quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Concurso "Põe a tua terra nos píncaros!"

Foi com muito agrado que os alunos Mariana Lima e João Messias, do 7º A, se deslocaram à ESFA para fazerem, em conjunto com mais 5 colegas de outros níveis de ensino, um spot publicitário de rádio sobre a sua terra. Agradeço também a compreensão dos respetivos encarregados de Educação, que permitiram que eles faltassem a uma aula para participarem na atividade.



O concurso é válido para as Escolas Públicas da Zona Centro do país, para alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo e alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. 
Este desafio é para ser usufruído em tempo letivo, no ano letivo de 2017/2018, com início em novembro de 2017 e fim a 31 de maio de 2018. Todas as participações com boa qualidade poderão ser emitidas na Rádio Miúdos. A Rádio Miúdos reserva-se o direito de emissão e de escolha. As que forem emitidas na Rádio Miúdos poderão ser reproduzidas nos canais online da Rede de Bibliotecas Escolares.
Este projeto é cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Portugal 2020, e tem a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares.
 A Rádio Miúdos foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e tem como parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto de Apoio à Criança e a Rede de Bibliotecas Escolares, entre outros.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Teatro "A lagartinha muito comilona" de Eric Carle

Na Semana da Alimentação, escolhemos o livro "Uma lagarta muito comilona" para alertar os alunos do 1º ano para a importância das consequências derivadas de uma boa ou má alimentação.  Foi realizado um teatro, cheio de peripécias, em que a Lagartinha muito comilona foi representada pela professora Isabel Sá Pinto. Os adereços foram da responsabilidade da professora referida e, também, do professor Adriano Sequeira e da professora Lurdes Ferreira. Os alunos gostaram muito e foram muito participativos.





Durante toda a semana, fizémos uma exposição bibliográfica alusiva à temática e expusémos o bonito e didáctico cartaz, elaborado por uma turma de CEF da professora Elisabete Cruz. Foram várias as turmas do 1º ano que verificaram as razões da obesidade do "boneco" da esquerda!!!


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Semana da Alimentação

Este é o cartaz geral das atividades realizadas.Outras iniciativas serão,  atempadamente, divulgadas.


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Visitas Guiadas à BE da ACO

Vamos iniciar as visitas guiadas para a próxima semana. Começaremos pelo 7º ano, em que, para além da formação de utilizadores, proporemos a realização de 2 atividades: “Micronarrativas – uma história em 77 palavras" e "Literacia 3Di". A atividade "Literacia3Di", é uma iniciativa da Porto Editora e pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e promover a sua educação para a cidadania.


No que diz respeito ao 1º ano, será contada uma história sob a temática do  Mês da Bibliotecas, "Ligando Comunidades e Leituras", e iniciado o Projeto "Leitura em Vai e Vem". Este projeto destina-se a incentivar a leitura em família. Os alunos que participarem no desafio devem envolver os pais e encarregados de educação na leitura da história e na atividade escrita proposta. O trabalho será entregue, se possível, semanalmente, na Biblioteca Escolar, sendo identificado o aluno e o familiar que o ajudou na atividade. 



      Boas leituras!

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Decoração dos átrios alusiva às estações do ano

Desejamos a toda a comunidade educativa um ótimo ano.
Para começar, resolvemos, este ano, decorar os principais átrios do Centro Escolar com elementos alusivos às estações do ano. Começámos então pelo outono. Entregámos a todos os alunos do 1º ano desenhos para serem "construídos" por eles (com a ajuda preciosa das professoras) para enriquecerem a nossa decoração.
Assim começámos...


Por outro lado, na sala de professores e de funcionários colocámos um cartaz de Boas Vindas.




Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador - “Ligando Comunidades e Culturas" é o tema deste ano.
Ao longo do mês receberemos os novos alunos, dando-lhes a conhecer os espaços e os recursos que disponibilizamos e reforçando a ideia de que a biblioteca existe, sobretudo, para apoiar as suas aprendizagens. Na GEA e na ACO as horas do conto previstas abordarão também esta temática.
No dia 20 receberemos na Biblioteca Municipal as “bonecas” LiLi & RiRique irão dinamizar várias sessões direcionadas aos alunos do 1º ciclo, proporcionando, com toda a certeza, momentos de alegria e boa-disposição!  
Na GEA haverá ainda uma “Feira de Troca de Livros” e na ESFA e na ACO foi proposto o desafio “Micronarrativas – uma história em 77 palavras”.
Lá para o meio do mês, colaboraremos na Semana da Alimentaçãodinamizando em conjunto com outros colegas algumas iniciativas das quais brevemente vos daremos conta!
Para a educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos, à semelhança de anos anteriores, lançámos um concurso abordando a temática do Halloween. Desta vez, o desafio é a criação de um marcador de porta. O regulamento pode ser consultado no blogue da biblioteca da GEA. A exposição dos trabalhos e entrega de prémios aos alunos vencedores será realizada, como é habitual, na noite do dia 31, integrando o programa das "Leituras Enfeitiçadas" organizado pela Biblioteca Municipal! Não faltem!
Iniciámos na ACO o projeto "Leitura em Vai e Vem" e preparamo-nos para participar no desafio “Põe a tua terra nos píncaros”.
Também como é já habitual, em parceria com a BM e o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2017, um programa dedicado ao cinema de animação, que decorrerá na última semana do mês. As propostas deste ano estão direcionadas aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo com as sessões de curtas metragens e aos alunos do secundário com a exibição do documentário “Paula Rego: histórias e segredos”.
Demos ainda início a vários desafios mensais!
Bom mês… Boas leituras!

segunda-feira, 3 de julho de 2017

O Cuquedo

Mais uma história divertida preparada em família e apresentada por um aluno do 1º C.
Muito empenhado, ele dramatizou a história "de cá para lá e de lá para cá" a todos divertindo.
E todos os meninos descobriram que, afinal o Cuquedo, que assustava todos os animais da selva, não era tão assustador...

 

Também os meninos mais pequeninos do JI Conde D. Henrique conheceram o Cuquedo na hora do conto e foi assim que o representaram.

Com muita imaginação
Uma história a Clara Cunha inventou
Qual bicho assustador
Umas manadas atrapalhou
Entre idas para lá e vindas para cá
De medo a correr e a fugir.
O que podiam descobrir??