sexta-feira, 30 de maio de 2025

O Dia Mundial da Criança pelo mundo e as suas tradições

 



 " ... Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças..." (Fernando Pessoa)


Cada país comemora o Dia da Criança de maneira diferente e em datas variadas. Veja só:

 

        Em Portugal, é no dia 1 de junho. Nessa altura, há muitas atividades espalhadas por todo o país, todas pensadas para divertir as crianças.

        No Brasil, é no dia 12 de outubro. As crianças ganham presentes e a data coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país.

        Nos Estados Unidos, costuma ser no primeiro ou segundo domingo de junho, dentro da chamada Semana da Família, com eventos e atividades especiais para as crianças.

        No Canadá, o Dia da Criança é a 20 de novembro, em homenagem à data em que a ONU aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, lá em 1959.

        Na Austrália, a celebração acontece em outubro, durante a Semana da Criança. A ideia é garantir que todas as crianças possam aproveitar bem a infância.

        Na Noruega, é comemorado a 17 de maio, no mesmo dia do feriado nacional. As crianças têm um papel muito importante nesse dia e participam ativamente nas comemorações.

        Na Nova Zelândia, é sempre no primeiro domingo de março. As crianças são homenageadas como “taonga” (que quer dizer “tesouro”, em maori), e o dia costuma ser passado em família 

        No México, é no dia 30 de abril. Nesse dia, as aulas são substituídas por brincadeiras e músicas. As crianças levam as suas comidas preferidas para partilhar com os colegas na escola.

        Na Colômbia, a data é 4 de julho. As escolas organizam atividades divertidas e é tradição as crianças usarem máscaras de palhaços. 

        Na China, também é no dia 1 de junho. As crianças não têm aulas e aproveitam o dia com passeios, como ir ao cinema ou acampar. Muitas vezes, os filhos de funcionários públicos ganham presentes do governo.

        No Japão, o Dia da Criança é no dia 5 de maio. É um feriado nacional cheio de tradições, com comidas típicas, enfeites e costumes antigos que ainda são seguidos.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

E lá vamos nós para mais um dia animado na biblioteca!

 



Os "Mauzões", de Aaron Blabey, são divertidos e cativantes, despertando o gosto pela leitura em crianças que estão a iniciar-se na leitura.

 


Durante o dia de hoje, recebemos as turmas do 1.º A com a professora Teresa Moreira, 1.º B com a professora Clotilde Abrantes, e 1.º E com a professora Sara Maltez para uma leitura coletiva do primeiro episódio desta novela gráfica.

 




        A professora bibliotecária Margarida apresentou as personagens da história e, sob a sua orientação, a leitura foi muito dinâmica, contando com a participação de todos.

 


        Esta leitura deixou nas nossas crianças a sensação de que “soube a pouco”.

 


        A biblioteca já tem disponível o segundo e o terceiro episódios para saciar a curiosidade dos pequenos leitores e descobrir se os Mauzões, que tanto querem ser heróis, conseguiram ou não fazer boas ações.

 

Ler é crescer!


quarta-feira, 28 de maio de 2025

Mais um dia animado na nossa querida biblioteca!

 


    Desta vez, tivemos o prazer de receber os alunos da sala 6 do pré-escolar da escola Ana de Castro Osório, acompanhados pela educadora Clara Silva. E, mais uma vez, a magia aconteceu!

 

    No âmbito dos projetos de promoção da leitura — "Vou levar-te comigo!" e "Vamos dar VIDA aos LIVROS" — os nossos pequenos leitores escolheram um livro para levar para casa e partilhar em família. Foi emocionante ver a alegria estampada nos rostos deles, orgulhosos com os seus livros às costas!

 


    A professora bibliotecária Margarida Araújo encantou as crianças com a leitura e análise da história “Chanfrisco, o Pinto Careca”, da autoria de Rogério Duarte.

 





    As crianças participaram com entusiasmo na construção de um placar, onde partilharam os seus conhecimentos sobre os habitats de diferentes animais. E portaram-se lindamente!



 

terça-feira, 27 de maio de 2025

Mais um dia cheio de vida na biblioteca!

 

    


    A sala 3 do pré-escolar da Ana de Castro Osório, acompanhada pela educadora Rosário, visitou a biblioteca, que se encheu de magia.

    Todos os meninos requisitaram um livro para lerem em casa, em família, dando continuidade aos projetos de promoção da leitura: "Vou levar-te comigo!" e "Vamos dar VIDA aos LIVROS".

    A professora bibliotecária Margarida Araújo brindou os nossos meninos com a leitura e análise da história “Chanfrisco, o Pinto Careca”, da autoria de Rogério Duarte.







    As crianças foram convidadas a classificar/encontrar a “casa” dos diferentes animais, formando dois grandes grupos: os animais domésticos e os animais selvagens.





É muito gratificante ver os alunos felizes por estarem neste espaço e por poderem testar os seus conhecimentos sobre habitat de animais diferentes.

 


segunda-feira, 26 de maio de 2025

O gato e o escuro

 

A biblioteca recebeu os alunos do 4.º B e a professora Luísa Figueiredo para a apresentação e análise da obra literária O Gato e o Escuro, da autoria de Mia Couto. Esta obra foi sugerida no âmbito da Educação Literária e a sessão foi dinamizada pela professora bibliotecária Margarida.

 


Para além da leitura e da análise da mensagem da obra, assim como da caracterização da personagem principal, os alunos foram convidados a refletir sobre os seus próprios medos.

Deixo-te um pedacinho de texto para aguçar a curiosidade e, quem sabe, levar-te a ler esta história fantástica:

“— Não és tu que metes medo. Somos nós que enchemos o escuro com os nossos próprios medos."

 


Fica aqui o registo de alguns momentos da sessão.



Há novos livros na biblioteca à tua espera...

 

    Os novos livros são sempre bem-vindos na nossa biblioteca, pois enriquecem o seu acervo e, acima de tudo, permitem aos alunos ter mais opções de leitura.

    Temos já à vossa disposição três livros da coleção Os Mauzões, da autoria de Aaron Blabey, que conta com cerca de 30 milhões de exemplares impressos.

    O Mauzões esteve mais de 100 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times e foi adaptado ao cinema.

 






Venham conhecê-los — aguardamos a vossa visita!

 

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Atividade laboratorial “As Rochas”

 

A biblioteca recebeu os alunos do 4.º E e o professor Filipe Santos para uma atividade muito divertida sobre o tema “As Rochas”. A sessão foi orientada pela professora bibliotecária Margarida e contou ainda com a participação surpresa da professora coordenadora de estabelecimento, Ana Marto, que é geóloga de formação.






Durante a atividade, os alunos aprenderam que existem muitos tipos de rochas na natureza. As rochas são formadas por pedacinhos chamados minerais e, por vezes, também incluem restos de seres       vivos antigos.




Consoante a forma como se formam, as rochas podem ser de três tipos: magmáticas (formadas a partir do magma dos vulcões), sedimentares (feitas com pedacinhos de outras rochas e restos de plantas ou animais) e metamórficas (rochas que mudaram devido ao calor e à pressão).

Os alunos puderam observar e manusear vários tipos de rochas e minerais. Com materiais reais, aprender torna-se muito mais fácil e divertido!






Como verdadeiros detetives, e com lupa na mão, examinaram amostras de granito, xisto, basalto e calcário, analisando a cor, a textura, a dureza e a reação ao contacto com vinagre, registando tudo numa tabela.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

O Dia do Autor Português celebra-se anualmente a 22 de maio

 

Neste dia, todos os autores portugueses, das mais diversas áreas artísticas, estão de parabéns. Na sociedade atual, frequentemente marcada pelo materialismo, o autor — criador de ideias e de cultura — nem sempre recebe o reconhecimento que merece.

Foi precisamente com o objetivo de homenagear os autores portugueses e de destacar o seu papel fundamental no desenvolvimento cultural e no bem-estar da comunidade que esta data foi instituída, em 1982. Esta comemoração coincide também com o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.

Para assinalar esta efeméride, a biblioteca escolar dinamiza a distribuição de cartazes com referências de biografias e bibliografias de “autores” pelos corredores da escola, convidando toda a comunidade educativa a recordar e valorizar alguns dos grandes nomes da literatura e das artes em Portugal — autores que existem, resistem e desejam ser lidos.