sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Este Mês... nas Bibliotecas!



Este mês comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. No dia 1 visitámos a biblioteca do Ex-colégio e durante todo o resto do mês, visitaremos todas as escolas da educação pré-escolar e do 1º ciclo. Para além dos livros do PNL (oferta aos alunos do 1º ano) e da actividade "Conta-me uma história", pretendemos sensibilizar para a importância dos livros e da leitura, dar a conhecer os projectos que queremos desenvolver durante este ano lectivo, divulgar o blogue... partilhar ideias...

Será iniciado também o projecto "Um livro, um amigo" -que visa a circulação de pacotes de livros pelas escolas do concelho.

As turmas novas de cada escola serão convidadas a visitar a biblioteca! É importante que os alunos se familiarizem com o espaço e aprendam a funcionar com ele.

Os Concursos "SMS - Saber Mais sobre... "e "Leitor do Mês" e a actividade "Autor do Mês", resultarão da articulação com os departamentos e serão desenvolvidos ao longo do ano lectivo.

No dia nacional da biblioteca escolar - 25 de Outubro - queremos organizar uma Maratona de Contos. Contamos com a adesão de alunos, professores, pais/encarregados de educação e auxiliares de cação educativa!

Produzimos alguns materiais para apoio à Literacia da Informação que distribuímos a professores e que disponibilizamos no blogue.

Ainda neste mês, em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde e o Cineclube de Viseu, comemoraremos a Semana da Animação com actividades dirigidas a todos os ciclos de ensino. Delas daremos, atempadamente, informações mais detalhadas.

Bom mês... excelentes Leituras
!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Divulgação do concurso SMS

Cá está a 1ª novidade: um concurso que promove a descoberta pessoal da cultura geral. O Saber Mais Sobre tem um regulamento específico e regalias... Mensalmente serão afixados os resultados do concurso e haverá prémio para o(a) aluno(a) que obtiver melhor pontuação!
Informa-te na Biblioteca Escolar.






Novo ano lectivo, novo aspecto do blogue!

Já deste conta que houve algumas alterações nas "nossas escolas". Desta forma, procurámos dar um novo visual ao nosso blogue, tornando-o mais colorido.
Está atento(a) porque vamos ter muiiiitas novidades!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bom Ano Lectivo!

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mangualde dão as boas vindas neste novo ano lectivo.A utilização dos diferentes recursos que colocamos à tua disposição pode contribuir bastante para a tua formação pessoal e para o teu sucesso escolar. Por isso... esperamos ver-te por cá muitas vezes na biblioteca!

Conta connosco! Nós contamos contigo!

As Professoras Bibliotecárias
Lúcia Morgado, Lurdes Ferreira, Teresa Beja

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Festa do Livro e da Leitura

De 1 a 6 de Junho, a Câmara Municipal de Mangualde, em conjunto com a rede de Bibliotecas Municipal e Escolares de Mangualde, dinamizará a Festa do Livro e da Leitura que se realizará na Avenida Conde D. Henrique/Lateral ao Passeio da Condessa. As actividades decorrerão entre as 9:30h e as 18h, nos dias úteis. No feriado, Sábado e Domingo, entre as 14h e as 21h.

Teatro "As Botas do Sargento" - Teatro ACERT (Tondela)

No dia 18 de Maio, pelas 10:30h os alunos do 1.º Ciclo da Escola das Carvalhas, irão assistir a uma peça de teatro - "As Botas do Sargento" - da companhia de teatro ACERT (Tondela), na Biblioteca Municipal de Mangualde. Pelas 14h será a vez de algumas turmas do 6.º ano.
A organização desta actividade é da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Mangualde