quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Biblioteca recomenda...


Era uma vez a República
Texto de José Fanha, Ilustração de Alex Gozblau

Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante para a nossa História recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que terminou a Monarquia e se deu a implantação da República. São muitas as perguntas que colocamos quando se fala do 5 de Outubro de 1910. Será que saberemos o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia? Quem concebeu O Mapa Cor-de-Rosa? Como é que nasceu o Hino Nacional? Como é que se escolheu a Nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o Rei D. Carlos? Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei a Sidónio Pais?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leituras Enfeitiçadas!





Concurso dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos.

Participa! (Clica na imagem para saberes tudo)

Este Mês nas Bibliotecas...

Comemoramos em outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todas as escolas, convidamos os novos alunos a visitar o espaço para que percebam as várias valências da biblioteca e o apoio que disponibilizamos quer ao seu estudo, quer aos seus tempos livres. Para além das visitas guiadas, lançaremos um concurso para o 1º e 2º ciclos, intitulado “Leituras Enfeitiçadas” cujo regulamento disponibilizaremos aqui num novo post. Contaremos com a visita do escritor Carlos Paixão, que uma vez mais, generosamente, voltará à nossa escola realizando sessões para os mais pequenos. Também a eles se destinam as sessões “Li Li e Ri Ri vêm ler para ti” dinamizadas pelas professoras Lúcia Morgado e Rita Almeida e “Eu, tu, nós e laços… bonecas livros e palhaços” uma sessão que os alunos do 10º J - Curso Profissional de Ação de Práticas Educativas - realizará no dia 21 sob a supervisão das docentes Rita Almeida e Paula Amaral.
Iniciaremos também as sessões de Literacia da Informação, procurando que os alunos adquiram competências sobre a pesquisa e a elaboração de trabalhos. No âmbito do projeto “Leituras em Linha”, será lançado um inquérito sobre “Hábitos de Leitura” dirigido aos alunos do 10º ano.
Na última semana do mês, o Cineclube de Viseu em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde, realiza o Ciclo de Cinema de Animação “Aprender em Festa 2011” do qual daremos oportunamente informações mais detalhadas.


Bom Mês
Boas Leituras!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vamos perceber o Acordo Ortográfico?

As Bibliotecas Escolares preparam esta apresentação sobre o Acordo Ortográfico, para de uma forma fácil, perceberes as suas principais alterações:


Acordo Ortográfico

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bom ano letivo!

A Biblioteca Escolar deseja-te um ano repleto de sucesso e espera ver-te muitas vezes neste espaço!

Lembra-te que aqui podes:

- consultar documentos tais como, enciclopédias, manuais escolares, livros de apoio ao estudo das várias disciplinas, cd's, dvd's...;
- requisitar livros, dicionários e outros materiais para a sala de aula;
- requisitar livros para ler em casa;
- utilizar os computadores para fazeres pesquisas, realizares trabalhos, imprimir documentos...;
- ler o jornal e as revistas que recebemos;
- participares nas iniciativas que a biblioteca periodicamente desenvolve;
- deixar sugestões de atividades que gostavas que se realizassem... e muitas outras coisas!

Esperamos por ti! Bom ano letivo!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Teatro em Festa

Teve lugar no passado dia 25 de Março, e visando a comemoração do Dia Mundial do Teatro e a divulgação do trabalho dos alunos de Oficina de Teatro dos primeiro e segundo semestres, o espectáculo “Teatro em Festa” dinamizado pelas professoras de Oficina de Teatro com a colaboração das professoras Bibliotecárias das Bibliotecas Escolares do Agrupamento das Escolas de Mangualde e da Biblioteca Municipal de Mangualde.

Seguem-se algumas impressões, na primeira pessoa, de alguns alunos participantes:

André Jerónimo, 7ºC, “Acho que a peça O Senhor Teatro foi alegre. Senti-me bem, senti que o público gostou. Estivemos bem, não houve falhas e gostava de repetir”.

Catarina, 7ºE, “Adorei participar no Portugal não tem Talento, pois foi muito divertido, engraçado e não tive dificuldades nenhumas; só no início é que estive nervosa”.

José Campos, 7ºE, “Eu adorei participar e de fazer a personagem do Zé das Moscas e gostava muito, mas mesmo muito de repetir!”

Alexandre, 8ºE, “Parecia que os professores encarregues do espectáculo eram todos nossos professores e que éramos todos da mesma turma.”

8ºE, “Foi uma noite diferente, a fazermos coisas que gostamos e os nossos pais divertiram-se.”

terça-feira, 10 de maio de 2011

Este Mês nas Bibliotecas...

Comemoramos este mês o Dia da Europa assinalando a data com uma exposição de materiais sobre a União Europeia. Destacamos a apresentação que elaborámos sobre os Países que a integram e que pode ser visualizada nas bibliotecas da ESFA e da ACO ou aqui!

No dia 22 de Maio, celebra-se o Dia do Autor Português e o objectivo é reconhecer o trabalho que os diversos criadores do nosso país - escritores, músicos, arquitectos, poetas, designers... têm feito em prol da nossa identidade e da nossa cultura.

Nas várias Bibliotecas Escolares do Agrupamento serão expostos durante o mês os "Livros de Mensagens" produzidos no âmbito da Semana dos Afectos.

O projecto "Um livro, um amigo" será desenvolvido durante o mês em parceria com as técnicas da Biblioteca Municipal decorrendo as actividades nas instalações da Biblioteca Municipal.

Destacamos a aluna do 6º B, Bárbara Pereira, que obteve o 2º lugar no concurso nacional "Quem conta um conto, acrescenta um ponto", promovido pelo Semanário Sol e pelo Plano Nacional de Leitura. Muitos parabéns à Bárbara!

Bom Mês, boas leituras!