segunda-feira, 3 de julho de 2017

Entrega dos prémios dos concursos realizados

Foram  entregues os prémios dos concursos realizados.
Segue-se a lista dos premiados:

- Concurso "Leitor +"  
1º período: Gabriela Santos do 1ºA; Francisca Santos do 1ºB; Rodrigo Rafael do 1ºC; Erica rego do 1ºD ; Beatriz Assunção do 1ºE e Júlia Olinda Ferreira do 8ºG.
2º período: Rita Costa Ferreira do 1ºC e  Rui Fabião do 7º C.
3º período: Bruna Ferreira do 1ºA e Ana Margarida Norte do 7C.

- Concurso "SMS... Saber Mais Sobre" -  Jeni Li Chen do 7ºC

- Concurso "Quem é o Autor" -  
1º período: Rui Pedro Fabião do 7ºC;
2º período: Cátia Rodrigues do CEF A;
3º período: Luísa Saraiva do 7º C.

- Concurso "Autores e Livros" -  
Do 1º A : Tomás Lourenço ;Matilde Amaral; Vicente Pais; Rita Almeida e José Diogo Silva. Do 1ºB: Márcio pina, Francisca Santos e Ismael Marques. Do 1º C : João Pedro Cabral, César Fonseca Gomes; Diogo Kizua C. Constantino; Leonor Antunes Rodrigues; Gonçalo Ferreira Marques; Letícia Coelho Loureiro; Eva Capitão; Margarida Oliveira; Rodrigo Dias ; Maria Pryshlyak e Tiago Ferreira. Do 1º D : José Albuquerque, Bruno Monteiro; Ana Carolina; Matilde Marques; Lucas Teixeira; Rafael Marques; Martim Andrade e Rafael Norte. Do 1º E : Simão loureiro; Rodrigo cruz; João Tomás; João Batista; Ricardo Daniel, Leonor Costa; Ana Carolina; Margarida Nunes, Margarida Cabral; Eme Costa; Cláudio Almeida; Martim Albuquerque e Rafael Almeida.    Do 7º G: Diana Santos.

- Concurso “ Conheço o Ciclo do Livro” –

Do 1º A: Rita Almeida; Beatriz Monteiro; Do 1º C : Eva Capitão; Sara Rebelo; Maria Pryshliyak; Afonso Cruz; Rita Costa Ferreira; João Pedro Rodrigues; Letícia Loureiro; Rodrigo Dias; Diana Yang Du; Do 1º E: Beatriz Barandas;  Eva Martins; Do 8ºE:Tiago Sousa.
Parabéns aos alunos vencedores. O nosso obrigada a todos os participantes e aos professores que os incentivaram a participar e…voltem sempre à Biblioteca!

Fica o registo de algumas fotos das entregas de prémios!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dia do Autor Português

Para assinalar o Dia do Autor  Português, promovemos o Concurso" Autores e livros".

 A partir de imagens de livros, os alunos descobriram o(s) respetivo(s) autor(es). Os alunos aderiram bem a esta proposta, tendo-se registado 40 participações autónomas e voluntárias premiadas.


Exposição de biografias de autores portugueses associadas a obras do Plano Nacional de Leitura no Centro Escolar:
Exposição de biografias de autores portugueses e estrangeiros conceituados, nas janelas dos corredores da ACO:


Articulação da Biblioteca Escolar com o Jardim de Infância de Mangualde no projeto “ COMO SE FAZ”

A sala 1 do Jardim de Infância de Mangualde vem à biblioteca e é recebida com a hora do conto “ Como se faz o livro”.

Depois de ouvirem a história com atenção, teve lugar o concurso “ Quem quer ser Premiado” em que os alunos, em pares têm que acertar na opção certa da resposta à pergunta que lhes é formulada acerca da “ viagem do livro até ser livro”. Como prémio recebem uma medalha.


Educadora, Auxiliar e Estagiário, também tiveram que concorrer e participar para uma medalha ganhar!

Mas houve lugar para surpresas e a surpresa veio da turma do 1º C que trouxe uma história divertida para os mais pequenos e ao mesmo tempo vieram mostrar-lhes que ser alunos do 1º ano é mesmo muito bom e no próximo ano eles cá estarão também neste lugar encantado.


