quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Festa de Natal - 1º ciclo
No dia 11 de dezembro, decorreu, no Centro Escolar, a Festa de Natal.
O programa foi o seguinte:
11h00 | Concentração dos alunos no Auditório da ACO
11h10 | Início dos espetáculos
11h45 | Entrega dos prémios “Top-Leitor” e “SMS”
12h00 | Encerramento das atividades
Eis alguns dos seus momentos mais marcantes.
A Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa um Bom Natal!
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Dia Mundial dos Direitos Humanos
Vídeo que explica aos mais jovens a Declaração Universal dos Direitos Humanos!
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Eu Conto, Tu Contas...
No dia 6 de dezembro, 6ª feira, os alunos do Curso Profissional de Animação Cultural, sob a orientação das professoras Adelina Figueira e Cristina Matos, vieram ao Centro Escolar ler histórias aos alunos do 1º Ciclo e da Unidade de Multideficiência, subordinadas ao tema da leitura e da diferença. A todos o nosso muito obrigado. Eis os momentos mais marcantes.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Este mês nas Bibliotecas...
Iniciamos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, para o qual promovemos algumas atividades alusivas à temática, entre as quais destacamos o filme realizado com alunos do agrupamento, as horas do conto nas bibliotecas da GEA e da ACO e o dia aberto na biblioteca da GEA (dia 4) que será repleto de surpresas!
À semelhança de anos anteriores, entre os dias 10 e 12 irá acontecer o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma iniciativa das Bibliotecas Escolares em conjunto com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. O programa definitivo será publicado muito em breve e prometemos que vai valer a pena!
Também nas mesmas datas, decorrerá nas Bibliotecas da GEA, da ACO e da EB1 a Feira do Livro! Aproveitem os descontos e peçam/ofereçam livros neste Natal!
Para a última 6ª feira do período preparámos um espetáculo que envolverá vários alunos, bem como, a sempre bem-disposta presença de ex-docentes que partilharão leituras encenadas, dramatizações e canções alusivas à época natalícia que se avizinha.
Na ACO e na GEA decorre o Concurso de Presépios e na ESFA serão realizadas no dia 11, as audições dos alunos que pretendem fazer parte da claque que participará no Festival Artístico Escolíadas.
Mantêm-se as atividades mensais habituais!
Bom mês… boas leituras!
Bom mês… boas leituras!
FEIRA DO LIVRO
Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a FEIRA DO LIVRO, que decorrerá nos dias 10, 11 e 12, nas bibliotecas da GEA, ACO e Escola E.B de Mangualde (ex-colégio ) das 9:00 às 17:30h.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Um filme produzido na nossa escola a assinalar o Dia
Internacional da Pessoa com Deficiência!
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Projeto Conta-me Uma História
Estamos a ler "Uma vaca de estimação" de Luísa Ducla Soares. Trata-se de um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura que aborda as consequências negativas e ridículas de ser escravo dos caprichos. Com o sentido de humor
característico desta conceituada autora, este livro conta a história de um
velho professor que, farto de viver apenas no meio de uma montanha de livros,
resolve arranjar uma vaca para lhe fazer companhia. A partir do momento em que
mete a sua nova companheira ruminante em casa, o professor vai viver as mais
extravagantes aventuras.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Concurso Nacional de Leitura - 8ª edição
A 18 de Outubro de 2013, o Plano Nacional de Leitura declarou oficialmente aberto o Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2013 – 2014 que decorre entre esta data e o final do mês de Junho de 2014.
A participação no concurso está aberta às escolas das redes pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da Inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. Como princípio geral orientador do CNL está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
Inscrições: Até 10 de janeiro de 2014 ( junto do teu professor de português)
Fases do Concurso:
1ª fase: Eliminatórias a selecionar na escola -15 de janeiro de 2014
2ª fase: Finais distritais- entre 3 a 6 de março de 2014
3ª fase: Final Nacional- entre 6 de maio e finais de junho de 2014.
Regulamento: www.planonacionaldeleitura.gov.pt
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Concurso de Presépios e Concurso em Voz Alta
O Concurso de Presépios é da iniciativa do Grupo de
Educação Moral e Religiosa Católica em colaboração com a Biblioteca Escolar. Podem
participar todos os alunos da escola. Os trabalhos podem ser individuais, de
grupo ou turma. Os alunos podem e devem pedir a colaboração das suas famílias
na construção dos presépios.
