terça-feira, 14 de novembro de 2017

Hora do Conto 1º ano - Corre, Corre, Cabacinha

Hoje foi o dia de em que os alunos do 1º A e C assistiram, e participarem, numa encenação da história "Corre, Corre Cabacinha". Sendo o tema a família, os afetos, a tradição, foi construída uma trama narrativa, cujas personagens eram a velhinha, os filhos, o vendedor de cabaças e o lobo.
Construímos uma Cesta Literária, colocando numa cesta os seguintes objetos: cajado, cabaça, lobo, velhinha, pão-de-ló (a cesta também os integra) pedindo aos alunos para identificarem esses objetos deixando que eles descobrissem os objetos, os identificassem e associassem às suas vivências. Eles foram, ainda, levados a associar as diferentes lengalengas presentes no texto às personagens da história e a descobrir, a partir de pequenos excertos da narrativa, os diferentes espaços em que ela decorreu. Pretendemos, ainda, que eles inferissem que o disfarce da avó – a abóbora -  a faz parecer outra personagem.
As crianças disseram que gostaram da sessão e prometeram desenhar na "cabaça" que lhe foi e entregue a parte da história que acharam mais interessante.







quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CARTAZ DO MÊS DE NOVEMBRO


Destacamos este mês:
- A visita dos alunos do ensino secundário à Web Summit. 130 alunos e 13 professores rumaram a Lisboa para assistir às conferências do maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, tendo oportunidade de assistir a algumas conferências, entre elas, a apresentação do automóvel sem condutor;
- O lançamento do Projeto Literacia 3Di, cuja 1ª fase decorrerá entre 20 e 24 de novembro. Alunos do 6º ano realizarão as provas de Literacia da Ciência e alunos do 7º ano as de Literacia da Leitura. Boa sorte a todos!
- O Concurso de Quadras de S. Martinho para os alunos da GEA e o início do projeto "Passaporte da Leitura" direcionado ao 1º ano;
- a articulação com o Clube Eco-Escolas, coordenado pela professora Sílvia Ferreira, para a realização das Seed Balls;
- O Dia Universal dos Direitos da Criança que será ssinalado na GEA e na ACO com exposições, divulgação de recursos educativos e dinamização de sessões;
- A exposição dos trabalhos das Micronarrativas na ESFA e na ACO e o anúncio dos vencedores de cada ano de escolaridade;
- A divulgação de materiais sobre Literacia da Informação ("Como realizar um trabalho escrito?" e "Citações e referências bibliográficas") e a dinamização de sessões com alunos;
- a Hora do Conto com sessões dirigidas aos alunos dos JI Conde D. Henrique e  S. Julião, 1º ano, alunos da UEEA, UAM e 4º ano;
- O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher com a divulgação de vários materiais de sensibilização.

Bom mês... boas leituras!

Comemoração do Dia de S. Martinho

S. Martinho foi comemorado na ACO. A Biblioteca colaborou na elaboração de placares informativos e na decoração dos átrios. Mas a ação das professoras, das crianças e das auxiliares, foi fundamental. Aqui vai o resultado de tudo isso...
O placar
Para todos lerem a lenda












Quem foi S. Martinho


terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resultados do Concurso "Marcador de Porta Enfeitiçado"

Na Escola ACO, concorreram cerca de 65 alunos, que recorreram a várias técnicas de decoração. A dificuldade na escolha foi grande. O júri decidiu-se, após demorada análise, pelo trabalho da Melina do 1º D.
Parabéns a todos os alunos. O nosso obrigada aos professores que os ajudaram neste árdua tarefa.
Os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal e na Escola ACO para que todos possam apreciar as obras de arte.

No dia 31 de outubro (terça-feira), no âmbito da atividade " Leituras Enfeitiçadas”, uma iniciativa organizada pela autarquia mangualdense através da Biblioteca Municipal de Mangualde, a partir das 20:30, os alunos premiados receberão um prémio pela sua participação no concurso acima referido.


segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Projeto Leitura em Vai e Vem


O projeto “Leitura Em Vai e Vem” destina-se à leitura em família. Os alunos que participem no desafio devem envolver os pais e encarregados de educação na leitura da história e na atividade escrita. Devem entregar o seu trabalho na Biblioteca Escolar semanalmente e identificar o seu nome, turma e ano de escolaridade, e do familiar que o ajudou na atividade.                        
Regulamento:
     -Todas as sextas-feiras, os alunos vêm a esta Biblioteca buscar uma livro para levar para casa
      -Em casa, pedem aos pais para lhes irem lendo o livro durante  a semana;
     -No fim da leitura, os pais preenchem uma folha com os dados do livro, ajudados pelo educando; este, nessa folha, faz um desenho sobre a história;
    -Passada uma semana, na sexta-feira, os alunos vêm novamente a esta biblioteca, entregar o livro e a folha que levaram, que será afixada no placar do Projeto;
     -Levam, então, outro livro e outra folha para casa, e procedem da mesma maneira como quando levaram o livro anterior;
     -Os alunos que conseguirem ler mais vezes com os pais e fazer mais desenhos terão um “Passaporte da Leitura”, que será carimbado, e que lhes permitirá receber um prémio se tiver um grande número de carimbos.

 O CUQUEDO
 EU QUERO UM AMIGO
 NÃO FAZ MAL SER DIFERENTE
 ADIVINHA QUANTO EU GOSTO DE TI
 BOA NOITE
 OS DINOSSAUROS
 O PASSEADOR DOS ESQUILINHOS
 A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS
 O PAPÃO NO DESVÃO
 O LIVRO DA PAZ
 PEDRO PERDEU O COELHINHO
 PIMPONA A GALINHA TONTA
 O MEU NOVO PENTEADO
 A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS
 LOLA NA QUINTA
 A PEQUENA SEREIA
 O MEU AVÔ
 A RÃZINHA PERDIDA
 JÁ NÃO TENHO MEDO DO ESCURO
O LIVRO DA PAZ
A PEQUENA SEREIA
MASSINHAS
O MISTÉRIO DO PEQUENO PATINHO
EU QUERO UM BACIO
NÃO FAZ MAL SER DIFERENTE
O SÓTÃO MÁGICO
A NOVA CASA
ELMER E ALBER
O MAR
A ILHA DOS SONHOS
A GRANDE BAGÚNÇA
NO MEU CASTELO
COMO É QUE EU CRESÇO
EU QUERO UM AMIGO
INÊS VAI AO CIRCO
O DIA A DIA DE BUBÚ E TATÁ
CHAPE CHAPE
D. LEÃO E D. CATATUA
ELMER E O URSINHO
FREDERICO
GIRA GIRA VAI À LUA
TOM E LEA
O BOLO DE CHOCOLATE
A GATA GATILDE
O GATO COMILÃO
OPOSTOS

CHIBOS E SABICHÕES