Concurso “ O Ciclo do Livro”

Os alunos que não ganharam o prémio do concurso “ Autores e Livros” pedem uma segunda oportunidade e estão agora muito empenhados a concorrer a um novo desafio da sua biblioteca : “ Conheço o Ciclo do Livro”. Para acertar basta ver a exposição com muita atenção!


terça-feira, 13 de junho de 2017

Hora do Conto: “ O Ciclo do Livro”

A exposição despertou nos alunos o interesse por perceberem melhor esta viagem dos livros antes de serem livros e a hora do conto dá uma ajuda!

Uma nova história do ciclo surge: a escritora foi uma aluna do ensino especial e os ilustradores foram alunos do 1º ano


Os meninos da sala nº1 de S. Julião também vieram à hora do conto e no final participaram no Concurso: “Quem quer ser premiado” com perguntas cheias de rasteiras que testavam os seus conhecimentos acerca da viagem que os livros fazem até serem livros. No final todos foram premiados e tiveram uma surpresa: requisitaram o seu primeiro livro na Biblioteca Escolar!
As fotos que se seguem ilustram esse momento.






O Ciclo do Livro


Um livro de Cristina Quental e Mariana Magalhães com ilustrações de Sandra  Serra

Depois de a professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro.

Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros.
Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém.         

Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores.

Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas:
Editores, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação…
O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam.          




Para terminar, diverte-te a aprender as lengalengas, a canção em a peça de teatro que ajudam a saber mais sobre o ciclo do livro."
Fonte: contracapa do livro

Começa assim:
- E vitória, vitória... - disse 
a professora Tita com um sorriso.
    - ACABOU-SE A HISTÓRIA!
- responderam os alunos em coro.
    - Gostaram?
    - Sim! - disseram todos.
    - Como se chama a pessoa que fez o livro? - perguntou 
o Rodrigo.
    - Não basta uma pessoa para fazer um livro. Ora reparem na 
capa. Está aqui o nome de quem escreveu a história, o autor, e o 
nome da pessoa que fez os desenhos, o ilustrador. Também 
figura o nome da editora, que publicou o livro.
    - Tanta gente? Nunca pensei. 
- Estranhou a Inês.
    - E ainda há mais pessoas envolvidas 
- explicou a professora.  - Para ficarem 
a saber tudo, o melhor é seguirmos a pista 
que conduz ao livro, desde o princípio.
Querem?
    - Claro!
    - Onde é? - perguntou o Francisco.
    - Bom, então começamos pela rua 

dos escritores que fica aqui no bairro e 
podemos ir visitá-la, hoje mesmo

Depois do grande interesse dos alunos por conhecerem os autores das suas obras preferidas ,os alunos são convidados a visitarem a exposição “ O Ciclo do Livro”.

Exposição " O Ciclo do Livro"

Dia da Criança


Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado no dia 1 de Junho. Cada país celebra-o num dia diferente e por aqui, são muitas as atividades viradas para a pequenada, onde as crianças são o centro das atenções. 




Mas engane-se quem pensa que este dia é simplesmente uma festa onde as crianças recebem presentes. Esta data representa o dia em que se lembram todas aquelas crianças, que pelo mundo fora, sofrem de maus tratos, doenças, fome e qualquer tipo de discriminações.

Este dia começou a comemorar-se em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este pedido veio no sentido de tentar resolver o problema criado com a 2ª Guerra Mundial, que fez com que a crise atingisse muitos países da Europa, do Médio Oriente e da China, deixando de existir boas condições para se viver. Não havia comida, muitas crianças perderam os pais e outras tantas foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito duros e durante muitas horas.
Assim, a partir do dia 1 de junho desse ano, foi reconhecido às crianças, independentemente da raça, sexo, cor, religião e origem nacional e social, o direito ao afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e crescerem num clima de paz e fraternidade.
Porém, só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel e a 20 de novembro foi criada a "Declaração dos Direitos da Criança", com o intuito  de proporcionar a todas as crianças do mundo, uma vida digna e feliz. 
A Declaração dos Direitos da Criança é composta por uma lista de 10 princípios, onde as crianças têm: 
  1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
  2. Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social;
  3. Direito a um nome e a uma nacionalidade;
  4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e para mãe;
  5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente;
  6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade;
  7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil;
  8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes;
  9. Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho;
  10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Quando esta Declaração fez 30 anos, foi aprovada a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento mais completo, com 54 artigos e que se tornou numa Lei Internacional em 1990.  
     

O Dia Mundial da Criança pelo mundo e as suas tradições


Como dito anteriormente, cada país comemora esta celebração de forma distinta e em datas diferentes. Assim:
  • Em Portugal, o Dia da Criança é assinalado no dia 1 de Junho e realizam-se muitas atividades, um pouco por todo o lado,  especialmente dedicadas às crianças.
  • No Brasil é celebrado no dia 12 de Outubro, onde as crianças recebem presentes nesse dia que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 
  • Nos Estados Unidos é celebrado no primeiro ou segundo domingo de Junho, enquadrado na Semana da Família com cerimónias e atividades apropriadas. 
  • No Canadá  é no dia 20 de Novembro, respeitando assim a data da adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas em 1959. 
  • Os australianos celebram-no em Outubro, na Semana da Criança que tem como principal missão fazer com que as crianças possam desfrutar da sua infância em pleno.
  • Na Noruega assinala-se a 17 de Maio e coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional onde as crianças têm grande protagonismo, como cidadãos de hoje e de amanhã.
  • Na Nova Zelândia assinala-se sempre no primeiro domingo de Março, onde as crianças são honradas como sendo “taonga” (em Maori significa “tesouro”) e o dia é passado em família. 
  • No México é no dia 30 de Abril e as aulas habituais são substituídas por jogos e canções, sendo que as crianças também levam as suas comidas preferidas para a escola, onde partilham com os colegas. 
  • Na Colômbia é no dia 4 de Julho, onde as escolas organizam atividades alusivas à data e é tradição as crianças usarem máscaras de palhaços.
  • No Peru é comemorado no terceiro domingo de Agosto, onde as crianças recebem um presente. Aqui, as lojas oferecem descontos numa grande variedade de produtos em honra da data, nomeadamente roupa, brinquedos, eletrodomésticos e artigos eletrónicos.
  • Na China, celebra-se a 1 de Junho e as crianças são dispensadas da escola, podendo assim participar em atividades divertidas como cinema ou campismo. Também é comum os filhos de funcionários públicos receberem um presente por parte do próprio governo.
  • No Japão é comemorado no dia 5 de Maio, um feriado nacional que é celebrado com muita tradição, nomeadamente em termos de decoração, alimentação e do cumprimento de alguns costumes antigos.
  • O 5 de Maio é a data em que se celebra na Coreia do Sul onde, para além de serem dispensadas das aulas, as crianças festejam vestidas com trajes tradicionais, recebendo ainda presentes por parte dos pais.
  • Na Tailândia é no segundo sábado de Janeiro e é costume o primeiro-ministro batizar a data com um tema específico todos os anos. Há lugar para diversão e alegria, mas também para responsabilidade e educação, pois, as crianças são o futuro de qualquer país!
  • Na África do Sul coincide com o Dia da Natal, por isso, passa um pouco despercebido. Porém, na África Central, a data é assinalada todos os anos no primeiro sábado de Novembro.
  • Na India foi escolhido o dia 14 de Novembro pois é a data de nascimento de Pandit Jawaharlal Nehru, o primeiro primeiro-ministro da Índia independente e que adorava crianças. É uma data de grande festa e alegria para as crianças que na escola dispõem de inúmeros eventos organizados para si, sendo habitual receberem presentes e miminhos extra por parte dos pais.
  • O Egipto celebra-o a 20 de Novembro, geralmente em clima de alegria, com festas e jogos especificamente organizados para as crianças.
  • Na Turquia é celebrado a 23 de Abril, data em que as escolas são decoradas a preceito e as crianças vestem trajes festivos para comemorar o dia que lhes é dedicado, saindo às ruas para desfilarem e para protagonizarem algumas danças nativas.

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.

5-9-1933
   Fernando Pessoa.
No Centro Escolar da ACO as crianças tiveram um dia cheio de surpresas e para isso contribuiu a Biblioteca escolar que lhes proporcionou uma manhã de expressão plástica. Foram momentos de entusiasmo e felicidade que se comprovam nas fotos que se seguem.