O
Concurso de Leitura em Voz Alta é da iniciativa das Bibliotecas Escolares em
colaboração com os professores do 1º ciclo e os professores de Português. Destina-se
aos alunos de todos os ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Desenrola-se
em 2 fases: pré-seleção e final. A pré-seleção
realiza-se nas salas de aula, até 10 de janeiro de 2014, sob a orientação dos
professores titulares de turma/professores de Português.A final é realizada nas Bibliotecas Escolares, no dia 22 de janeiro
de 2014, às 15:00. Serão apurados os vencedores de cada ano. Nesta fase será
constituído um júri de 5 elementos: dois professores do 1º ciclo, dois
professores de Português e uma professora bibliotecária. Nesta fase, a prova
consiste na leitura, em voz alta, de 2 excertos de 2 livros: um escolhido
pelo(a) concorrente e outro pelo júri.
Projeto Conta-me uma História...
As duas histórias que selecionámos para o mês de novembro foram A História do Pedrito Coelho, de Beatrix Potter, para o 1º ano, e A Girafa que Comia Estrelas, de José Eduardo Agualusa, para o 2º ano. Foram feitos jogos interativos e, no fim das histórias, cantaram-se as canções Coelhinho e O pescoço da Girafa do DVD Galinha Pintadinha.
Os alunos NEE e da UAM também ajudaram a contar as histórias...
Está a chegar o inverno...
No âmbito do Projeto Afetos, foi iniciada a construção do placar do inverno... O Rui, o Víctor, o António e o Marcelo fizerem muito esforço e o resultado foi magnífico, não acham?
Encontro com o escritor PEDRO LEITÃO
Este escritor e ilustrador esteve na Biblioteca
Municipal no dia 7 de novembro. Conversou com os alunos, fez algumas
ilustrações e deu autógrafos. As obras disponíveis para venda na Biblioteca
Escolar são: O regresso ao castelo violeta e O super leitão cor de laranja.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Dia de S. Martinho no âmbito do "Projeto Afetos"
Os alunos António, Rui, Marcelo, Víctor eTiago, leram a Lenda de S. Martinho, tendo, após essa leitura, feito um crucigrama em que aplicaram o que "aprenderam". Por fim, deram largas à sua imaginação, pintando alguns desenhos alusivos à efeméride. Resolveram mostrar os seus trabalhos...
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Este mês nas Bibliotecas...
Iniciamos novembro com o lançamento do Concurso “Leitores de palmo e meio”direcionado aos alunos do 3º e 4º anos e 5º e 6º anos. Trata-se de um concurso semelhante ao Concurso Nacional de Leitura que decorrerá em 3 fases, com obras de leitura obrigatória em cada uma delas e provas escritas sobre as mesmas. O regulamento pode ser consultado aqui!
Na próxima 5ª feira receberemos o escritor/ilustrador Pedro Leitão que dinamizará sessões para os alunos do 1º e 2º anos na ACO e na EB1 e no próximo dia 19, contaremos com a presença do escritor Nuno Camarneiro, vencedor do prémio Leya com o romance “Debaixo de algum céu”. O escritor dinamizará uma sessão para alunos do ensino secundário e outra sessão, à noite, para a comunidade educativa.
No dia 8, a partir das 14h e 30m, serão realizadas as audições para os alunos que integrarão a equipa que representará a escola no Festival Artístico Escolíadas. As inscrições encontram-se ainda abertas na biblioteca da ESFA.
O Dia da Tolerância será assinalado no dia dezasseis e a Biblioteca Municipalfestejará mais um aniversário no dia 22, para o qual está a preparar uma grande noite!
Há ainda sessões de cinema na biblioteca da ACO e as atividades e projetos habituais: Conta-me uma história, Autor do Mês, SMS…
Bom mês… boas leituras!
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
SARAU NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
No dia 31 de Outubro, pelas 20:30h, realizou-se um Sarau, na Biblioteca Municipal de Mangualde, onde foram entregues os prémios relativos ao Concurso " Leituras Enfeitiçadas". Eis alguns momentos mais marcantes!!!
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Leituras Enfeitiçadas
No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em articulação com a Biblioteca Municipal, realizou-se o Concurso "Leituras Enfeitiçadas". Os trabalhos realizados pelos alunos estarão expostos na Biblioteca Municipal. Os alunos António, Victor e Rui, alunos NEE, também deram o seu contributo....
Não se esqueçam de ir à festa no dia 31 de outubro pelas 20:30 na BMM. Será de um HORROR!!!!
domingo, 27 de outubro de 2013
Aprender em Festa 2013
É já amanhã que iniciamos o Aprender em Festa 2013 com sessões de curtas metragens para os alunos mais novos!
