quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Hora do Conto

“O pequeno Trevo “

 A exploração do livro  “O pequeno Trevo “ (Ana Cristina Luz e Margarida Oliveira) e a audição da música “Somos iguais, diferentes”, de João Portugal, deram o mote para uma interessante conversa sobre o direito a ser diferente. Afinal, o pequeno trevo que nascera com quatro folhas e era posto de parte pelos outros, era o trevo da sorte! 
Os alunos do 3º ciclo ilustraram a história e ajudaram a construir marcadores de livros de três e quatro folhas que foram oferecidos a todos os meninos do 1º ano, sala do autismo e multideficiência na hora do conto. No final,  todos os alunos foram convidados a personalizar um trevo que agora se encontra   exposto  num   conjunto de belos e diferentes trevos na exposição que apela à igualdade na diferença! Ficam algumas fotos!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Desejos de Natal!

“Escreve o que desejas” é um desafio que está a ser feito aos jovens que frequentam a biblioteca escolar da ACO ao mesmo tempo que se trabalham os valores com os alunos com necessidades educativas especiais!




segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Este mês nas bibliotecas...


Iniciámos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Aos docentes do 1º e 2º ciclos foram enviadas várias curtas-metragens de animação alusivas à temática da deficiência e na ACO foram expostos trabalhos realizados por alunos
Entre os dias 5 e 7, realizaremos na ESFA mais uma edição do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Destacamos a presença de várias entidades convidadas, como a Amnistia Internacional, a DECO, a Câmara Municipal de Mangualde e a Cruz Vermelha Portuguesa. No último dia contaremos com a presença do Meritíssimo Juíz Dr Paulo Lima que dinamizará a atividade "Tribunal de Porta Aberta" e com a jornalista da revista Visão, Isabel Nery que apresentará o livro "As prisioneiras: mães atrás das grades". Para saber tudo o que vai acontecer, consulte o cartaz do evento.

No dia 12, receberemos o escritor Carlos Paixão que dinamizará uma sessão direcionada aos alunos da educação pré-escolar. Será com toda a certeza um encontro bastante animado!

E porque o Natal é tempo de partilha, os alunos do 3º D e 3º E, acompanhados pelas respetivas docentes e pelo professor Admar irão marcar presença nos Lares Nossa Sra do Amparo Morgado do Cruzeiro para partilharem com os mais idosos um momento especial ao som de várias músicas. Também o 4º D acompanhado da sua professora se deslocará ao Centro de Dia da Paróquia de Mangualde. 

Na ACO vários alunos estão envolvidos na elaboração de peças decorativas de Natal realizadas a partir de materiais reciclados que irão oferecer a diversas instituições. 

Está a decorrer na GEA o concurso "Conto de Natal" uma iniciativa da Biblioteca e do grupo de EMRC. 

A finalizar o mês, realiza-se na GEA a Feira do Livro, para a qual se convida toda a comunidade e na ACO uma Festa de Natal

Bom mês... boas leituras!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"Não faz mal ser diferente"


 Para abordar a Tolerância e a Diversidade,  a biblioteca escolar dinamizou um trabalho de grupo com a participação de alguns alunos do 3º ciclo que diariamente frequentam a biblioteca e alunos NEE, subordinada ao tema "Não faz mal ser diferente".
Os alunos foram desafiados a observar várias imagens e frases alusivas ao respeito que todos nós devemos ter pela diferença. Com elas, os alunos foram sensibilizados para  a importância do ser–se diferente e como as diferenças nos complementam e enriquecem, enquanto pessoas. 
 Quiseram criar imagens desenhadas, escritas e pintadas por eles  e elaborar um cartaz de sensibilização para os mais pequenos do 1º ano.

Ficam as fotos da atividade!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Exposição da história "Zé do Boné"

Dia de S. Martinho


Os alunos NEE ajudaram a pesquisar tradições de S. Martinho e entusiasmaram-se a construir um trabalho coletivo que foi revertido em placard sobre as pesquisas feitas. A lenda também foi contada mas só aos meninos da unidade que posteriormente exploraram um jogo.

 Aos meninos do 1º ano foi proposto o desafio na hora do conto de "lerem " a história (contada com simbologia) da Maria Castanha como forma de os incentivar a aprenderem a ler com satisfação.


Para a festa da Castanha (o magusto) fizeram todos uma coroa temática.