domingo, 5 de junho de 2022

As Aventuras de Pinóquio/Sessões 3º ano

No dia 24 de maio, no âmbito da Educação Literária, a BE dinamizou sessões de leitura, análise e sensibilização para as temáticas abordadas na obra "As Aventuras de Pinóquio”, onde participaram as 5 turmas do 3º ano.

Além da apresentação da biografia de Carlo Collodi, foram dadas a conhecer várias versões desta obra icónica, destacando os aspetos referentes à obra original. Em seguida, os alunos fizeram uma “chuva de ideias” sobre o que sabiam sobre esta história. Depois da leitura, foram feitas questões e atividades para verificar a compreensão leitora. No final, os alunos foram desafiados a fazer atividades diversificadas: sopa de letras para descoberta das personagens, labirintos, construção da marioneta do Pinóquio…

Como sempre, as sessões foram bastante participativas.

“As Aventuras de Pinóquio”, é uma obra escrita pelo italiano Carlo Collodi, no ano de 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti. Trata-se de um clássico da literatura infantojuvenil.

Conta-nos a história de um menino de madeira/marioneta sempre metido em confusões, peripécias e mentiras. Pinóquio gosta pouco da escola, prefere brincar e divertir-se. Facilmente se deixa enganar por outras pessoas, arranjando problemas. Depois, como não quer desiludir o pai, mente e o seu nariz cresce muito…

O que acontecerá a este menino especial e ao seu nariz? 

Requisita este livro na biblioteca e descobre…



Sem comentários: