quarta-feira, 26 de outubro de 2011



Programa do dia 31 de outubro - Leituras Enfeitiçadas que decorrerá na Biblioteca Municipal.


Pelas 21h e 30m, entrega de prémios do concurso com o mesmo nome, promovido pelas Bibliotecas Escolares no qual participaram alunos do 1º e 2º ciclos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011



O concurso que desafia a tua criatividade! Podes participar nas modalidades de Música, Letra, Vídeo, Design, Media, Fotografia e Escrita Criativa.


Esta é a oportunidade de te desafiares e criares uma obra tua!
Participa!

Informações e Regulamento aqui!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Biblioteca recomenda...


Era uma vez a República
Texto de José Fanha, Ilustração de Alex Gozblau

Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante para a nossa História recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que terminou a Monarquia e se deu a implantação da República. São muitas as perguntas que colocamos quando se fala do 5 de Outubro de 1910. Será que saberemos o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia? Quem concebeu O Mapa Cor-de-Rosa? Como é que nasceu o Hino Nacional? Como é que se escolheu a Nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o Rei D. Carlos? Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei a Sidónio Pais?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leituras Enfeitiçadas!





Concurso dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos.

Participa! (Clica na imagem para saberes tudo)

Este Mês nas Bibliotecas...

Comemoramos em outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todas as escolas, convidamos os novos alunos a visitar o espaço para que percebam as várias valências da biblioteca e o apoio que disponibilizamos quer ao seu estudo, quer aos seus tempos livres. Para além das visitas guiadas, lançaremos um concurso para o 1º e 2º ciclos, intitulado “Leituras Enfeitiçadas” cujo regulamento disponibilizaremos aqui num novo post. Contaremos com a visita do escritor Carlos Paixão, que uma vez mais, generosamente, voltará à nossa escola realizando sessões para os mais pequenos. Também a eles se destinam as sessões “Li Li e Ri Ri vêm ler para ti” dinamizadas pelas professoras Lúcia Morgado e Rita Almeida e “Eu, tu, nós e laços… bonecas livros e palhaços” uma sessão que os alunos do 10º J - Curso Profissional de Ação de Práticas Educativas - realizará no dia 21 sob a supervisão das docentes Rita Almeida e Paula Amaral.
Iniciaremos também as sessões de Literacia da Informação, procurando que os alunos adquiram competências sobre a pesquisa e a elaboração de trabalhos. No âmbito do projeto “Leituras em Linha”, será lançado um inquérito sobre “Hábitos de Leitura” dirigido aos alunos do 10º ano.
Na última semana do mês, o Cineclube de Viseu em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde, realiza o Ciclo de Cinema de Animação “Aprender em Festa 2011” do qual daremos oportunamente informações mais detalhadas.


Bom Mês
Boas Leituras!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vamos perceber o Acordo Ortográfico?

As Bibliotecas Escolares preparam esta apresentação sobre o Acordo Ortográfico, para de uma forma fácil, perceberes as suas principais alterações:


Acordo Ortográfico

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bom ano letivo!

A Biblioteca Escolar deseja-te um ano repleto de sucesso e espera ver-te muitas vezes neste espaço!

Lembra-te que aqui podes:

- consultar documentos tais como, enciclopédias, manuais escolares, livros de apoio ao estudo das várias disciplinas, cd's, dvd's...;
- requisitar livros, dicionários e outros materiais para a sala de aula;
- requisitar livros para ler em casa;
- utilizar os computadores para fazeres pesquisas, realizares trabalhos, imprimir documentos...;
- ler o jornal e as revistas que recebemos;
- participares nas iniciativas que a biblioteca periodicamente desenvolve;
- deixar sugestões de atividades que gostavas que se realizassem... e muitas outras coisas!

Esperamos por ti! Bom ano letivo!