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro
No dia 16 de outubro, comemorámos o Dia Mundial da Alimentação. Entre outras atividades, contámos a história "A Sopa Verde", do autor Chico, à turma do 1º D. Depois da história ter sido contada, as crianças cortaram e pintaram os legumes, os frutos e o chocolate e, colocaram na "panela", só os legumes utilizados para fazer a sopa. No final, a professora Graça "presenteou-nos" com um bolo de agrião que nos fez apreciar muito os alimentos saudáveis porque ele estava maravilhoso.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Dez (ou mais...) Motivos para LER LIVROS!!!
Questionámos os alunos sobre aquilo que deve motivar a leitura e eles disseram-nos isto:
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Sessão com Li Li & Ri Ri
Amanhã vamos receber as bonecas Li Li & Ri Ri em duas sessões dirigidas aos alunos do 1º e 2º anos - Será às 9h e 30m na Biblioteca Municipal para os alunos da ACO e às 11 horas na EB1.
Vai ser uma festa!
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO CINEMA DE ANIMAÇÃO
VISITA GUIADA À BIBLIOTECA ESCOLAR
No âmbito da
comemoração do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, calendarizámos
uma visita guiada à Biblioteca para todas as turmas do 1º, 2º e 7º ano.
Com esta atividade
pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da Biblioteca e dar a
conhecer a sua forma de funcionamento.
Eis algumas fotografias das atividades realizadas:
Os alunos do 7º ano
devem ser acompanhados pelo professor de OFICINA DE ESCRITA e as turmas do 1º e
2º ano pelo respetivo PROFESSOR TITULAR DE TURMA. No quadro abaixo indicado
está a nossa proposta de calendarização. Caso não possa comparecer nesse
horário solicitamos que nos informe acerca das suas preferências.
Grata pela atenção
dispensada.
A Professora
Bibliotecária
Maria de
Lurdes Ferreira
Mangualde, 9 de outubro de 2013
1º
e 2º ANO
TURMA
|
DATA
|
HORA
|
PROFESSOR(ES)
ACOMPANHANTE(S)
|
1º D
|
16/10
|
16:30-17:30
|
Graça Carvalho
|
1º E
|
18/10
|
14:00-15:00
|
Alice Pinharanda
|
2º C
|
14/10
|
11:00-12:00
|
Ilda Santos
|
2º D
|
21/10
|
11:00-12:00
|
Helena Antunes
|
2º E
|
28/10
|
11:00-12:00
|
La Salete
Marques
|
7º
ANO
TURMA
|
DATA
|
HORA
|
PROFESSOR(ES)
ACOMPANHANTE(S)
|
7º A
|
15/10
|
16:20-17:05
|
Ana Lúcia Soeiro
|
7º B
|
14/10
|
14:40-15:25
|
Ana Lúcia Soeiro
|
7º C
|
15/10
|
11:55-12:40
|
Teresa Azevedo
|
7º D
|
18/10
|
10:15-11:00
|
Teresa Azevedo
|
7º E
|
14/10
|
12:45-13:30
|
Graça
Albuquerque
|
7º F
|
22/10
|
11:55-12:40
|
Graça
Albuquerque
|
7º G
|
15/10
|
15:30-16:15
|
Ana Lúcia Soeiro
|
7º H
|
21/10
|
12:45-13:30
|
Dulce Paixão
|
7º I
|
14/10
|
11:55-12:40
|
Dulce Paixão
|
7º J
|
17/10
|
11:55-12:40
|
Dulce Paixão
|
OUTONO QUENTE EM VISEU
Chegou o Outono e a Zunzum traz o Outono Quente 2013!
Música, animação, teatro infantil, cinema, dança, muitas actividades para corpo e espírito...até os nossos sonhos se vão espraiar por aí.
As agendas fervem de 9 a 13 de Outubro, no Parque Aquilino Ribeiro....
Estejam muito atentos!
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Este Mês nas bibliotecas...
Em Outubro assinalamos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano com o lema "Biblioteca Escolar, uma porta para a vida! Assim, destacamos algumas das atividades que marcarão esta efeméride:
- Lançamento da 3ª edição do Concurso "Leituras Enfeitiçadas"
direcionado aos alunos do ensino pré escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. O
concurso prevê duas modalidades - expressão plástica e expressão escrita
e o regulamento poderá ser consultado aqui!
À semelhança das edições anteriores, a entrega de prémios será realizada
na noite de Halloween na Biblioteca Municipal, para a qual estão a ser
preparadas algumas surpresas.
