quinta-feira, 5 de outubro de 2017


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador - “Ligando Comunidades e Culturas" é o tema deste ano.
Ao longo do mês receberemos os novos alunos, dando-lhes a conhecer os espaços e os recursos que disponibilizamos e reforçando a ideia de que a biblioteca existe, sobretudo, para apoiar as suas aprendizagens. Na GEA e na ACO as horas do conto previstas abordarão também esta temática.
No dia 20 receberemos na Biblioteca Municipal as “bonecas” LiLi & RiRique irão dinamizar várias sessões direcionadas aos alunos do 1º ciclo, proporcionando, com toda a certeza, momentos de alegria e boa-disposição!  
Na GEA haverá ainda uma “Feira de Troca de Livros” e na ESFA e na ACO foi proposto o desafio “Micronarrativas – uma história em 77 palavras”.
Lá para o meio do mês, colaboraremos na Semana da Alimentaçãodinamizando em conjunto com outros colegas algumas iniciativas das quais brevemente vos daremos conta!
Para a educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos, à semelhança de anos anteriores, lançámos um concurso abordando a temática do Halloween. Desta vez, o desafio é a criação de um marcador de porta. O regulamento pode ser consultado no blogue da biblioteca da GEA. A exposição dos trabalhos e entrega de prémios aos alunos vencedores será realizada, como é habitual, na noite do dia 31, integrando o programa das "Leituras Enfeitiçadas" organizado pela Biblioteca Municipal! Não faltem!
Iniciámos na ACO o projeto "Leitura em Vai e Vem" e preparamo-nos para participar no desafio “Põe a tua terra nos píncaros”.
Também como é já habitual, em parceria com a BM e o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2017, um programa dedicado ao cinema de animação, que decorrerá na última semana do mês. As propostas deste ano estão direcionadas aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo com as sessões de curtas metragens e aos alunos do secundário com a exibição do documentário “Paula Rego: histórias e segredos”.
Demos ainda início a vários desafios mensais!
Bom mês… Boas leituras!

Sem comentários: