
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Este Mês nas Bibliotecas...
Comemoramos em outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todas as escolas, convidamos os novos alunos a visitar o espaço para que percebam as várias valências da biblioteca e o apoio que disponibilizamos quer ao seu estudo, quer aos seus tempos livres. Para além das visitas guiadas, lançaremos um concurso para o 1º e 2º ciclos, intitulado “Leituras Enfeitiçadas” cujo regulamento disponibilizaremos aqui num novo post. Contaremos com a visita do escritor Carlos Paixão, que uma vez mais, generosamente, voltará à nossa escola realizando sessões para os mais pequenos. Também a eles se destinam as sessões “Li Li e Ri Ri vêm ler para ti” dinamizadas pelas professoras Lúcia Morgado e Rita Almeida e “Eu, tu, nós e laços… bonecas livros e palhaços” uma sessão que os alunos do 10º J - Curso Profissional de Ação de Práticas Educativas - realizará no dia 21 sob a supervisão das docentes Rita Almeida e Paula Amaral.Iniciaremos também as sessões de Literacia da Informação, procurando que os alunos adquiram competências sobre a pesquisa e a elaboração de trabalhos. No âmbito do projeto “Leituras em Linha”, será lançado um inquérito sobre “Hábitos de Leitura” dirigido aos alunos do 10º ano.
Na última semana do mês, o Cineclube de Viseu em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde, realiza o Ciclo de Cinema de Animação “Aprender em Festa 2011” do qual daremos oportunamente informações mais detalhadas.
Bom Mês
Boas Leituras!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Vamos perceber o Acordo Ortográfico?
As Bibliotecas Escolares preparam esta apresentação sobre o Acordo Ortográfico, para de uma forma fácil, perceberes as suas principais alterações:
Acordo Ortográfico
Acordo Ortográfico
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Bom ano letivo!
A Biblioteca Escolar deseja-te um ano repleto de sucesso e espera ver-te muitas vezes neste espaço!Lembra-te que aqui podes:
- consultar documentos tais como, enciclopédias, manuais escolares, livros de apoio ao estudo das várias disciplinas, cd's, dvd's...;
- requisitar livros, dicionários e outros materiais para a sala de aula;
- requisitar livros para ler em casa;
- utilizar os computadores para fazeres pesquisas, realizares trabalhos, imprimir documentos...;
- ler o jornal e as revistas que recebemos;
- participares nas iniciativas que a biblioteca periodicamente desenvolve;
- deixar sugestões de atividades que gostavas que se realizassem... e muitas outras coisas!
Esperamos por ti! Bom ano letivo!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Teatro em Festa
Teve lugar no passado dia 25 de Março, e visando a comemoração do Dia Mundial do Teatro e a divulgação do trabalho dos alunos de Oficina de Teatro dos primeiro e segundo semestres, o espectáculo “Teatro em Festa” dinamizado pelas professoras de Oficina de Teatro com a colaboração das professoras Bibliotecárias das Bibliotecas Escolares do Agrupamento das Escolas de Mangualde e da Biblioteca Municipal de Mangualde.
Seguem-se algumas impressões, na primeira pessoa, de alguns alunos participantes:
André Jerónimo, 7ºC, “Acho que a peça O Senhor Teatro foi alegre. Senti-me bem, senti que o público gostou. Estivemos bem, não houve falhas e gostava de repetir”.
Catarina, 7ºE, “Adorei participar no Portugal não tem Talento, pois foi muito divertido, engraçado e não tive dificuldades nenhumas; só no início é que estive nervosa”.
José Campos, 7ºE, “Eu adorei participar e de fazer a personagem do Zé das Moscas e gostava muito, mas mesmo muito de repetir!”
Alexandre, 8ºE, “Parecia que os professores encarregues do espectáculo eram todos nossos professores e que éramos todos da mesma turma.”
8ºE, “Foi uma noite diferente, a fazermos coisas que gostamos e os nossos pais divertiram-se.”
Seguem-se algumas impressões, na primeira pessoa, de alguns alunos participantes:
André Jerónimo, 7ºC, “Acho que a peça O Senhor Teatro foi alegre. Senti-me bem, senti que o público gostou. Estivemos bem, não houve falhas e gostava de repetir”.
Catarina, 7ºE, “Adorei participar no Portugal não tem Talento, pois foi muito divertido, engraçado e não tive dificuldades nenhumas; só no início é que estive nervosa”.
José Campos, 7ºE, “Eu adorei participar e de fazer a personagem do Zé das Moscas e gostava muito, mas mesmo muito de repetir!”
Alexandre, 8ºE, “Parecia que os professores encarregues do espectáculo eram todos nossos professores e que éramos todos da mesma turma.”
8ºE, “Foi uma noite diferente, a fazermos coisas que gostamos e os nossos pais divertiram-se.”
terça-feira, 10 de maio de 2011
Este Mês nas Bibliotecas...
Comemoramos este mês o Dia da Europa assinalando a data com uma exposição de materiais sobre a União Europeia. Destacamos a apresentação que elaborámos sobre os Países que a integram e que pode ser visualizada nas bibliotecas da ESFA e da ACO ou aqui!No dia 22 de Maio, celebra-se o Dia do Autor Português e o objectivo é reconhecer o trabalho que os diversos criadores do nosso país - escritores, músicos, arquitectos, poetas, designers... têm feito em prol da nossa identidade e da nossa cultura.
Nas várias Bibliotecas Escolares do Agrupamento serão expostos durante o mês os "Livros de Mensagens" produzidos no âmbito da Semana dos Afectos.
O projecto "Um livro, um amigo" será desenvolvido durante o mês em parceria com as técnicas da Biblioteca Municipal decorrendo as actividades nas instalações da Biblioteca Municipal.
Destacamos a aluna do 6º B, Bárbara Pereira, que obteve o 2º lugar no concurso nacional "Quem conta um conto, acrescenta um ponto", promovido pelo Semanário Sol e pelo Plano Nacional de Leitura. Muitos parabéns à Bárbara!
Bom Mês, boas leituras!
domingo, 8 de maio de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)