
participarão este mês na Campanha Eleitoral e na Votação dos seus livros favoritos. Será também lançada uma nova edição do concurso “Spelling” destinada aos alunos do 2º ciclo.
No dia 21 celebraremos o Dia da Poesia e da Árvore e nesta data terá lugar também a sessão distrital do Parlamento dos Jovens que se destina a apurar os representantes do distrito à sessão nacional que decorrerá no final do ano letivo.
Na ACO promove-se a literacia da leitura com sessões dirigidas ao 1º ano.
Os alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais irão expor trabalhos de “Linogravuras” realizados com a coordenação da professora Anabela Pascoal.
Entre os dias 27 e 31 de março decorrerá a Semana da Leitura no agrupamento, cujo cartaz brevemente publicaremos.
Bom mês… boas leituras!
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Este mês nas bibliotecas...
"Marca a diferença: Unidos por uma Internet Melhor!" é o mote da edição deste ano da iniciativa europeia, que também é assinalada no nosso agrupamento. Para além da exposição/divulgação de materiais alusivos à temática, terão lugar várias sessões de sensibilização a diversas turmas e marcaremos presença, com uma turma do 9º ano, na sessão de videoconferência que a ERTE vai realizar no dia 7 – Dia da Internet mais Segura. O objetivo é sensibilizar os jovens para uma navegação mais segura e consciente.
No dia 10 na ESFA, especialmente para os alunos envolvidos no projeto “Escolas Empreendedoras CIM Dão Lafões”, receberemos a “Conferência Teen”, que este ano tem como convidada, Marta Baeta, do projeto "From Kibera with Love". O principal intuito desta sessão é mostrar uma outra vertente do empreendedorismo - social - aos jovens.
São seis as turmas envolvidas no projeto Histórias Ajudaris’17 que se inicia este mês,um projeto inovador que promove a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. Parabéns aos alunos e docentes!
Amadeo de Sousa Cardoso é o artista que os alunos do 12ºC “revisitam”, sob coordenação da docente Anabela Pascoal e cujos trabalhos teremos oportunidade de visualizar na ESFA dentro de alguns dias.
A meio do mês, assinalamos a Semana dos Afetos, levando a cabo algumas iniciativas junto dos alunos mais novos do agrupamento.
Entre 20 e 24 deste mês os alunos envolvidos no Projeto de Erasmus “Digit – Digital Storytelling meets de world of work” (11ºL) irão até à Roménia para mais um encontro deste projeto que reúne alunos da Finlândia, Itália, Grécia e Roménia.
Bom mês, boas leituras!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
Este mês nas bibliotecas...
Iniciámos as atividades do mês assinalando o Dia de Reis com a leitura de histórias (GEA) e a elaboração de coroas de reis com os meninos da sala de Autismo e com outros alunos, destinadas às sessões de apresentação da peça “Natal, Natal”em que a Biblioteca da ACO colabora com a Professora Adelina Figueira e os alunos do 9º ano Vocacional. Este mês foram já realizadas apresentações no Jardim de S. Julião e no Centro Paroquial da Cunha Baixa e amanhã será a vez do Lar da Misericórdia e da Creche Mariazinha Lemos.
Entre os dias 5 e 12 decorrem as sessões sobre “Prevenção Rodoviária” dinamizadas pela GNR e direcionadas aos alunos do 1º ciclo, uma iniciativa do PES e das Bibliotecas Escolares.
Entre os dias 17 e 20 receberemos alunos e docentes da Polónia, Bélgica, Itália, Turquia e Bulgária integrados no Projeto Erasmus+ “To be or not to be a hero – fairy tale”.Este projeto tem como objetivos conhecer diferentes culturas e heróis nacionais, estimular a criatividade e levar os alunos a sonhar, conhecer e perpetuar o gosto pela leitura de contos de fadas, entre outros.
No dia 18 daremos início à 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura com a realização da prova sobre as obras “O quarto de Jack” (alunos do ensino básico) e “As prisioneiras – mães atrás das grades” (ensino secundário) a qual permitirá apurar os alunos que representarão a escola na sessão distrital. Boa sorte para todos os participantes!
Neste mês decorrerá ainda o concurso ”Conta-nos uma história” no qual a professora Luísa Figueiredo e os alunos do 4º A se encontram envolvidos e será dado início aos“Desafios da Seguranet” no quais irão participar as turmas do 5º C e do 6º A com os docentes António Paisana e Renato Castro.
A sessão escolar do “Parlamento dos Jovens” irá acontecer no dia 24 e a finalizar o mês lembraremos as Vítimas do Holocausto com algumas atividades de que muito em breve vos daremos conta.
Como já é habitual decorrerão os concursos e desafios mensais!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Este mês nas bibliotecas...
Iniciámos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Aos docentes do 1º e 2º ciclos foram enviadas várias curtas-metragens de animação alusivas à temática da deficiência e na ACO foram expostos trabalhos realizados por alunos
Entre os dias 5 e 7, realizaremos na ESFA mais uma edição do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Destacamos a presença de várias entidades convidadas, como a Amnistia Internacional, a DECO, a Câmara Municipal de Mangualde e a Cruz Vermelha Portuguesa. No último dia contaremos com a presença do Meritíssimo Juíz Dr Paulo Lima que dinamizará a atividade "Tribunal de Porta Aberta" e com a jornalista da revista Visão, Isabel Nery que apresentará o livro "As prisioneiras: mães atrás das grades". Para saber tudo o que vai acontecer, consulte o cartaz do evento.
No dia 12, receberemos o escritor Carlos Paixão que dinamizará uma sessão direcionada aos alunos da educação pré-escolar. Será com toda a certeza um encontro bastante animado!
E porque o Natal é tempo de partilha, os alunos do 3º D e 3º E, acompanhados pelas respetivas docentes e pelo professor Admar irão marcar presença nos Lares Nossa Sra do Amparo e Morgado do Cruzeiro para partilharem com os mais idosos um momento especial ao som de várias músicas. Também o 4º D acompanhado da sua professora se deslocará ao Centro de Dia da Paróquia de Mangualde.
Na ACO vários alunos estão envolvidos na elaboração de peças decorativas de Natal realizadas a partir de materiais reciclados que irão oferecer a diversas instituições.
Está a decorrer na GEA o concurso "Conto de Natal" uma iniciativa da Biblioteca e do grupo de EMRC.
A finalizar o mês, realiza-se na GEA a Feira do Livro, para a qual se convida toda a comunidade e na ACO uma Festa de Natal.
Bom mês... boas leituras!
Subscrever:
Mensagens (Atom)