- No dia 15 as bonecas Li Li & Ri Ri voltarão à nossa escola para realizar duas sessões dirigidas aos alunos mais novos, tendo por base o livro "Uma mão-cheia de histórias".
- No dia 16 comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e as bibliotecas escolares prepararam materiais de apoio para assinalar este dia.
- Mais uma vez, em colaboração com a BM e o apoio do CineClube de Viseu será realizado o programa "Aprender em Festa"
dedicado ao cinema de animação. Estão previstas sessões de curtas
metragens dirigidas aos alunos do 1º ciclo e a alunos do ensino
secundário e a exibição do belíssimo filme de Steven Spielberg "A
invenção de Hugo" para o 2º e 3º ciclos. Na noite do dia 30, haverá
ainda uma sessão de cinema aberta à comunidade.
Ao longo do mês faremos nas bibliotecas a receção aos novos alunos para
lhes dar a conhecer os diversos espaços e serviços da biblioteca bem
como a forma de organização dos materiais.
Bom mês... boas leituras!
PORTAL DA LITERATURA
Um portal onde encontrarás uma Base de Dados, de citações e pensamentos de um vasto número de personalidades e livros interessantes. Por isso, navega e inspira-te nas muitas lições de vida que eles representam.
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=339...segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Workshops de Dança e Teatro
Esta semana a Amarte - Associação pelo Movimento, Arte e Terapia vai oferecer-te workshops de Dança e Teatro.
Dia 25 - 4ª feira):
- workshop de técnica de dança moderna, destinado a alunos com mais de 9 anos, com início às 15 h00.
- workshop de técnica de dança contemporânea, tendo como alvo alunos com mais de 12 anos, com início às 16h00.
Dia 27 – 6ª feira):
- workshop de Teatro Cri'arte, para alunos com mais de 12 anos, com início às 15h.
- workshop de Teatro Encen'arte, para alunos com mais de 16 anos, com início às 16h.
Não percas esta oportunidade! Os workshops são gratuitos, mas as inscrições são limitadas!
Inscreve-te já na biblioteca da tua escola.
domingo, 15 de setembro de 2013
terça-feira, 9 de julho de 2013
sexta-feira, 14 de junho de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
Teatro "A Estrela" de Vergílio Ferreira por alunos da escola de Vila Nova de Tázem
No dia 11 de junho fomos presenteados com a peça "A Estrela", baseada na obra de Vergílio Ferreira, apresentada por um grupo de alunos dos 7º e 8º anos da Escola E. B. de Vila Nova de Tázem. O projeto resultou de uma parceria entre a Biblioteca Escolar dessa escola e uma docente de Português. Os alunos representaram muito bem. Pareciam profissionais. Para quem não pode assistir, junto anexamos algumas fotografias que ilustram o evento.
terça-feira, 4 de junho de 2013
Este mês nas bibliotecas...
Na próxima 5ª feira o espectáculo que assinalou o aniversário da Biblioteca Municipal “15 anos, 15 livros, 15 filmes, 15 músicas” será apresentado na Abrunhosa-a-Velha, à semelhança do que aconteceu na semana passada na Cunha-Baixa, contando com a participação de vários alunos do agrupamento.
No dia 11 receberemos na ACO alunos e docentes da Equipa da Biblioteca da EB 2,3 de Vila Nova de Tázem para uma apresentação intitulada “A Estrela e os seus escritores”. Será dramatizado o conto “A estrela” de Vergílio Ferreira, numa sessão direccionada aos alunos do 7º e 8º anos, que antecipadamente agradecemos!
Ainda neste dia, as bonecas Li Li & Ri Ri despedem-se dos alunos com um espectáculo na Biblioteca Municipal.
No dia 12 será realizada a visita à Fábrica da Felicidade da Coca-Cola e às Caves José Maria da Fonseca em Azeitão, para os alunos do 7º e 8º anos seleccionados pelos diretores de turma de acordo com os critérios estabelecidos. Como se verificam algumas situações de empate e dando cumprimento ao regulamento, será realizada uma prova de desempate no dia 5 às 14h e 30m.
Na biblioteca da ESFA é possível ver as exposições “Outras leituras pictóricas e literárias…” e “Metamorfoses” - trabalhos realizados pelos alunos do Curso Profissional de Apoio Psicossocial (12º G) no âmbito da disciplina de Área de Expressões, lecionada pela docente Teresa Azevedo.
Bom mês… boas férias… excelentes leituras!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)
















