segunda-feira, 5 de março de 2018

Desafio LITERACIA3Di - 2ªfase

No dia 2 de março, os alunos do 7º ano participaram na 2ª fase da Literacia 3Di – O Desafio pelo Conhecimento, na escola Escola Secundária de Viriato, em Viseu. Esses alunos foram os seguintes:

- Beatriz Garcia Cabral (86.6%) - 7º A

- Sara Machado Nobre (86.6%) - 7º A
Joel Dias Almeida (86.6%) - 7º A

Após a realização da prova, receberam um certificado de participação e livros da Porto Editora.


Os resultados chegaram ontem e foram os seguintes:

   - Joel Dias Almeida (60%)
  - Sara Machado Nobre (58%)
  - Beatriz Garcia Cabral (51%)

A informação da Porto Editora foi a segunte:

"Infelizmente, apesar da boa prestação do(s) seu(s) aluno(s), o(s) resultado(s) obtido(s) não foi/ foram suficiente(s) para assegurar a presença na Grande Final, que se realiza no próximo dia 11 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. Contudo, acreditamos que o balanço da participação é bastante positivo e que esta experiência servirá de motivação extra para que os alunos encarem, ainda com maior entusiasmo, os desafios pelo conhecimento que o futuro lhes reserva.

Tal como nas fases anteriores, enviaremos uma carta endereçada à direção do seu agrupamento escolar/ estabelecimento de ensino não agrupado, dando conta destes resultados. Entretanto, já pode consultar no site da iniciativa o nome dos alunos que vão representar o vosso distrito na Grande Final.

Aproveitamos, ainda, para agradecer a sua colaboração nas diferentes etapas da LITERACIA 3Di, pois acreditamos ter sido crucial para o desenvolvimento desta iniciativa que é já a maior e mais importante realizada no país, ao nível da Educação.

Desejamos a continuação de um bom ano letivo para toda a vossa comunidade educativa e esperamos contar com a participação dos seus alunos na próxima edição da LITERACIA 3Di.

Até lá, não deixe de acompanhar todas as novidades em www.literacia3d.pt. Da nossa parte, reiteramos o compromisso de lhe comunicar todas as informações relevantes sobre esta iniciativa.

Até breve!
Porto Editora"
  

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Hora do conto UEEA e UAM e 1º ano- "A História do Pedrito Coelho" de Beatrix Potter

Durante as duas semanas passadas, contámos o conto "A História do Pedrito Coelho" de Beatrix Potter, inserida nas Metas Curriculares de Português do 1.° ano de escolaridade, que relata as aventuras de um coelho traquina, o Pedrito.
Pedrito é um coelho traquinas que mora num bosque, com os seus irmãos e a mãe. Um dia, a mãe tem de sair de casa e aí começam as aventuras do nosso protagonista.
Apaixonada pela natureza e por animais, Beatrix Potter inspirou-se num coelho de estimação para escrever e ilustrar o seu primeiro livro infantil. Publicada em 1902, A História do Pedro Coelho tornou-se logo um fenómeno de popularidade, vindo a tornar-se um dos grandes clássicos da literatura infantil do século xx. Traduzida em 36 línguas, contabiliza mais de 45 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Os alunos participaram bastante e ficaram alertados para diversos problemas, nomeadamente quando andam sozinhos.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Cartaz do mês de fevereiro

A iniciar o mês, assinalámos a Semana da Internet Segura, uma iniciativa europeia que se celebra desde 2004 com o objetivo de sensibilizar sobretudo os mais jovens para os cuidados a ter na rede global. Para além da exposição/divulgação de vários materiais alusivos, estão a ser dinamizadas pela Escola Segura várias sessões para os alunos do 5º e 6º ano e o Banco de Portugal colaborou também nesta iniciativa, dinamizando uma sessão sobre fraude (fraude bancária, fraude na Internet) para os alunos mais velhos. Contaremos ainda com esta entidade para as sessões que irão acontecer este mês sobre Literacia Financeira destinadas aos alunos 1º e do 7ºanos.
A GEA promoveu na biblioteca durante esta semana um atelier de Carnaval.
Temos 4 alunos apurados para as sessões distritais do concurso Literacia 3Di cujas provas se irão realizar em Viseu no final do mês. Também com vista a selecionar alunos para a fase distrital, irão decorrer as provas do Concurso Nacional de Leitura, este ano, a abranger todos os ciclos.
No próximo dia 15 receberemos na ESFA o projeto “Inspira o teu professor” no qual irão participar 4 turmas do ensino profissional.
A partir do dia 26 será possível ver no átrio da biblioteca da ESFA uma exposição de “Origamis” realizada pelos alunos do 9º PIEF, coordenados pela docente Dália Aparício.
Ao longo do mês realizam-se as “Horas do Conto” e os desafios habituais.

Bom mês, boas leituras!

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Exposição "Internet Segura"

A fim de alertar os alunos para os cuidados a ter no uso da Internet, foram expostos trabalhos dos alunos do 9º VC1, alunos da Dra Elisabete em 2014-15, e um cartaz elaborado com a colaboração das alunas Jéssica e Cátia do CEF A.
Na BE e no PBX estão a ser distribuídos desdobráveis, sobre o mesmo tema.



Hora do conto 1º ano, UEEA e UAM - "A Ovelhinha Preta" de Elizabeth Shaw

Este mês contámos a história "A  Ovelhinha Preta" de Elizabeth Shaw. Começámos pelas turma do 1º ano e finalizámos, hoje com as da UEEA e da UAM.

Trata-se de um livro recomendado pelas metas currriculares, 1º ano. É um livro muito bonito em que , resumidamente, se pode dizer que tratou da ação brilhante da ovelhinha preta que salvou o rebanho, de ovelhas brancas, de uma grande tempestade. É, portanto, um livro que trata da igualdade e da diferença.

As crianças foram envolvidas na ação pois foram convidadas a participarem nela. Para trabalho de consolidação, levaram consigo o desenho de uma ovelha que, posteriormente decorarão com os materiais que entenderem, mostrando, mais uma vez que na diferença é que está a virtude.







segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro

No âmbito da comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Biblioteca da ACO estruturou o seguinte programa:
- Exposição temática, "Holocausto Nunca Mais" (no átrio que dá acesso à sala de professores);
- Exposição bibliográfica, subordinada ao tema "Cidadania" (na BE);
- Visualização do filme "O Rapaz do Pijama às Riscas", do realizador Mark Herman (no auditório do Centro Escolar, durante a Semana da Leitura);
- Visualização do documentário "Aristides de Sousa Mendes, o cônsul injustiçado" (nas aulas de DTT).




quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Planeta Limpo do Filipe Pinto

As Bibliotecas Escolares de Mangualde, no dia 24 de janeiro, promoveram, no auditório da BMM, a apresentação do espetáculo/teatro/concerto e livro do projeto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, com o objetivo de sensibilizar para a importância que a Reciclagem dos resíduos desempenham na sustentabilidade e preservação do ambiente. A atividade foi dirigida aos alunos do 1º CEB da cidade de Mangualde. Os alunos gostaram muito!