sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Este mês nas bibliotecas...

Iniciámos as atividades do mês assinalando o Dia de Reis com a leitura de histórias (GEA) e a elaboração de coroas de reis com os meninos da sala de Autismo e com outros alunos, destinadas às sessões de apresentação da peça “Natal, Natal”em que a Biblioteca da ACO colabora com a Professora Adelina Figueira e os alunos do 9º ano Vocacional. Este mês foram já realizadas apresentações no Jardim de S. Julião e no Centro Paroquial da Cunha Baixa e amanhã será a vez do Lar da Misericórdia e da Creche Mariazinha Lemos.

Entre os dias 5 e 12 decorrem as sessões sobre “Prevenção Rodoviária” dinamizadas pela GNR e direcionadas aos alunos do 1º ciclo, uma iniciativa do PES e das Bibliotecas Escolares.

Entre os dias 17 e 20 receberemos alunos e docentes da Polónia, Bélgica, Itália, Turquia e Bulgária integrados no Projeto Erasmus+ “To be or not to be a hero – fairy tale”.Este projeto tem como objetivos conhecer diferentes culturas e heróis nacionais, estimular a criatividade e levar os alunos a sonhar, conhecer e perpetuar o gosto pela leitura de contos de fadas, entre outros.

No dia 18 daremos início à 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura com a realização da prova sobre as obras “O quarto de Jack” (alunos do ensino básico) e “As prisioneiras – mães atrás das grades” (ensino secundário) a qual permitirá apurar os alunos que representarão a escola na sessão distrital. Boa sorte para todos os participantes!

Neste mês decorrerá ainda o concurso ”Conta-nos uma história” no qual a professora Luísa Figueiredo e os alunos do 4º A se encontram envolvidos e será dado início aos“Desafios da Seguranet” no quais irão participar as turmas do 5º C e do 6º A com os docentes António Paisana e Renato Castro.

A sessão escolar do “Parlamento dos Jovens” irá acontecer no dia 24 e a finalizar o mês lembraremos as Vítimas do Holocausto com algumas atividades de que muito em breve vos daremos conta.

Como já é habitual decorrerão os concursos e desafios mensais!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Festa de Natal!

Não há nada mais precioso do que o sorriso de uma criança!


Esta é, seguramente, uma das afirmações mais consensuais que se pode fazer. É pelos sorrisos das crianças que o Natal fica mais mágico e que a vida se torna mais alegre. E porque nem todas as crianças têm motivos para sorrir todos os dias das suas vidas, decidimos para este Natal: oferecer um sorriso a uma criança oferecendo um brinquedo, roupa ou mesmo alimentos a crianças desfavorecidas que se encontram institucionalizadas.


 Cada criança, ofereceu como “ bilhete” de entrada para ver a peça de Natal:
        Um brinquedo/ alimentos/ vestuário
                     …realizando um sonho de uma dessas crianças.

Trabalhos dos alunos do Centro Escolar

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Neste Natal eu quero pedir...

A Biblioteca lançou um desafio ao jovens que frequentam a biblioteca - O que queres para este Natal?

 Eis as respostas que obtivemos: 

 • Que todas as pessoas tenham um Natal como eu, com uma ceia, presentes simbólicos com a família e saúde; 
Eu quero pedir que a fome acabe no mundo e toda a gente seja feliz; 
• Um telemóvel e um computador e ter boas notas no final do período;
 • Desejo que um dia eu vá ter uma casa, ter filhos e ter bom dinheiro e vou fazer uma viagem com a minha mulher e os meus filhos; 
• Que a minha família ganhe o euro milhões e que todas as pessoas não passem dificuldades e receber como prenda um drone; 
Que todas as crianças possam ser felizes,aquelas que não têm casa nem comida, nem roupa pra se aquecerem no inverno,possam ter alguém que os ajude para sobreviver,eu,quando for maior vou construir uma casa para que os sem abrigo ,possam sobreviver em paz e felicidade. Feliz Natal para toda a gente;
 • Muita saúde para a minha família e também uma capa para o meu telemóvel; • Muita saúde, muita paz, muita paciência, muito amor,muitos presentes e muita sorte; 
Para passar para o 9º ano;
 • Que eu compre um computador novo; 
• É muita saúde,amor,paz e muitos presentes;
• Muita paz,quero pedir que todo o mundo tenha muita sorte, muita alegria e muitas prendas. Um Natal muito feliz; 
• Quero que as pessoas fossem amigas umas das outras;
• Que a felicidade e o amor abranjam toda a gente..Também gostaria que a paz reinasse e que coisas estúpidas tal como o dinheiro ou a raça reparem as pessoas;
 • Muita saúde.desejo ter um cavalo;
 • Gostava de passar de ano e que todos os desejos se realizassem; 
• Quero que o mundo seja feliz e que eu tenha prendas;
• Um telemóvel.E quero também paz e alegria na minha família; 
• Saúde,Paz, Amor, Alimentos para todos,e que a guerra acabe; 
• Que todas as famílias possam ter um natal todos reunidos, com muita saúde e diversão. Quero pedir que acabem com todas as guerras que há no mundo; 
• O meu desejo é ter um telemóvel e ter um computador e ter saúde ,eu quero pedir paz, amor e alegria;Mas também fifa17 e internet no meu quarto;
 • Eu quero ter um telemóvel novo; 
• Paz, carinho e amor. Presentes não interessam. Basta ser feliz;
• Um computador, que a minha família possa ter dinheiro para poder fazer um natal, queria poder passar uma vez o Natal no Brasil e também queria ganhar um iphone 7 plus. PS: também queria ter boas notas e passar de ano;
 • Que todos os meus amigos e familiares sejam felizes e realizem os seus sonhos; também gostava que a economia financeira dos meus pais melhorasse, porque eles estão muito stressados com a crise que vivem que que o meu irmão fosse melhor na Escola e que no futuro ele tivesse uma grande carreira; 
• Imortalidade,vida eterna,saúde,paz,dinheiro,vida,amigos,família; 
• Paciência, alegria e paz; 
Um iphone 4, mas também quero felicidade e tirar boas notas para os meus pais ficarem felizes e para passar de ano; 
• Paz para o mundo e sensibilidade aos pobres. Também peço saúde para a minha família, amigos e para todos aqueles que nem comida têm e vivem na pobreza em todos os parâmetros. FELIZ NATAL PARA TODOS ( desenho de pinheiro de natal)