quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
“O pequeno Trevo “
A exploração
do livro “O pequeno Trevo “ (Ana Cristina Luz e Margarida Oliveira)
e a audição da música “Somos iguais, diferentes”, de João Portugal, deram o
mote para uma interessante conversa sobre o direito a ser diferente. Afinal, o
pequeno trevo que nascera com quatro folhas e era posto de parte pelos outros,
era o trevo da sorte!
Os alunos do
3º ciclo ilustraram a história e ajudaram a construir marcadores de livros de
três e quatro folhas que foram oferecidos a todos os meninos do 1º ano, sala do
autismo e multideficiência na hora do conto. No final, todos os alunos
foram convidados a personalizar um trevo que agora se encontra exposto
num conjunto de belos e diferentes trevos na exposição que apela à
igualdade na diferença! Ficam algumas fotos!
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Desejos de Natal!
“Escreve o que desejas”
é um desafio que está a ser feito aos jovens que frequentam a biblioteca
escolar da ACO ao mesmo tempo que se trabalham os valores com os alunos com
necessidades educativas especiais!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Este mês nas bibliotecas...
Iniciámos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Aos docentes do 1º e 2º ciclos foram enviadas várias curtas-metragens de animação alusivas à temática da deficiência e na ACO foram expostos trabalhos realizados por alunos
Entre os dias 5 e 7, realizaremos na ESFA mais uma edição do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Destacamos a presença de várias entidades convidadas, como a Amnistia Internacional, a DECO, a Câmara Municipal de Mangualde e a Cruz Vermelha Portuguesa. No último dia contaremos com a presença do Meritíssimo Juíz Dr Paulo Lima que dinamizará a atividade "Tribunal de Porta Aberta" e com a jornalista da revista Visão, Isabel Nery que apresentará o livro "As prisioneiras: mães atrás das grades". Para saber tudo o que vai acontecer, consulte o cartaz do evento.
No dia 12, receberemos o escritor Carlos Paixão que dinamizará uma sessão direcionada aos alunos da educação pré-escolar. Será com toda a certeza um encontro bastante animado!
E porque o Natal é tempo de partilha, os alunos do 3º D e 3º E, acompanhados pelas respetivas docentes e pelo professor Admar irão marcar presença nos Lares Nossa Sra do Amparo e Morgado do Cruzeiro para partilharem com os mais idosos um momento especial ao som de várias músicas. Também o 4º D acompanhado da sua professora se deslocará ao Centro de Dia da Paróquia de Mangualde.
Na ACO vários alunos estão envolvidos na elaboração de peças decorativas de Natal realizadas a partir de materiais reciclados que irão oferecer a diversas instituições.
Está a decorrer na GEA o concurso "Conto de Natal" uma iniciativa da Biblioteca e do grupo de EMRC.
A finalizar o mês, realiza-se na GEA a Feira do Livro, para a qual se convida toda a comunidade e na ACO uma Festa de Natal.
Bom mês... boas leituras!
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
"Não faz mal ser diferente"
Para
abordar a Tolerância e a Diversidade, a biblioteca escolar dinamizou
um trabalho de grupo com a participação de alguns alunos do 3º ciclo que
diariamente frequentam a biblioteca e alunos NEE, subordinada ao tema "Não
faz mal ser diferente".
Os alunos
foram desafiados a observar várias imagens e frases alusivas ao respeito que
todos nós devemos ter pela diferença. Com elas, os alunos foram sensibilizados
para a importância do ser–se diferente e como as diferenças nos
complementam e enriquecem, enquanto pessoas.
Quiseram
criar imagens desenhadas, escritas e pintadas por eles e elaborar um
cartaz de sensibilização para os mais pequenos do 1º ano.
Ficam as
fotos da atividade!
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Dia de S. Martinho
Os alunos NEE ajudaram a
pesquisar tradições de S. Martinho e entusiasmaram-se a construir um trabalho
coletivo que foi revertido em placard sobre as pesquisas feitas. A lenda também
foi contada mas só aos meninos da unidade que posteriormente exploraram um
jogo.
Aos meninos do 1º ano foi proposto o desafio
na hora do conto de "lerem " a história (contada com simbologia) da
Maria Castanha como forma de os incentivar a aprenderem a ler com satisfação.
Para a festa da Castanha (o
magusto) fizeram todos uma coroa temática.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




