terça-feira, 8 de março de 2022

Exposição de trabalhos - Sentinelas do Mar

 Inspirada pela exposição "Sentinelas do Mar" e pela história "Olá Farol", a turma do 3ºA elaborou um conjunto de obras representativas de faróis. Parabéns por todo o talento, entusiasmo e criatividade!

A Biblioteca Escolar ficou magnífica, ricamente decorada com os vossos trabalhos!

segunda-feira, 7 de março de 2022

História Com Sentido(s)

No dia 7 de março de 2022, os alunos do pré-escolar foram presenteados com duas apresentações muito especiais: viram, ouviram, tocaram, sentiram e saborearam uma "História com Sentido(s)".

Passo a passo, sentido a sentido, os nossos alunos mais pequeninos tiveram a oportunidade de conhecer o clássico "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach, através dos seus 5 sentidos. Os seus olhos e ouvidos atentos mergulharam numa experiência multissensorial, desde o momento em que provaram água salgada, sentiram a textura de uma concha e ouviram o som de uma gaivota, até ao momento em que abriram os braços para experimentar as diferentes técnicas de voo do personagem principal.

Este foi também um espaço para treinar as diferentes expressões faciais para as quais a narrativa os conduziu e para reproduzir os sons da natureza. No final, com recurso a lápis de cera, cada turma desenhou uma gaivota a partir do contorno das suas mãos.

Obrigado a todos pelo seu empenho, neste momento tão divertido, enriquecedor e cheio de sentido(s)!





Sentinelas do Mar

A turma do 3ºA e a sua Professora Maria José Cardoso, acompanhadas da professora bibliotecária, aceitaram o convite da Biblioteca Municipal e foram ver a exposição "Sentinelas do Mar", no dia 3 de março, na qual se podem observar um conjunto de quadros com faróis de vários pontos do país, pintados por vários artistas. Ouviram, depois, a história "Olá Farol", de Sophie Blackall, contada pela Sílvia da BM e tiveram ainda a oportunidade de escutar uma explicação sobre os quadros expostos pela voz de um dos pintores  e responsável por esta magnifica exposição - Aires dos Santos.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e prometeram fazer desenhos com faróis para decorarem a biblioteca escolar.

Parabéns por esta excelente iniciativa.





terça-feira, 1 de março de 2022

Viva o Carnaval! Haja alegria...

 Este ano já se comemorou o Carnaval na escola! 

As crianças deram asas à imaginação e no recreio, brincavam bruxas e fadas, leões e coelhos, princesas e monstros e tudo o mais que possam imaginar...

Foi comovente ver as crianças de brilho nos olhos, com gargalhadas soltas e correrias traquinas!

A BE também enfeitou as "montras" e a equipa, neste dia, trabalhou ainda mais com fantasia!

Na sala dos professores, a alegria não ficou à porta e todos ficaram surpreendidos!

Viva o Carnaval! Haja alegria e VIDA nas escolas!




quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Concurso de ADIVINHAS e PROVÉRBIOS


Sessões " A Flor vai ver o mar" - 1º ano


No âmbito da educação literária, a Menina Poesia espalhou magia junto dos alunos do 1º ano.
Além de jogos de rimas e da leitura de pequenos poemas, a equipa da biblioteca fez uma leitura dramatizada da obra " A Flor vai ver o Mar" do escritor Alves Redol.

Viveram-se momentos agradáveis, em que se apelou para a beleza da poesia, bem como para a importância de valores fundamentais: a solidariedade, a amizade, o respeito pela diferença…

No final, os alunos colocaram-se no papel do pau/nau e decidiram quem levariam a ver o mar, justificando as suas escolhas e ilustrando as suas respostas.

 VIVAM AS PALAVRAS!

 VIVA A POESIA, que as sabe dizer de forma tão bonita!

Sessão na biblioteca:

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Sessões "História com recadinho" - 4º ano

No âmbito do Projeto “LER na BIBLIOTECA – Está na hora da Leitura”, e tendo em conta as obras sugeridas no domínio da Educação Literária, na passada 5ªf, a equipa da biblioteca  dinamizou sessões com as turmas do 4º ano para a apresentação/análise da obra literária “História com recadinho”, da autora Luísa Dacosta.    

Além da análise da mensagem da obra e da caracterização  da personagem principal da história, os alunos escreveram "recadinhos" para a bruxinha, pedindo-lhe que os ajudasse a resolver problemas que os preocupam: acabar com o COVID, a fome, a poluição, a guerra... Assim, todos juntos, ajudaram a elaborar um painel sobre esta história muito interessante, que entre outros aspetos, nos alerta para a problemática dos preconceitos.. 


Apresentação da "História com recadinho"

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Sessões - Obra "Trinta por uma linha" - alunos do 3º ano

No âmbito do Projeto "LER NA BIBLIOTECA - está na hora da leitura",, a BE escolheu a obra " Trinta por uma linha", de António Torrado.  Desta obra com cerca de trinta histórias tão engraçadas e pedagógicas, a BE escolheu 4: A menina e o burro, O cão e o gato, Minorcas e Maiorcas e A bolacha Maria, as quais foram apresentadas aos alunos do 3º ano.

Fez-se a análise das histórias apresentadas e, no final, os alunos pediram desejos ao Génio (personagem da história "O cão e o Gato"), e elaboraram um painel conjunto, onde o desejo mais pedido foi:

"Que acabe este vírus!".

                                                               É o que todos queremos!


Apresentação das histórias:

No Dia de S. Valentim os "carteiros" distribuíram postais e muito afeto...

💓

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Este mês nas bibliotecas...


A magia de S. Valentim já paira no ar!

 A equipa da biblioteca escolar juntou-se quer que o São Valentim seja bem recebido no dia 14, por isso engalanou a biblioteca e a sala de professores a preceito e fez a caixa de correio especial para receber os postais dos alunos que querem espalhar carinho e mostrar que os miminhos sabem sempre tão bem!


As professoras de Inglês do 3º e 4º ano e a Biblioteca Escolar da GEA decidiram comemorar o São Valentim com a atividade "Correio dos Afetos". Os alunos fazem postais e endereçam-nos aos amigos especiais e depositam-nos na caixa do correio uma. Depois, na tarde do dia 14, uns “carteiros especiais” irão distribuir o correio pelas respetivas salas de aula.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Dia Internacional da Internet Segura

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura. Neste âmbito, a BE programou sessões de sensibilização e esclarecimento sobre esta temática tão atual e pertinente, destinadas aos alunos do 3º e 4º ano do agrupamento. Estas sessões já tiveram início no dia 2 de fevereiro e irão terminar no dia 15.

Trata-se de uma parceria com a Fundação Altice que, através do Programa Comunicar em Segurança efetua ações de sensibilização, dinamizadas pelo voluntário do universo Altice Portugal - António Fernando Silva.

O nosso muito obrigado pelo profissionalismo e simpatia.

Por outro lado, a equipa da BE elaborou um cartaz alusivo a este tema, destacando os aspetos mais pertinentes a ter em conta para que as nossas crianças não corram riscos aos navegarem na Internet, o qual foi colocado na entrada da escola, para que os alunos não se esqueçam destes conselhos e os pais os relembrem na sua aplicação.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

A biblioteca escolar assinalou este dia com pequenas leituras em torno da importância dos livros e desta atividade tão importante. 

As leituras foram feitas por alunos do 4º ano no átrio principal da escola.

Obrigada, meninos e meninas do 4º D.