Na Semana da Alimentação, escolhemos o livro "Uma lagarta muito comilona" para alertar os alunos do 1º ano para a importância das consequências derivadas de uma boa ou má alimentação. Foi realizado um teatro, cheio de peripécias, em que a Lagartinha muito comilona foi representada pela professora Isabel Sá Pinto. Os adereços foram da responsabilidade da professora referida e, também, do professor Adriano Sequeira e da professora Lurdes Ferreira. Os alunos gostaram muito e foram muito participativos.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Semana da Alimentação
Este é o cartaz geral das atividades realizadas.Outras iniciativas serão, atempadamente, divulgadas.
sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Visitas Guiadas à BE da ACO
Vamos iniciar as visitas guiadas para a próxima semana. Começaremos pelo 7º ano, em que, para além da formação de utilizadores, proporemos a realização de 2 atividades: “Micronarrativas – uma história em 77 palavras" e "Literacia 3Di". A atividade "Literacia3Di", é uma iniciativa da Porto Editora e pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e promover a sua educação para a cidadania.
No que diz respeito ao 1º ano, será contada uma história sob a temática do Mês da Bibliotecas, "Ligando Comunidades e Leituras", e iniciado o Projeto "Leitura em Vai e Vem". Este projeto destina-se a incentivar a leitura em família. Os alunos que participarem no desafio devem envolver os pais e encarregados de educação na leitura da história e na atividade escrita proposta. O trabalho será entregue, se possível, semanalmente, na Biblioteca Escolar, sendo identificado o aluno e o familiar que o ajudou na atividade.
Boas leituras!
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Decoração dos átrios alusiva às estações do ano
Desejamos a toda a comunidade educativa um ótimo ano.
Para começar, resolvemos, este ano, decorar os principais átrios do Centro Escolar com elementos alusivos às estações do ano. Começámos então pelo outono. Entregámos a todos os alunos do 1º ano desenhos para serem "construídos" por eles (com a ajuda preciosa das professoras) para enriquecerem a nossa decoração.
Assim começámos...
Por outro lado, na sala de professores e de funcionários colocámos um cartaz de Boas Vindas.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador - “Ligando Comunidades e Culturas" é o tema deste ano.
Ao longo do mês receberemos os novos alunos, dando-lhes a conhecer os espaços e os recursos que disponibilizamos e reforçando a ideia de que a biblioteca existe, sobretudo, para apoiar as suas aprendizagens. Na GEA e na ACO as horas do conto previstas abordarão também esta temática.
No dia 20 receberemos na Biblioteca Municipal as “bonecas” LiLi & RiRique irão dinamizar várias sessões direcionadas aos alunos do 1º ciclo, proporcionando, com toda a certeza, momentos de alegria e boa-disposição!
Na GEA haverá ainda uma “Feira de Troca de Livros” e na ESFA e na ACO foi proposto o desafio “Micronarrativas – uma história em 77 palavras”.
Lá para o meio do mês, colaboraremos na Semana da Alimentaçãodinamizando em conjunto com outros colegas algumas iniciativas das quais brevemente vos daremos conta!
Para a educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos, à semelhança de anos anteriores, lançámos um concurso abordando a temática do Halloween. Desta vez, o desafio é a criação de um marcador de porta. O regulamento pode ser consultado no blogue da biblioteca da GEA. A exposição dos trabalhos e entrega de prémios aos alunos vencedores será realizada, como é habitual, na noite do dia 31, integrando o programa das "Leituras Enfeitiçadas" organizado pela Biblioteca Municipal! Não faltem!
Iniciámos na ACO o projeto "Leitura em Vai e Vem" e preparamo-nos para participar no desafio “Põe a tua terra nos píncaros”.
Também como é já habitual, em parceria com a BM e o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2017, um programa dedicado ao cinema de animação, que decorrerá na última semana do mês. As propostas deste ano estão direcionadas aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo com as sessões de curtas metragens e aos alunos do secundário com a exibição do documentário “Paula Rego: histórias e segredos”.
Demos ainda início a vários desafios mensais!
Bom mês… Boas leituras!
segunda-feira, 3 de julho de 2017
O Cuquedo
Mais uma história
divertida preparada em família e apresentada por um aluno do 1º C.
Muito empenhado, ele dramatizou a história "de
cá para lá e de lá para cá" a todos divertindo.
E todos os meninos descobriram que,
afinal o Cuquedo, que assustava todos os animais da selva, não era tão
assustador...
Também
os meninos mais pequeninos do JI Conde D. Henrique conheceram o Cuquedo na hora
do conto e foi assim que o representaram.
Com muita imaginação
Uma história a Clara Cunha
inventou
Qual bicho assustador
Umas manadas atrapalhou
Entre idas para lá e vindas
para cá
De medo a correr e a fugir.
O que podiam
descobrir??
Etiquetas:
Hora do Conto,
Leitura
HORA DO CONTO: O DIA EM QUE OS LÁPIS DESISTIRAM
“O dia em que os lápis
disseram: “Basta!”
Um dia na escola, ao abrir a caixa dos
lápis de cera, o Duarte encontra um monte de cartas. Os lápis decidiram
escrever-lhe, reclamando: “Basta!”.
O lápis preto está cansado de desenhar
contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja
já nem sequer falam um com o outro, pois cada um acredita ser a verdadeira cor
do sol. E agora? O que vai fazer o Duarte?
Ilustrada por Oliver Jeffers, esta
história repleta de humor ensina-nos a usar todas as cores para colorir o
mundo.
O Duarte vai pedir aos meninos mais
pequeninos que construam uma pintura em que utilizem os lápis todos sem deixar
nenhum lápis infeliz por não ser utilizado.
Os pequeninos aceitaram o desafiam e
ofereceram ao Duarte uma linda obra de arte feita por eles com todos os lápis
de cor.
Etiquetas:
Hora do Conto,
Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)



