terça-feira, 16 de novembro de 2010

Breaking Stereotypes

Concurso Europeu de Posters"Breaking Stereotypes" (2006). Um concurso promovido pela Comissão Europeia e que lembramos hoje, para assinalar o Dia Internacional da Tolerância!


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Este Mês nas Bibliotecas...

Em Novembro, assinalaremos o Dia Mundial da Tolerância e o Dia Internacional da Filosofia, com actividades que atempadamente aqui divulgaremos.

É também neste mês que se comemora o aniversário da Biblioteca Municipal de Mangualde e contaremos por isso, com a presença de José Cruchinho, no dia 22, que dinamizará sessões de animação de leitura destinadas aos alunos do 1º ano. No dia seguinte, teremos a presença do escritor António Mota, autor, entre outras, da obra "Pedro Alecrim", livro de leitura obrigatória para o 5º ano. Por isso, todos os alunos deste ano de escolaridade terão a oportunidade de contactar "ao vivo" com o escritor, nas sessões que agendámos. Também os alunos do 3º e 4º anos das Carvalhas e do Ex-Colégio terão sessões com o escritor.
Ainda no dia 22, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal decorrerá o espectáculo Ode - música e poesia pelo Grupo de Teatro "Gaveta".

No dia 25, na biblioteca da Esfa, assistiremos ao lançamento do livro "Reis, Rainhas e Pães Saloios" da professora Emília Teles, evento para o qual convidamos desde já, toda a comunidade escolar.

Bom mês... boas leituras!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Para compreender a CDU!

Uma fantástica apresentação da organização da biblioteca com base na CDU realizada pela Biblioteca Escolar da EB 2,3 da Carapinheira.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Book!

Um vídeo para lembrar as vantagens do LIVRO!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Toma lá um livro!

E-book de sensibilização à leitura criado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, a partir de texto de autor desconhecido.

Myebook - Toma lá um livro - click here to open my ebook

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Este Mês... nas Bibliotecas!



Este mês comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. No dia 1 visitámos a biblioteca do Ex-colégio e durante todo o resto do mês, visitaremos todas as escolas da educação pré-escolar e do 1º ciclo. Para além dos livros do PNL (oferta aos alunos do 1º ano) e da actividade "Conta-me uma história", pretendemos sensibilizar para a importância dos livros e da leitura, dar a conhecer os projectos que queremos desenvolver durante este ano lectivo, divulgar o blogue... partilhar ideias...

Será iniciado também o projecto "Um livro, um amigo" -que visa a circulação de pacotes de livros pelas escolas do concelho.

As turmas novas de cada escola serão convidadas a visitar a biblioteca! É importante que os alunos se familiarizem com o espaço e aprendam a funcionar com ele.

Os Concursos "SMS - Saber Mais sobre... "e "Leitor do Mês" e a actividade "Autor do Mês", resultarão da articulação com os departamentos e serão desenvolvidos ao longo do ano lectivo.

No dia nacional da biblioteca escolar - 25 de Outubro - queremos organizar uma Maratona de Contos. Contamos com a adesão de alunos, professores, pais/encarregados de educação e auxiliares de cação educativa!

Produzimos alguns materiais para apoio à Literacia da Informação que distribuímos a professores e que disponibilizamos no blogue.

Ainda neste mês, em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde e o Cineclube de Viseu, comemoraremos a Semana da Animação com actividades dirigidas a todos os ciclos de ensino. Delas daremos, atempadamente, informações mais detalhadas.

Bom mês... excelentes Leituras
!