terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Projeto "Conta-me Uma História" - conto "O Espantalho Enamorado"

Após a dramatização do conto "O Espantalho Enamorado", no âmbito do Projeto Conta-me Uma História", foi pedido aos alunos do 2º ano do Centro Escolar que fizessem os "filhotes" do Gustavo e da Amélia. Os alunos fizeram, então, estes espantalhos cheios de imaginação.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase

Obras selecionadas para o Ensino Básico:

O mundo em que vivi, de Ilse Losa
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda

Obras selecionadas para o Ensino Secundário:
O Mandarim, de Eça de Queirós
Crónica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

A prova será realizada no dia 23 de Abril na Biblioteca Municipal de Tondela. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MAIS TRABALHOS DE ALUNOS

Na disciplina de Educação Visual, os alunos realizaram trabalhos, que foram seguidamente expostos, tendo como referência, a composição de um rosto Cubista ao estilo Picasso ou Abstracionista, baseado na construção dos traçados geométricos: espiral, óvulo e oval.

Trabalhos de Educação Visual                                              



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Feira do Livro Usado

A Semana da Leitura propõe para este ano o tema “Cooperação e Solidariedade”. Neste âmbito, vão as Bibliotecas Escolares realizar nos dias 5 e 6 de março, uma Feira do Livro Usado a qual pretende atingir os seguintes objetivos:
- promover a leitura;
- proporcionar a aquisição de bens a preços convidativos;
- fomentar a cooperação e a solidariedade.
A Feira englobará duas vertentes:
- doação – Livros, Cd’s, Dvd’s que serão oferecidos a alunos carenciados
- venda – Livros, Cd’s, Dvd’s
A entrega dos materiais para venda ou doação deverá ser feita entre os dias 23 e 29 de fevereiro em qualquer uma das bibliotecas escolares.

Clica na imagem para acederes ao regulamento! Participa!

Concurso "Marcadores de Livros"

Regulamento

1) O concurso de Marcadores de Livros, dinamizado pelas Bibliotecas Escolares no âmbito da Semana da Leitura, destina-se a todos os ciclos do Agrupamento de Escolas de Mangualde, divididos em 6 escalões:
  • 1º escalão: Pré-Escolar;
  • 2º escalão: 1º e 2º anos do 1ºCiclo;
  • 3º escalão: 3º e 4º anos do 1º Ciclo;
  • 4º escalão: 2º Ciclo;
  • 5º escalão: 3º ciclo
2) Os trabalhos a realizar deverão ter por base um livro, uma história, uma personagem, um autor…, podendo ser utilizados na sua elaboração quaisquer tipos de materiais.

3) A entrega dos trabalhos será feita nas Bibliotecas Escolares até ao dia 1 de março. Os trabalhos deverão ser identificados, na parte detrás, com um pseudónimo e, simultaneamente, deverá ser entregue um envelope fechado com a indicação do nome, número, ano e contacto telefónico do aluno, no interior.

4) Todos os marcadores de livros serão propriedade das Bibliotecas que podem não os devolver, tendo estas o direito de os reproduzir, modificar, imprimir ou expor em qualquer forma de comunicação social sem qualquer aviso prévio.

5) Os marcadores serão expostos durante a Semana da Leitura nas Bibliotecas Escolares e/ou na Biblioteca Municipal

6) Os resultados do concurso serão divulgados durante a Semana da Leitura, em sessão a divulgar oportunamente.

7) Os trabalhos serão apreciados por um júri que os avaliará com base nos seguintes critérios:
  • Adequação ao estabelecido no ponto 2 deste regulamento;
  • Criatividade e originalidade.
8) Haverá prémios para cada escalão, bem como menções honrosas para os trabalhos cujo mérito o júri reconheça.

9) Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo júri.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Concurso de leitura 1º ciclo

No dia 13 de fevereiro realizou-se, no Centro Escolar da ACO, um concurso de leitura. As alunas selecionadas para esta final foram a Maria do 2º F, a Renata do 2º A e a Beatriz do 2º E. A vencedora foi a Beatriz. Parabéns a todas as concorrentes, pois as sua leituras foram todas magníficas.

Concurso de Leitura 3º Ciclo

Realizou-se no dia 8 de Fevereiro, na biblioteca da ACO, o Concurso de Leitura. Foi um momento muito especial, pois os alunos presentes e participantes, mostraram-se muito entusiamados e incentivados. Estão, por isso, todos de parabéns.