segunda-feira, 12 de junho de 2017

Hora do Conto: “A Ovelhinha Preta”


A leitura desta obra de Elizabeth Shaw ocupou as sessões com os nossos alunos do 1.º ano, dando cumprimento ao projeto de leitura de obras do Programa e Metas Curriculares com a Biblioteca Escolar.

Antes de ler a obra, vimos um documentário sobre a arte milenar do fabrico artesanal da lã, que parece ganhar um novo interesse nos dias de hoje.

Intitulado O caminho da lã, o documentário ilustra todo o processo do fabrico artesanal da lã e permite familiarizar os alunos com procedimentos e vocabulário presentes na narrativa.



 Para aceder ao filme clique aqui!


 Depois da leitura animada da obra, dialogámos sobre questões como a igualdade e a diferença, a forma corajosa como a heroína da história salva todo o rebanho e a decisão final do pastor; respondemos a um questionário oral de aprofundamento da leitura e realizámos também algumas atividades de matemática e de expressão plástica.


Quer em sala de aula ou em casa, os alunos usaram grande variedade de materiais para colagem das suas ovelhas. Ficam imagens que ilustram a criatividade e empenho dos alunos neste trabalho plástico que originou uma exposição no centro escolar.





Sem comentários: