terça-feira, 13 de junho de 2017

Dia da Criança


Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado no dia 1 de Junho. Cada país celebra-o num dia diferente e por aqui, são muitas as atividades viradas para a pequenada, onde as crianças são o centro das atenções. 




Mas engane-se quem pensa que este dia é simplesmente uma festa onde as crianças recebem presentes. Esta data representa o dia em que se lembram todas aquelas crianças, que pelo mundo fora, sofrem de maus tratos, doenças, fome e qualquer tipo de discriminações.

Este dia começou a comemorar-se em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este pedido veio no sentido de tentar resolver o problema criado com a 2ª Guerra Mundial, que fez com que a crise atingisse muitos países da Europa, do Médio Oriente e da China, deixando de existir boas condições para se viver. Não havia comida, muitas crianças perderam os pais e outras tantas foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito duros e durante muitas horas.
Assim, a partir do dia 1 de junho desse ano, foi reconhecido às crianças, independentemente da raça, sexo, cor, religião e origem nacional e social, o direito ao afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e crescerem num clima de paz e fraternidade.
Porém, só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel e a 20 de novembro foi criada a "Declaração dos Direitos da Criança", com o intuito  de proporcionar a todas as crianças do mundo, uma vida digna e feliz. 
A Declaração dos Direitos da Criança é composta por uma lista de 10 princípios, onde as crianças têm: 
  1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
  2. Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social;
  3. Direito a um nome e a uma nacionalidade;
  4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e para mãe;
  5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente;
  6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade;
  7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil;
  8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes;
  9. Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho;
  10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Quando esta Declaração fez 30 anos, foi aprovada a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento mais completo, com 54 artigos e que se tornou numa Lei Internacional em 1990.  
     

O Dia Mundial da Criança pelo mundo e as suas tradições


Como dito anteriormente, cada país comemora esta celebração de forma distinta e em datas diferentes. Assim:
  • Em Portugal, o Dia da Criança é assinalado no dia 1 de Junho e realizam-se muitas atividades, um pouco por todo o lado,  especialmente dedicadas às crianças.
  • No Brasil é celebrado no dia 12 de Outubro, onde as crianças recebem presentes nesse dia que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 
  • Nos Estados Unidos é celebrado no primeiro ou segundo domingo de Junho, enquadrado na Semana da Família com cerimónias e atividades apropriadas. 
  • No Canadá  é no dia 20 de Novembro, respeitando assim a data da adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas em 1959. 
  • Os australianos celebram-no em Outubro, na Semana da Criança que tem como principal missão fazer com que as crianças possam desfrutar da sua infância em pleno.
  • Na Noruega assinala-se a 17 de Maio e coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional onde as crianças têm grande protagonismo, como cidadãos de hoje e de amanhã.
  • Na Nova Zelândia assinala-se sempre no primeiro domingo de Março, onde as crianças são honradas como sendo “taonga” (em Maori significa “tesouro”) e o dia é passado em família. 
  • No México é no dia 30 de Abril e as aulas habituais são substituídas por jogos e canções, sendo que as crianças também levam as suas comidas preferidas para a escola, onde partilham com os colegas. 
  • Na Colômbia é no dia 4 de Julho, onde as escolas organizam atividades alusivas à data e é tradição as crianças usarem máscaras de palhaços.
  • No Peru é comemorado no terceiro domingo de Agosto, onde as crianças recebem um presente. Aqui, as lojas oferecem descontos numa grande variedade de produtos em honra da data, nomeadamente roupa, brinquedos, eletrodomésticos e artigos eletrónicos.
  • Na China, celebra-se a 1 de Junho e as crianças são dispensadas da escola, podendo assim participar em atividades divertidas como cinema ou campismo. Também é comum os filhos de funcionários públicos receberem um presente por parte do próprio governo.
  • No Japão é comemorado no dia 5 de Maio, um feriado nacional que é celebrado com muita tradição, nomeadamente em termos de decoração, alimentação e do cumprimento de alguns costumes antigos.
  • O 5 de Maio é a data em que se celebra na Coreia do Sul onde, para além de serem dispensadas das aulas, as crianças festejam vestidas com trajes tradicionais, recebendo ainda presentes por parte dos pais.
  • Na Tailândia é no segundo sábado de Janeiro e é costume o primeiro-ministro batizar a data com um tema específico todos os anos. Há lugar para diversão e alegria, mas também para responsabilidade e educação, pois, as crianças são o futuro de qualquer país!
  • Na África do Sul coincide com o Dia da Natal, por isso, passa um pouco despercebido. Porém, na África Central, a data é assinalada todos os anos no primeiro sábado de Novembro.
  • Na India foi escolhido o dia 14 de Novembro pois é a data de nascimento de Pandit Jawaharlal Nehru, o primeiro primeiro-ministro da Índia independente e que adorava crianças. É uma data de grande festa e alegria para as crianças que na escola dispõem de inúmeros eventos organizados para si, sendo habitual receberem presentes e miminhos extra por parte dos pais.
  • O Egipto celebra-o a 20 de Novembro, geralmente em clima de alegria, com festas e jogos especificamente organizados para as crianças.
  • Na Turquia é celebrado a 23 de Abril, data em que as escolas são decoradas a preceito e as crianças vestem trajes festivos para comemorar o dia que lhes é dedicado, saindo às ruas para desfilarem e para protagonizarem algumas danças nativas.

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.

5-9-1933
   Fernando Pessoa.
No Centro Escolar da ACO as crianças tiveram um dia cheio de surpresas e para isso contribuiu a Biblioteca escolar que lhes proporcionou uma manhã de expressão plástica. Foram momentos de entusiasmo e felicidade que se comprovam nas fotos que se seguem.




Sem comentários: