terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Hora do Conto UEEA e UAM

Atendendo à época em curso, escolhemos, de acordo com os professores das crianças, a história "O Palhaço Tristoleto". No final ouviu-se uma canção do palhaço.

Sessões com o escritor Pedro Seromenho

No dia 17 de janeiro, no auditório do Centro Escolar, as turmas dos 7º E, 7º F,7º G, 7º H, 8º C, 8º F, 8º G e 8º H, foram contemplados com a presença do escritor Pedro Seromenho. O comportamento dos alunos foi irrepreensível, o que corresponde a um grande interesso pela mensagem que o escritor conseguiu transmitir. As obras direcionadas a estas idades foram: "900 História de um rei" e "Nascente de Tinta". No entanto, os alunos foram agraciados com as imensas histórias, "para todas as idades", que o autor tem escrito, contadas por ele nas 2 sessões que realizou de manhã.
À tarde, foi a vez das escolas de fora de Mangualde, terem uma sessão com o escritor. A adesão foi, também, muitíssimo boa.
Obrigada a todos os presentes, sem vocês a atividade seria um insucesso



domingo, 14 de janeiro de 2018

Hora do conto 1º ano - O Coelhinho Branco

No âmbito das atividades realizadas na Biblioteca do Centro Escolar de Mangualde, foi trabalhado com alunos do 1º ano, das turmas A, B, C e D, o livro “O Coelhinho Branco”, reconto de António Torrado, com ilustrações de Tânia Clímaco, uma obra recomendada nas metas curriculares.
As crianças foram convidadas a assumir as personagens: colocaram as máscaras de coelho, de cabra, de boi, de cão, de galo e de formiga e, com a ajuda coordenadora da BE, forma dizendo as falas de cada uma dessas personagens.
Seguiu-se uma análise do conto, nas suas diversas vertentes.

No final, foi-lhes entregue uma ficha, para ilustrarem as partes da história que mais gostaram e registarem algumas informações sobre ela.


sábado, 13 de janeiro de 2018

Cartaz do mês de janeiro


Iniciámos as atividades deste mês assinalando na GEA o Dia de Reis, através da divulgação de histórias, tradições e curiosidades alusivas a esta data.
Ontem, tal como referimos no post anterior, recebemos na ESFA o senhor deputado Dr. José Rui Cruz, que no âmbito das atividades da do projeto "Parlamento dos Jovens", dinamizou uma sessão sobre Igualdade de Género. As propostas dos alunos estão a ser elaboradas, serão sujeitas a votação e debatidas na Sessão Escolar que está agendada para o dia 23.
No dia 17 iremos, com todo o gosto, voltar a receber o escritor/ilustrador Pedro Seromenho que realizará duas sessões diferentes - de manhã, na ACO, dirigida aos alunos mais crescidos (7º e 8º anos) e, de tarde, na Biblioteca Municipal, direcionada aos alunos do 1º ciclo das aldeias do concelho. Serão, certamente, duas sessões a não perder!
No dia 24 receberemos o projeto "O Planeta Limpo do Filipe Pinto", um projeto de alerta para a sustentabilidade ambiental e no qual participarão os alunos do 1º ciclo.
A 27 assinalaremos o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, cujo programa divulgaremos muito em breve.
A Turma do 6º C irá participar nos "Desafios da Seguranet" e esperamos a participação de muitos alunos no Concurso Nacional de Leitura, que este ano, pela primeira vez, abrange também o 1º e o 2º ciclos. As inscrições estão abertas e as provas para esta 1ª fase realizam-se durante o próximo mês.
Os cartazes digitais serão o tema das sessões que estão a ser agendadas com turmas do ensino profissional na ESFA e nas outras escolas dinamizar-se-ão as habituais horas do conto e os desafios e concursos mensais.

Bom mês... boas leituras!

domingo, 17 de dezembro de 2017

Resultados do Desafio LITERACIA3Di

Os resultados do Desafio LITERACIA3Di foram finalmente divulgados.

Os alunos premiados foram os seguintes:

Beatriz Cabral - 7º A
Sara Nobre - 7º A
Joel Dias Almeida - 7º A

Parabéns a todos os vencedores, e a todos os que intervieram nesta atividade, pelo empenho desenvolvido e a qualidade da participação. No início do 2º período será realizada uma cerimónia solene para entrega dos prémios aos vencedores e dos  certificados a todos os participantes.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Cerimónia de entrega dos prémios - 1º período

A cerimónia de entrega dos prémios dos concursos relativos ao primeiro período, foi realizada hoje, no átrio que dá acesso à sala dos professores. 

Os prémios foram relativos aos concursos/passatempos "Passaporte da Leitura", "Micronarrativas", "Leitor+", "SMS... Saber Mais Sobre" e "Quem é o Autor".

 Foram também distinguidas as alunas Daniela Mendes e Tatiana Faria, alunas do CEF2, por terem apresentado uma versão teatralizada da história "O Nabo Gigante"  aos alunos da UAM e UEEA.

Uma vez que já divulgámos os alunos vencedores da maior parte das atividades, vamos completar essa informação relativamente às restantes.

No "SMS... Saber Mais Sobre ",  as vencedoras foram a Beatriz Cabral e a Maria José Azevedo, do 7º A; relativamente ao "Qual é o Autor", as vencedoras foram a Cátia Silva e a Jéssica Pais, do CEF2.

Boas férias! Boas Leituras!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

"Passaporte da Leitura" - resultados

O Projeto "Leitura Em Vai e Vem" concretiza-se no preenchimento do "Passaporte da Leitura", em que, cada vez que o aluno requisita um livro, é posto um carimbo num "passaporte", que cada aluno possui para o efeito, e que, certamente, o levará a"viajar" pelas leituras que os seus pais ou outras pessoas lhes forem fazendo.

Desta forma, os alunos que levaram mais livros para casa, foram os seguintes:

- 1º A -MADALENA RODRIGUES, Nº 27 ( 7 LIVROS)
- 1º B - EVA FERNANDES, Nº 7 (5  LIVROS)
          - SAMUEL RODRIGUES, Nº 21 (5 LIVROS)
- 1º C - LEONOR COSTA, Nº 9 (7 LIVROS)
          - RAFAEL GONÇALVES, Nº 21 (7 LIVROS)
          - TIAGO RODRIGUES, Nº 27 ((7 LIVROS)
          - MARIANA MARTINS, Nº 14 (8 LIVROS)
- 1º D  - LEONOR SERRA, Nº 11  (7 LIVROS) 
         - MARTIM CARVALHO, Nº 15 (7 LIVROS) 

Amanhã haverá uma pequena surpresa para cada um deles!