segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Partilha do projeto "Já sei LER" - 2º F

No âmbito do projeto "Escola a LER", a biblioteca desafiou os docentes a partilharem as suas boas práticas para a criação do gosto pela leitura e a implementação de hábitos regulares desta atividade tão determinante no sucesso escolar dos alunos e no seu desenvolvimento pessoal e social. 

Assim, desta vez, partilhamos o projeto do 2ºF. Muito obrigada, professora Anabela, alunos e respetivas famílias.  

Muitos parabéns por esta iniciativa! 

Relembramos que uma dessas sessões decorreu na biblioteca, no dia 4 de novembro, em que o Sr. Igor, pai do Afonso, nos presenteou com uma história muito interessante e pedagógica "Adeus, raiva. Olá, calma!"

TODOS somos poucos para criar o gosto e bons hábitos de leitura. Este projeto é um excelente contributo!

----------------------------------------------------------------------------

Olá, sou a professora Anabela da turma do 2º F e venho dar a conhecer o projeto de leitura implementado nesta turma.

Tudo começou no 2º período ainda no 1º ano quando alguns alunos pediram para ler histórias, na sala, para os colegas. Esta atividade foi um sucesso pois foram muitas as histórias partilhadas entre colegas. Assim nasceu o projeto “Já sei ler!”.

Na semana da leitura decidimos convidar os pais para irem à sala ler para a turma. A adesão foi ótima e novas histórias encheram a nossa pequena sala.

Neste novo ano letivo decidimos dar continuidade ao projeto com uma alteração. Foi proposto aos pais que, de 15 em 15 dias, um deles viria à escola ler uma história para a turma. E logo se marcaram as leituras para o 1º período. Na semana em que não há leitura de pais há leitura dos alunos. É sorteado um nome de um aluno que se encarrega de escolher e estudar uma história para ler aos colegas.

Tem sido uma experiência fantástica quer pela adesão dos alunos e dos pais mas também pelas histórias partilhadas, histórias com valores, histórias que exploram sentimentos e atitudes, histórias que divertem e fazem sonhar.

Já vários alunos da turma fizeram leituras. Quanto aos pais/encarregados de educação já tivemos a presença da D. Liliana, D. Marta, D. Susana, D. Sónia, Sr. Luís, Dr. Aurélio, Sr. Igor, D. Natércia. 

Algumas das obras lidas foram:

  • O livro das minhas emoções
  • Fábulas de Esopo
  • Os ovos misteriosos
  • O que fazer com uma oportunidade
  • O principezinho para crianças
  • O cão e o gato
  •  A que sabe a Lua
  • Ratatui

E muitas outras …..    Deixamos aqui alguns registos:

 
CONTINUEM... 

FICAMOS À ESPERA DE MAIS TESTEMUNHOS!

Sem comentários: