quinta-feira, 4 de abril de 2019

Semana da Leitura - 29 de março (Lúcia Morgado)

Na 6a feira recebemos na biblioteca municipal a Lúcia Morgado para duas sessões destinadas aos alunos da educação pré-escolar. Trouxe com ela o seu novo projeto "Um livro feliz" e partilhou com os nossos alunos essa e outras histórias que deliciaram todos os presentes! Muito obrigada Lúcia e muito obrigada a todos os docentes que participaram! Um agradecimento também à Câmara Municipal que colaborou nesta iniciativa realizando o transporte dos alunos.









Semana da Leitura - 28 de março (José Maria Pimentel)

No primeiro dia da Semana da leitura, na Biblioteca Municipal recebemos o autor José Maria Pimentel, o criador do "Vitinho". 
Foram dinamizadas duas sessões para os alunos do 1º e do 3º ano da ACO, repletas de momentos bem divertidos, quer para os alunos, quer para os docentes que, mais do que os pequenitos, bem se recordavam desta personagem que fez parte da infância de muitos de nós. 

Obrigada ao autor e a todos os presentes!








quarta-feira, 27 de março de 2019

Programa da Semana da Leitura 2019



Hora do Conto - 4º Ano (2º período)


Na semana de 11 a 15 de março todas as turmas do 4º ano da ACO vieram à Biblioteca Escolar para participarem nas sessões de “Hora do Conto”.
Nestas sessões foi explorada a obra “História com recadinho” de Luísa Dacosta. Para consolidação da história utilizou-se a ferramenta Kahoot em que os alunos participaram com grande motivação.
Depois de explorada a obra os alunos fizeram um trabalho em que escreveram um recadinho à bruxinha (personagem principal da história) e decoraram o seu chapéu. 
















domingo, 10 de março de 2019

Cartaz mensal (Março)


Sensibilização - Vespa Velutina

Na última semana de fevereiro a proteção civil da Cãmara Municipal de Mangualde deslocou-se à Escola ACO para sensibilizar os alunos acerca da importância das abelhas e ao mesmo tempo explicaram os perigos da vespa velutina. Ensinaram os alunos a construirem armadilhas para a vespa velutina.






Trabalhos dos alunos da Hora do Conto - 3º Ano (2º período)


Depois de explorada a obra “Trinta por uma linha” de António Torrado e contadas as histórias "De aluna a professora" e "O cão e o gato" ao 3º ano os alunos fizeram excelentes ilustrações sobre o seu animal de estimação preferido. 






quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Teatro "A História de João Pateta" com a companhia Porta 27


No dia 25 de Fevereiro os alunos do 1º ciclo da Escola Ana de Castro Osório deslocaram-se ao auditório da Biblioteca Municipal para assistir a um espectáculo teatral com a Companhia de Teatro “Porta 27”, que representou a Peça “História de João Pateta”. Esse espectáculo foi promovido pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mangualde.








Hora do Conto - 3º Ano (2º período)


Na semana de 18 a 22 de fevereiro, todas as turmas do 3º ano da ACO vieram à Biblioteca Escolar para participarem nas sessões de “Hora do Conto”.
Nestas sessões foi explorada a obra “Trinta por uma linha” de António Torrado e contadas as histórias "De aluna a professora" e "O cão e o gato".






Trabalhos da Hora do Conto (2º Ano) - 2º período

Após a conto realizado os alunos do 2º ano realizaram um trabalho de expressão plástica em que desenharam a parte da história que gostaram mais.
Houve trabalhos muito bonitos!








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Sessão sobre os afetos - Alunos da Educação Especial


No dia 13 de Fevereiro foi promovida pelas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mangualde uma sessão sobre os afetos para os alunos da Educação especial na Sala do Futuro. Foi apresentada a história “O sapo Apaixonado”, foi feito um concurso com recurso ao Kahoot e foi utilizado o Wordart para serem realizadas nuvens de palavras (com palavras relacionadas com a história).
No final foram distribuídas pipocas!